Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Dicas das "Esperas"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 487

MensagemAssunto: Dicas das "Esperas"   Qui Abr 12, 2012 8:35 pm

Boas.

Esta semana aprendi uma técnica de como saber a que horas os javalis visitam os cevadouros, e então é o seguinte:

Ve-se (os boeiros) de onde o animal sai do mato, e arranja-se um relógio de ponteiros e de preferencia com pilhas grandes.

Acerta-se o relógio á hora actual e prende-se o relógio a um tronco duma árvore e ata-se um cordel/linha á pilha, e esse cordel atado a um páo e esse páo atravesa-se no boeiros dos javalis, de modo que quando eles passarem, que arredem o páo e ele tira a pilha do relógio e os ponteiros ficarão na hora em que isso aconteça.

Não sei se consegui explicar muito bem.

Posto isto aproveito para fazer uma pergunta: Os javalis notam se lhe apontarmos uma luz de noite??? Se for muito forte eles fogem ? ? ?

Qualquer dúvida que não percebam o que escrevi, é so dizer.

Desde já obrigado pela atençãozinha e respostas

gangas
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 207

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Qui Abr 12, 2012 8:48 pm

Boas, essa tecnica é boa, mas nem sempre certeira, nas passagens nem sempre passam só os javalis, há as raposas e os texugos q tb utilizam essas passagens, eu recomendaría pra quem quer utilizar esta tecnica atar o cordel diretamente no cevadouro, a alguma pedra ou pau de maior porte, aí temos sempre a certeza q foi javali... eu tenho 2 cevadouros armados c o relogio, mas utilizo dakeles q levam apenas uma pilha e das pequenas, q comprei nos chineses a 2 euritos... noutro tenho uma dessas camaras c sensor de movimento q filmam de noite... em relação ás luzes apontadas aos bixos não recomendo, a não ser q estes não estejam mt acossados...
lobo cal. 12
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 486

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Qui Abr 12, 2012 8:55 pm

Boas.

bem visto e bem pensado antes da próxima lua vou fazer o ensaio,
se arranjar relogio
utiliando o relogio e fio de pesca deve funcionar

obrigado amigo GildoCCC bravo

amigos para uns bons 123
gangas
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Qui Abr 12, 2012 9:01 pm

Ter em atenção o relogio q se utiliza, não levar pra lá um TIC-TAC... e cuidado tb nakele botãozinho q arma o despertador... não queiram matar um porco de susto eheheh
Diogo Sena
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 65

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Qui Abr 12, 2012 9:09 pm

Boas, bela dica....Com a lua cheia eles veem-se bem...O meu tio ja matou javalis de espera que se encontravam no meio do milho na sombra dumas arvores, e o foco que ele usa é super potente, ligado a uma bateria dum camião e os javalis ficam imovéis nem mexem os olhos...Acho que não ha problema, com a utilização de luz...Tambem tenho um cevadoro montado, mas nem sinal deles...Boas esperas

Ja agora uma questão, se eu levar a minha lavradora para o ponto de espera eles vão sentir o cheiro dela e não veem ao cevadouro???

Obrigado pessoal
lobo cal. 12
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Qui Abr 12, 2012 9:11 pm

pois
o tic- tac
e o fio tambem não muito resistente para não ferir uma pata do bicho eh,eh,eh
obrigado pelas dicas,são sempre bem vindas

amigos amigos amigos
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Qui Abr 12, 2012 9:14 pm

Boas.

Isso é o mais provável, pois qualquer barulho que ela faça pode mesmo fazer com que eles nem entrem.

Á que estar imóvel e quanto menos cheiros melhor, e estar com uma roupa de algodão que faz pouco barulho, pelo menos foi assim que me ensinaram ;)

Boa sorte nas esperas.

lobo cal. 12
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Qui Abr 12, 2012 9:21 pm

é isso
já tive uma porca a menos de tres metros da minha cadeira com um leitão o resto estava
dentro do mato a uns 6 a 8 metros

abraço
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Qui Abr 12, 2012 9:43 pm

Ai as pernas a tremer por todos os lados e adrenalina a 100% ;)

affraid affraid affraid
Diogo Sena
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Qui Abr 12, 2012 9:52 pm

Boas no ano passado fiz meia duzia de esperas com o meu tio, eu chegava do trabalho tomava um banho e la ia eu todo contente a ver se era naquele dia que eles la vinham...no meio dessas esperas houve um dia em que nao fomos e nesse dia os safados vieram lá! eu ja pensei que eles nunca vieram lá nos dias em que la estavamos, por causa do cheiro do gel de banho...nao sei quase nada sobre esperas, mas nao encontro outro motivo ou é considencia a mais. Será que os javalis não gostam de axe!! lool

Boas esperas
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Qui Abr 12, 2012 10:07 pm

Boas.

Pois então se põe perfumes e etc assim eles não entram no cevadouro. Tem de por lá milho e nao ficar logo la nessa noite, tem de ir pondo la comer de dia e eles de noite vão lá come-lo, ao fim de uma semana ou duas que tenha a certeza que eles vão lá comer todas as noites seguidas, faz então uma espera (de preferência a 5/7 metros de altura, num palanque, mas esse palanque não pode ser montado nessa noite, tem de ser montado logo do primero dia que poe lá milho para eles não o estranharem) sem levar qualquer perfume na roupa.

Mantanha-se imovel o mais possível, e é preciso muita paciencia e roupa silenciosa e quente pois a espera pode ser longa.

Sorte com isso que os bichos são difíceis.

batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Qui Abr 12, 2012 11:20 pm

GildoCCC escreveu:
Boas.

Pois então se põe perfumes e etc assim eles não entram no cevadouro.

O axe só serve de chamaril para caça á pena, do género de " anjos femeas", e que anjos. eh, eh, estou a brincar.
lobo cal. 12
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Sex Abr 13, 2012 7:48 am

boas.
GildoCCC esdreveu:

Citação :
Ai as pernas a tremer por todos os lados e adrenalina a 100% ;)

foi um pouco mas nas disparei deixei os bichos irem embora pensando que a maior era a mãe.
mas, não uso perfumes e o casaco grosso e as calças ficam num armario e cheiram um pouco
de estarem abafados,nada de perfumes mesmo no banho.
Estando em alturas ´e muito melhor, uso o sistema movel e fico a 2,5 metros de alto.

era melhor ficar no sitio dias antes mas o problema é a mão alheia

abraço
saudações cinegeticas
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Sex Abr 13, 2012 4:07 pm

Boas.

Amigo batistuta :) é verdade é affraid affraid affraid :P

Amigo lobo cal: 12, pois, femeas com filhos tambem não atiro, e acho que ninguem havia de atirar, só se esses filhos já forem grandes o suficiente para sobreviverem sosinhos . . . E estar em altura, ""da-se menos nas vistas"".

Mas o pior é que um tiro para baixo, tem de se atirar um pouco para cima porque a bala descai um pouco.

Diogo Sena
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Sex Abr 13, 2012 9:42 pm

Boas, agora que tenho andado a ler tudo sobre esperas, ja começo a aprender alguma coisa...e agora tenho a certeza que os javalis não gostam muito de axe...este so serve mesmo para as meninas ahahah este ano nada de perfume,espero que eles apareçam...e ter um bicho as 2/3 metros não a para todos ainda para o coração, deve ser uma sensação...

Cumprimentos amigos/as
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Sex Abr 13, 2012 10:09 pm

Diogo Sena escreveu:
Boas, tenho a certeza que os javalis não gostam muito de axe...este so serve mesmo para as meninas ahahah Cumprimentos amigos/as

Então o meu axe deve estar fora do prazo, não funciona, qual é o seu?...eh, eh, eh,
durao23
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 228

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Seg Abr 16, 2012 5:05 pm

lobo cal. 12 escreveu:

Estando em alturas ´e muito melhor, uso o sistema movel e fico a 2,5 metros de alto.

abraço
saudações cinegeticas

Pois a mão alheia acho que é dos maiores problemas de todos nos.. Ja agora que sistema móvel é esse de que fala?

Amigo GildoCCC estavas a dizer que o ideal é ficar a cerca de 7 metros de altura.. como é que consegues arranjar um palanque tão alto??
gangas
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Seg Abr 16, 2012 8:20 pm

durao23 escreveu:
lobo cal. 12 escreveu:

abraço
saudações cinegeticas

Pois a mão alheia acho que é dos maiores problemas de todos nos.. Ja agora que sistema móvel é esse de que fala?

Amigo GildoCCC estavas a dizer que o ideal é ficar a cerca de 7 metros de altura.. como é que consegues arranjar um palanque tão alto??

Eu tenho uma escada dessas de aluminio, com um assento no cimo... é mais ou menos esse altura 2,5 mts, mais não quero pois se calho a adormecer o pára-quedas não deve de abrir...
sirbarata
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 102

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Seg Abr 16, 2012 8:44 pm

Caros amigos a espera ao javali cada vez esta a ganhar mais adeptos e ainda bem porque ja temos muitos porcos no país. Como o nosso amigo disse e com razão o Axe é para outra caça :P
Aconselho a levar a mesma roupa e ate se poder sujar a roupa com óleo queimado e ir um bom bocado antes para o cheiro desaparecer bem como deixar longe o carro.
Se acha que os porcos so foram lá quando nao fez a espera também pode ter o cevadouro muito perto, uns amigos " profissionais" dizem que com uma carabina e mira nocturna o cevadouro deve tar a uns 50 metros para um tiro ideal.

E boa sorte com a vossas esperas xD
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Seg Abr 16, 2012 9:25 pm

durao23 escreveu:
lobo cal. 12 escreveu:

abraço
saudações cinegeticas

Normalmente em cima de de árvores, como chopos ou algo assim alto.

Atenção, eu não disse que tem de ser a 7 metros de alto, só disse que era o ideal, segundo o que dizem (e quem me disse percebe) os porcos cheiram a uma altura de 7 metros, mas não é preciso tanto, quaisquer 3/4 metros chegam perfeitamente.

Boas caçadas
lobo cal. 12
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Seg Abr 16, 2012 9:26 pm

boas
Durão23 escreveu

Citação :

tenho uma escada feita por mim, com cadeira e apoio dos pés . Em tubo de aço, é um pouco pesada mas pratica
nas próximas esperas vou tentar tirar fotos.
Ainda só fui meia duzia de vezes só vi javalis uma vez.
mas matei um numa montaria das poucas vezes que fui.

saudações cinegeticas cafe cafe
Luiscaçador
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 35

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Ter Abr 17, 2012 9:39 pm

Então se passar óleo queimado resulta eu acho que um dia que vá a uma espera nem banho tomo, eu sou mecânico, vou mesmo com a roupa de trabalhar.

Abraço
Diogo Sena
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Ter Abr 17, 2012 10:04 pm

Boas, pois o oleo queimado é atrativo para os javalis, mas nao deve ser usado para os bichos se irem la deitar a proibido...se o amigo for com a roupa cheia de oleo queimado, a eles decerteza que nao lhe vai cheirar a mais nada, mas eles ainda sobem a escada e vao ter com o amigo ao abrigo ahaha Pode ser uma boa forma de eleminar os odores da roupa...

Comprimentos amigos/amigas
Luiscaçador
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 35

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Ter Abr 17, 2012 10:33 pm

Isso eu não deixo eles subirem a escada...
Temos que brincar um bocado se não isto não tem piada.

Abraço
Diogo Sena
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Qui Abr 19, 2012 10:09 pm

Luiscaçador escreveu:
Isso eu não deixo eles subirem a escada...
Temos que brincar um bocado se não isto não tem piada.

Abraço

Muito bem, tem de ser, um pouco de brincadeira...espero que ninguem leve a mal

Eu espero ansiosamente para que aquele dia chegue, e ter um grande navalheiro a minha frente, e eu claro nas alturas...que no chão nao quero nada com eles ahhaha

Durante a caça um amigo meu, contou que a uns anos o pai dele e um amigo durante a caça encontrarm uns javalis, e houve um que ficou encurralado no meio de umas pedras pelos cães e o amigo disse que ia la mata-lo, o senhor apontou mal e só lhe acertou no fucinho, e não teve mais tempo para nada o javali foi direito a ele, deu-lhe uma trombada no meio das pernas e o senhor foi de ambulancia para coimbra, todo f.....

Cada vez que me lembro dos rasgos que fizeram a minha lavradora....são animais mesmo prigosos

Cumprimentos amigos/as
Nuno Sousa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 11

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Seg Abr 23, 2012 4:38 pm

Então oh Gildo, andas a cevar?

Calhaste onde?

Eu daqui a pouco vou ali aos Chãos colocar mais 5kg de milho aos texugos e deixar-lhes lá uma prenda.

Atenção a essas alturas do chão, porque um tiro de cima para baixo é complicado e é meio caminho para errar um porquinho...
Os palanques normalmente estão a uma uma altura entre 2,5m a 4m do chão.
O importante é ver para onde corre a aragem antes de escolher o local onde instalar o palanque.
Eu prefiro as esperas no chão. Raramente fui cheirado... Tenho centenas de esperas no chão e outras tantas em palanque.
Antes de ir para a espera tomo banho utilizando sempre um gel de banho neutro. A roupa é sempre a mesma durante toda a Lua - excepto a roupa interior - e é colocada a arejar ao sol no próprio dia.

Boas esperas.
Nuno Sousa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Ter Abr 24, 2012 4:56 pm

Este é o exemplo de uma situação mal pensada.

O palanque encontra-se a 1,5m do chão e a 10m do comer, que estava à volta desse pau que se vê em 1º plano.
O terreno possui um grande declive e da forma como foi montado o comer encontra-se à altura do caçador.
A banha encontrava-se no local onde eu tirei a foto, i.e., a uns 3m do comer.
O Sol e a Lua nascem à esquerda do palanque visto de frente, poente é para a direita (a Nazaré a menos de 10 kms), pelo que o Norte estará nas minhas costas (quando tirei a foto). Assim sendo, o vento predominante correrá de Norte (seria assim se o vento neste vale fosse constante) e empurrará o cheiro do caçador para as suas costas, na direcção da mata que se vê 30m atrás do palanque... só que essa mata é a zona de encames e de onde os porcos vêm.
Por outro lado, para se chegar ao palanque tem que se atravessar uma zona que os porcos também fazem para chegar ao comer...
Nuno Sousa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Ter Abr 24, 2012 5:07 pm

Nesta foto abaixo estamos a 400m em linha de vista com o palanque da foto acima.
Foi aqui que se fizeram (eu fiz) as primeiras esperas legais na ZC, há
precisamente 11 anos, utilizando para o efeito uma credencial para
correcção de efectivos solicitada à DGF pelo proprietário dos
terrenos...
A choça está na beira do eucaliptal ao fundo, o tiro é de
+/- 40m e feito de cima para baixo (complicado), no sentido
nascente/poente (o que enquanto não fiz uma choça provocava
encandeamento da Lua que me entrava por trás no óculo).
A passagem para a choça faz-se pela serventia existente na beira do pomar, onde é menos provável os porcos passarem.

A única vez que fui cheirado foi mesmo na 1ª espera há 11 anos, pois
quando lá cheguei o comer estava todo comido e eu fui lá num instante
colocar comer e ajeitar as pedras. Duas horas depois entrou o escudeiro
que se fartou de rabujar e soprar. No dia seguinte matei-o. Era um macho
de 70kg. Esfolaram-no o Alberto (Carvalho) "bate-chapas" (patrão do
Jorge do Carvalhal) e o falecido Jorge Fernandes da Lameira. Foi comido
em minha casa pelo pessoal da Associação de caçadores...
O Medalha de Prata matou-o o Fernando "cadete", dois anos depois na Cadavosa... Senti-o passar a uns 100m eram 19h35 e seriam umas 21h05 escutei ao longe o estampido da 300WM... De carabina só caçava eu e o Fernando... Tinha uns 150kg e era intragável. O Fernando encontrou dezenas de bagos de chumbo no courato... Bons tempos...
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Ter Abr 24, 2012 10:11 pm

Boas.

Ali na zona da comeira de baicho, á 2 anos, estavamos ao coelho e um cão deu com um javali mesmo muito grande ainda lhe demos fogo, e chegou mesmo a cair, mas rapidamente se levantou e fugio.

Estou a tentar fazer uma espera na nossa reserva, adorava mesmo. Mas é muito difícil. Se quiser um dia companhia para ir consigo só para ver como é, basta dizer-me que eu vou com TODO o gosto.
Mesmo ali onde fazem a largada anda lá um com um tamanho considerável já, ali é uma zona muito boa mesmo. E nos chãos também.

Cumprimentos amigo Nuno Sousa.
Nuno Sousa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Ter Abr 24, 2012 10:42 pm

Ok, começa no sábado. Vamos ver como se põe o tempo e como está a coisa frequentada.
Estando tudo bom vou-te buscar e por a casa.

Abraço
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dicas das "Esperas"   Hoje à(s) 4:17 pm

Dicas das "Esperas"
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Eventos :: Duvidas & opiniões & sugestões-
Ir para: