Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
filipe
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 315

MensagemAssunto: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Seg Abr 23, 2012 11:23 pm

Boa noite pessoal amigos

Vou abrir este topico com a ideia de o pessoal poder falar/debater como estamos de coelhos nesta altura da epoca nas nossas reservas e como pode-mos mante-los etc...

E o que pode-mos esperar para a proxima epoca neste tipo de caça aos "coelhos" que é um dos nosso mais vicios nesta casa!

Espero que participem e digam algo se quizerem acrescentar mais perguntas ao debate seria bom! bravo

Na minha reserva, nesta mais proxima onde posso andar e observar nesta altura estamos com muitas espectativas, estamos a ter muitos coelhos e ainda nem vimos sinal do mal.. A agua que por aqui cai-o agora ajudou muito os coelhos, estao a habundar ha coelhos praticamente por todos os lados!! Estamos ha espera que este ano corra tudo bem e que o mal nao ataque, mas para isso tambem ja nos estamo sa protegem ajudando os coelhos com algumas substancias nos bobedores faça-me entender!!

Cumprimentos salta
HAlqueva
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 29

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Ter Abr 24, 2012 8:30 am

Ola a todos!! Eu tenho perguntado aqui pela minha zona a guardas e a pessoas amigas como vão as coisas, e o que me tem dito é que o mal já atacou fazendo algumas mortes mas ainda nada de muito serio, a sorte foi que começou a chover!! Vamos ver como vai correr daqui para a frente, espero que não aja mais foco de doença pois com estas chuvas e tempo quente os coelhos ainda vao criar bem!! Abraços
Aldonio Paulino
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 158

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Ter Abr 24, 2012 10:16 pm

Boas,aqui na ilha em 2 ou 3 concelhos a doença limpou quase tudo e no resto da ilha os coelhos tão a expandir tão bem que os agricultores foram reclamar ás autoridades por causa dos estragos feitos e em consequencia disso decidiram abrir a caça durante 15 dias nos terrenos agricolas e depois quando chegar a outubro vão reclamar que não ha coelhos mas fazer o quê ?...
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Qua Abr 25, 2012 12:50 pm

Aqui para os meus lados não se vê criação nova em quantidade. Alguma coisa mas pouca e já há quem achasse coelhos mortos possivelmente por hemorrágica.
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 870

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Qua Abr 25, 2012 12:56 pm

Tenho ouvido muitos de relatos de aparecimento de muitos coelhos mortos, principalmente no Alentejo...vamos lá ver como é que isto vai correr... coelho
filipe
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Qua Abr 25, 2012 9:52 pm

Boas..

Aqui para os meus lados, estremoz, fronteira, sousel etc os coelhos estao bons, ainda nao vimos nada de mal!! Como no caminho para montemor ha roda das estradas tambem ha muitas moradas e ainda nao observei sinal do mal, nao diga que nao ateque aqui ou que nao venha a atacar mas agora por aqui avista-se ja muito coelho e para mais chuveu ainda melhor, e hoje mais chuva o que faz bem aos coelhos quer dizer a tudo!! ESpere-mos que corra tudo bem, o alentejo é grande ha muitas zonas umas mais bem estruturadas que outras.. !! esperemos que ate ao inicio da caça corra tudo bem, e que o mal nao ataque .. E pricipal começar a afiar os canitos que aqui os coelhos este ano vão declarar guerra amigos

Cumprimentos
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 708

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Qui Abr 26, 2012 3:43 pm

Este ano as perspetivas são muito boas.

Tenho visto coelhitos a fintarem (e de que maneira) os cães no treinos.
Avisto coelhos pequenos em várias zonas, e em conversas de café com pessoas ligadas à caça ou à agricultura, também se fala que se vê bastantes coelhos (em relação ao ano anterior).

Sinais de doença não tenho notado.
No passado domingo, durante o treino encontrei 1 coelho morto, mas já não tinha cabeça, por isso as suspeitas recaem sobre predadores.

Vamos ver se o verão não dá cabo deles
http://www.youtube.com/user/ThePodengos1
durao23
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 228

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Qui Abr 26, 2012 7:36 pm

Aqui para a minha zona isto não esta assim muito risonho, não tenho visto muitos coelhos, mas os predadores são uma praga e a culpa disso é daqueles que estão á frente das reservas que nada querem fazer.. mas ja encontrei este ano um coelho morto ao pé duma passagem dos javalis, o coelho era adulto e não tinha sinais de mal, tinha os olhos limpos, estava gordo e nada de sangue pelo corpo já me disseram que podia ter sido ataque de coração.

E na zona de Alpalhão á beira da estrada vi um coelho com mal, e estava mesmo bem atacado...

Mas vamos ver...
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Sex Abr 27, 2012 10:30 am

filipe escreveu:
Boas..

Aqui para os meus lados, estremoz, fronteira, sousel etc os coelhos estao bons, ainda nao vimos nada de mal!! Como no caminho para montemor ha roda das estradas tambem ha muitas moradas e ainda nao observei sinal do mal, nao diga que nao ateque aqui ou que nao venha a atacar mas agora por aqui avista-se ja muito coelho e para mais chuveu ainda melhor, e hoje mais chuva o que faz bem aos coelhos quer dizer a tudo!! ESpere-mos que corra tudo bem, o alentejo é grande ha muitas zonas umas mais bem estruturadas que outras.. !! esperemos que ate ao inicio da caça corra tudo bem, e que o mal nao ataque .. E pricipal começar a afiar os canitos que aqui os coelhos este ano vão declarar guerra

Cumprimentos

Essas zonas tanto fronteira como o conselho de sousel tem sido bastante afectadas tal como algumas de Estremoz.
filipe
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Sex Abr 27, 2012 5:14 pm

BOas

Oláa antonio silva, pelo que vejo por aqui e pelo que tenho visto nao é bem assim como o amigo diz.. Por onde tenho passado ouve-se se muito falar que os coelhos estao a reproduzir bem.. Mas pronto, okok

Cumprimentos
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Sex Abr 27, 2012 5:53 pm

filipe escreveu:
BOas

Oláa antonio silva, pelo que vejo por aqui e pelo que tenho visto nao é bem assim como o amigo diz.. Por onde tenho passado ouve-se se muito falar que os coelhos estao a reproduzir bem.. Mas pronto, okok

Cumprimentos

Amigo Filipe alem de ser gestor numa zona de caça, estou em premanente contacto com gestores das zonas de caça vizinhas, por isso sei do que falo, mas para se ter conhecimento de causa tem de se andar no campo, falar com quem por lá anda, como os guardas, agricultores, etc, e as noticias estão longe de ser animadoras, abrandou um pouco nos ultimos dias.
ondas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 81

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Sex Abr 27, 2012 10:19 pm

Aqui hemorrágica outra vez, o ano passado foi por 3 vezes.
HAlqueva
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 29

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Sab Abr 28, 2012 10:22 am

Ola a todos! O que o amigo Antonio Silva disse eu aqui pela minha zona que é Montemor, infelizmente posso confirmar pois agora é que esta apasiguar as mortandades pois ouve muitos coelhos a morrerem com mal!! Vamos ver como vai ser até à abertura, pode ser que as coisas não se compliquem!! Abraços
altesa
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 545

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Sab Abr 28, 2012 12:06 pm

Aqui pela minha zona já há muito coelho morto com (suponho eu) hemorrágica, encontro-os mortos sem qualquer razão aparente, sómente um pouco de sangue no nariz, gordos e com os olhos sem qualquer mazela.

Ser caçador é, não ser matador.

José Júlio
Avx777
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 351

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Sab Abr 28, 2012 2:34 pm

Infelizmente por aqui já apareceram também surtos em vários sítios. Vamos ver se se compõe.

Cumps
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Sab Abr 28, 2012 2:39 pm

Afinal o mal está generalizado devido ás condições climatéricas, sempre que acontecem estas condições extremas, como foi o caso, a caça sofre bastante.
Avx777
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 351

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Sab Abr 28, 2012 3:40 pm

Sim. E o problema é que não fica por aqui. O problema ainda vai ser a chuva e o calor ao mesmo tempo que ainda se vai sentir, e que é um ambiente muito proprício para os vírus se desenvolverem.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Sab Abr 28, 2012 8:05 pm

Aqui começou agora a aparecer a Mixomatose mas algumas pessoas também já encontraram coelhos "limpos" que possivelmente morreram de hemorrágica.

Como os anos bissextos são "bons" (ironia) para tudo até nos coelhos lhes dá os dois males. Enfim. Não espero um bom ano cinegético esta próxima época.
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 909

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Sab Abr 28, 2012 8:44 pm

Na minha zona,ainda hoje soube do aparecimento de alguns coelhos mortos com (Hemorrágica ),durante esta semana,e em duas ZC diferentes .
Antes de começarem as chuvas algumas áreas ficaram quase limpas,a mixomatose atacou forte.
Encontrei ''peles,e bandulhos'' de alguns que devem ter sido comidos pelas raposas.
Não acho que a próxima época vá ser boa,isto em relação a coelhos.
fabio_padinha
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

Número de Mensagens : 262

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Sab Abr 28, 2012 8:50 pm

Aqui na minha zona tenho visto alguns coelhos junto a habitações, mas não sei se será por haver mais ninhadas, ou se é por falta de comida nos campos ******
http://www.facebook.com/fabio.padinha
Andre_Nls
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 77

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Sab Abr 28, 2012 10:40 pm

Amigos,

Aqui por Nelas esta tudo bem com os coelhos.

Ainda hoje tirei 2 da arca e estufados estavao do melhor..... rsrsrs

Agora mais a serio, aqui nao sei dizer visto ainda nao ter ido dar uma volta no mato. Mas com o tempo assim como esta este ano penso que nao sera bom para caça.

Cumps
araujo25
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 14

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Dom Abr 29, 2012 10:06 am

aqui na minha zona ,não se vê muitos coelhos mas isso da -se a culpa de a zona de caça , naõ fazem o repovoamento .
em termos de doenças ainda não anda por aqui mas o tempo chuva versos sol e muito mau.
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Dom Abr 29, 2012 11:02 am

ainda nao participei --e dei a minha opiniao ---porque ainda nao fui ver como esta a z c a ---depois do repovoamento que fizeram ----mas nesta sexta fui pagar as cotas e ao falar com as pessoas responsaveies ---me disseram que a zona que costumo caçada ha muito coelho ---mas na zona das vinha nao e bem assim ---apareceram 17 coelhos mortos nas vinhas ---dizem que foi dos quimicos que deitaram pra matar a erva ----mas duvido e penso mesmo que foi a hemoragica a fazer limpeza ----deus queira que esteja enganado ---vou estar mais atento a evoluçao a partir daqui -----onde moro que e onde treino os caes nao ha sinais de doença --senao os caes apareciam com coelhos ou ouvia-se a roer----penso que vai a tempo de recuperar embora ja nao totalmente ----porque ainda estamos em plena epoca de criaçao ----e como choveu mais tarde ---o coelho vai fazer criaçao em força pelo maio e junho fora --por começar agora a aparecer erva com fartura ----o que se pode passar e chegar a altura da caça --e apanharmos coelhos meio --e muito novos ---
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 538

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Seg Abr 30, 2012 2:06 pm

Tem lógica a ideia do Zambujal, "Como choveu mais tarde" a criação pode estar atrasada o que não seria negativo uma vez que a hemorrágica dá mais aos coelhos mais velhos, sendo a altura de maiores surtos Julho Agosto e Setembro os coelhos podem ser menos afectados. Tenho visto coelhos com mais de 2 meses pelo tamanho nota-se que ainda não são adultos deviam ter nascido em finais de janeiro Fevereiro, mas poucos. Ninhadas recentes ou excrementos de recem nascidos quase nada, vi 4 pequenos à porta da loisa à cerca de 15 dias, filhos de um casal que soltei no meu terreno e que tenho andado a cuidar, pois aqui tinham desaparecido completamente mas foram comidos pelos gatos, sei que foram porque vi, é revoltante, felizmente os pais ainda por cá andam, semeei girassol e todos os dias ao anoitecer lá andam a roer, adeus girassol, mas não se pode ter tudo.
luis esteves
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 56

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Seg Abr 30, 2012 3:53 pm

Aqui pela minha zona (Braga, Povoa de Lanhoso), a criação de coelhos está a correr muito bem, nota-se pelos campos de treino que estão muito bem compostos.

Como ando muito regularmente pelos montes de bicicleta tenho notado um aumento gradual de coelhos na zona.

Mas e pela experiência que tenho como caçador e gestor de caça, isto não será muito bom, pois o tempo (calor) puxou a reproduçao dos coelhos, agora vieram estas chuvas (que diga-se de passagem, são muito beneficas, para a fauna cinegetica) levantar o pó dos pinheiros e as cinzas dos incêndios, pois a nossa zona foi muito afetada há muito pouco tempo por grandes incêndios.

Com isto a doença por cá é muito fácil de propagar (muita densidade de coelhos = mais propagação de doença), tivemos o exemplo do ano passado até Maio tinhamos coelhos na reserva como já nao se viam há muito tempo...em menos de 1 mês a doença dizimou os montes.
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1897

MensagemAssunto: ola   Seg Abr 30, 2012 3:54 pm

aki na minha zona tenho visto alguns coelhos

limpos pra ja embora este tempo metereologico nao ajuda em nada

pra continuar sem aparecer algumas doenças....

zona norte(penafiel)
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 487

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Seg Abr 30, 2012 7:15 pm

Boas. Se não me angano aqui na minha zona, vai ser melhor que o ano passado.

Veem-se umas dezenas de coelhos novos. E o tempo também tem ajudado para o crescimento das ervas.

Esperemos que sim.

Cumprimentos.
antoniodurao
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 63

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Seg Abr 30, 2012 10:34 pm

Na zona de Lisboa, muita mixomatose e hemorrágica virica, existem locais que mete imperssão tanto coelho morto.

Cumprimentos

António Durão
filipe
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Seg Abr 30, 2012 11:55 pm

Boa noite pessoal.. estou a ver que o topico esta a ser intressante, muita gente a participar e é isso que se quer... Aqui pelo meu mato na reserva aqui perto de casa que é por onde todos os dias no mato ainda nao vi sinal da doença.. é verdade ja vi 2coelhos mortos, mas comidos.. mas como para mais levo sempre um ou dois cães e ouveçem coelhos com mal, o cães apanhavam-nos logo!! Mas vamos la espera ate ao inicio da epoca para ver-mos no que vai dar.. Espero que corra tudo bem e que a doenças nao ataquem que é isso que nos caçadores queremos ehehe

Muito intressante o topico

Cumprimentos
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Ter Maio 01, 2012 8:29 am

Boas Pessoal.
Por aqui é difícil dizer como estamos de coelhos.
Por um lado temos visto muita canalhada nova, com 1 a 2 meses, mas por outro lado este domingo que passou os cães agarraram um com a mixamatose.
A doença tem atacado um ou outro coelho, aqui e ali. Talvez os mais fracos.
Vamos ver como corre daqui para a frente.
Todavia, é um mau presságio estar a ocorrer estas mortes devido às doenças, pois é nesta altura o forte da criação.
Logo se os progenitores começam a morrer, os láparos não nascem.
Se estes primeiros láparos não nascem, que são os primeiros e possivelmente ainda iriam criar este ano, o número de efectivos para esta época não devem ser muito animadores.
Bruno Ferraz.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas   Hoje à(s) 2:13 pm

Como estamos de coelhos nesta altura nas nossas zonas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: