Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 686

MensagemAssunto: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Seg Abr 30, 2012 10:24 pm

Boas pessoal,
Gostava de saber se alguem já utilizou o cartucho B&P F2 classic 34 gramas, e qual o numero de chumbo que utilizou.

Gostava de saber a opinião relativamente as suas prestações! (dispersão; se deixa a caça seca;)
Cumprimentos

Avx777
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 351

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Seg Abr 30, 2012 10:59 pm

Eu usei em nº6 e achei um tiro normal. Encontra-se melhor e mais barato. Eu achei algo lento o tiro, e para o fechado. Mas não os testei numa chapa.

Cumps
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Qui Maio 03, 2012 7:18 pm

Sim normalmente os cartuchos da marca ao que tenho ouvido, costumam ser ligeiramente mais lentos, que os de fabrico nacional.
Obrigado pela opinião.

Então niguem mais experimentou este modelo??
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Dom Mar 03, 2013 12:57 am

Também gostaria de conhecer mais opiniões acerca deste cartucho.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Dom Mar 03, 2013 1:15 pm

Do pouco que vi sao lentos e pro fechado. Pra mim nao valem o q custam.
lobo cal. 12
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 486

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Dom Mar 03, 2013 3:29 pm

boas..

não utilizo , que tipo de pólvora utiliza ?

abraço....
jose silva
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 18

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Dom Mar 03, 2013 5:10 pm

Pois é estamos a falar só nuns dos melhores cartuchos a face da terra só comparado pelo Remington e pouco mais,se estes são lentos o que será dos outros .Gostaria de saber como se vê ou sente que este tipo de tiro e lento?
PS...Atirei com este tiro no campeonato nacional de hélices em 2004 vem como grandes atiradores deste País.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Dom Mar 03, 2013 6:36 pm

Às vezes associa-se à lentidão o tempo tempo de queima. O tiro pode não ser lento mas a pólvora demora mais tempo a consumir-se. Sem cronógrafo é difícil medir a velocidade mas para quem estiver mais habituado consegue perceber-se do tempo de tiro fazendo tiros à chapa a 35-40m. Há um delay entre o pum do disparar e o chumbo alcançar a chapa. Nalguns tiros é bastante notório. Outros nem tanto.

A F2 é considerada uma das melhores pólvoras da B&P.

Amigo José Silva esteve a atirar com este tiro às hélices ou utilizou o tiro das hélices com esta pólvora?
jose silva
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 18

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Dom Mar 03, 2013 7:42 pm

Eu atirei com este tiro que é de caça nas hélices e era utilizado só no primeiro tiro precisamente porque abria mais um bocado que os outros tiros feitos para a modalidade,em relação a velocidade do tiro tive o privilégio de conhecer muita gente do tiro nacional e internacional e a uns anos atrás estiveram cá em Portugal uma equipa de engenheiros e atiradores da Browning a testar um novo modelo de uma semiautomática e nuns dos intervalos dos testes tive o privilégio de conversar com alguns proficionais no mundo das armas e polvoras,e em conversa saiu a baila as velocidades de os tiros a qual um entendido nos disse,hoje em dia a diferencia do tiro mais rápido e do mais lento não é nada de significativo o resto é tudo conversa e comercio.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Dom Mar 03, 2013 7:54 pm

Uma grande privilégio e uma boa experiência contactar com essa gente.

Tenho de experimenta-los na chapa e dar uns tiros aos pratos com os restantes. Tiros de 34g ou 36g bons não há muitos.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Dom Mar 03, 2013 8:27 pm

jose silva escreveu:
Eu atirei com este tiro que é de caça nas hélices e era utilizado só no primeiro tiro precisamente porque abria mais um bocado que os outros tiros feitos para a modalidade,em relação a velocidade do tiro tive o privilégio de conhecer muita gente do tiro nacional e internacional e a uns anos atrás estiveram cá em Portugal uma equipa de engenheiros e atiradores da Browning a testar um novo modelo de uma semiautomática e nuns dos intervalos dos testes tive o privilégio de conversar com alguns proficionais no mundo das armas e polvoras,e em conversa saiu a baila as velocidades de os tiros a qual um entendido nos disse,hoje em dia a diferencia do tiro mais rápido e do mais lento não é nada de significativo o resto é tudo conversa e comercio.
Pode ou não ser significativo, depende da caracteristica da polvora e do carregamento que se efectua com a mesma.
marcosousa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 33

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Seg Mar 11, 2013 9:34 pm

usei estes cartuchos a dois anos atrás, n\ao fica nada atrás dos remington.... e muito mais baratos, acho que tem uma excelente distribuição, no entanto, também sou da opinião que são um pouco lentos. óptimos para a espera.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Seg Mar 11, 2013 9:46 pm

Tenho ideia que os Remington são carregados no mesmo sítio que os B&P.
David Almeida
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 217

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Ter Mar 12, 2013 2:27 am

Boa noite rapaziada peso desculpa estar a incomodar, mas já que se está a falar de cartuchos quais as melhores marcas de cartuchos para caçar de salto?
Cumprimentos
David Almeida 123
Paulo Alves
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 222

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Ter Mar 12, 2013 7:49 am

Boas amigo David Almeida, o melhor cartucho é aquele com que voce se adaptar melhor a atirar com ele, pode haver muitos bons mas que não lhe dão as melhores perfomances para si, mas que para outro caçador ja dão.
Esta é a minha opinião.
Comprs.
marcosousa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 33

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Ter Mar 12, 2013 8:54 am

Concordo com o que disse o colega Paulo Alves no entanto deixo aqui a minha opinião, ainda tenho pouca experiência em caça, mas já me apercebi que existem outros factores igualmente importantes que influenciam o disparo, tipo de cano e o seu comprimento, qual o choke utilizado, etc...

no cartucho qual a pólvora, tipo de bucha etc...

posso dizer que no final desta época de caça comecei a utilizar uns cartuchos da fob super 34 que gostei muito.
a pólvora queima muito bem, tem uma bucha curta mas fechada que teoricamente faz com que o cartucho tenha um efeito dispersante mas mantenha no centro um agrupamento de chumbo para ir buscar uma peça de caça mais longe.

gostei dos resultados, mas não atirei na chapa para ver se a teoria se verifica.... só tem um contra o preço....
mais alguém usa estes cartuchos?
Paulo Alves
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Ter Mar 12, 2013 10:11 am

Quanto à primeira parte e ainda há muito mais para dizer, em relação à segunda ja não posso dizer nada porque nunca atirei com esses cartuchos, nem com os cartuchos em questão no topico.
Abraço
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Ter Mar 12, 2013 8:10 pm

Cada vez mais me convenço que para caçar de salto (geral), o ideal é um bom cartucho de 32 gramas, e chumbo miúdo (8 e 7)...
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Ter Mar 12, 2013 10:33 pm

Amigo Tiago talvez em 6 seja melhor que 8 e 7 senão fica mais limitado nas distâncias.
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Qua Mar 13, 2013 8:02 pm

Hélio escreveu:
Amigo Tiago talvez em 6 seja melhor que 8 e 7 senão fica mais limitado nas distâncias.

não é essa a questão. Quando saem fora de tiro não se atira. Mesmo com 6 ou 5, fora de distancia fere-se mais do que se mata.
A 35 metros com 8, a perdiz não mexe nem estrabucha mais. cai seca. Até aos 45 metros o chumbo 7 é super eficaz. Prefiro atingir a 40 metros uma perdiz com 5 bagos de 7 do que com um ou dois de 6. 5 bagos de 7 a essa distancia são a meu ver mais mortais.
E muitas das vezes que a perdiz me sai a 40, 45 metros, prefiro não atirar e tentar abate-la no levante seguinte, se possível com paragem do cão.
Quantas que me saíram este ano a 45 metros e eu não atirei...
Há que atirar na distancia útil de tiro. E na distancia útil de tiro, um cartucho de 8 no primeiro e um de 7 no segundo tem a máxima eficácia.
Para mim é a melhor combinação.
Em 20 perdizes atiradas largas com chumbo 6, se matares uma ou duas já tas com sorte. E ainda consegues ferir 6 ou 7 que na muitas vezes nem te apercebes que depois morrem e ficam por cobrar, e nem tu desfrutas delas nem mais ninguém, e erras as restantes, quando se pode esperar pela próxima ocasião e abate-la sem problemas. Por isso.... será que vale a pena atirar a essas perdizes?!
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Qua Mar 13, 2013 8:26 pm

Segundo o teu ponto de vista estás correcto mas eu falei em 6 pois a mim é um tamanho de chumbo que me dá mais confiança pois a perdiz ainda tem um corpo algo musculado e as penas e por vezes um tiro mal metido de chumbo miúdo também acaba por as ferir.
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Qua Mar 13, 2013 9:07 pm

Hélio escreveu:
Segundo o teu ponto de vista estás correcto mas eu falei em 6 pois a mim é um tamanho de chumbo que me dá mais confiança pois a perdiz ainda tem um corpo algo musculado e as penas e por vezes um tiro mal metido de chumbo miúdo também acaba por as ferir.

sim isto tem uma boa dose de psicologia. eheh
Eu para mim não quero mais nada. Ás veses pode ficar uma ou outra ferida se o tiro for mal colocado. Talvez se fosse com o 6 nessas ocasioes, nem acertava na perdiz. Mas para caçar perdizes, mais do que bons tiros é preciso um bom cão. e num tiro não muito distante mais mal colocado, um bom cão não a deixa ficar. Alem de que lhe reduzes sempre a velocidade, facilitando-te uma boa emenda... muito mais se poderia dizer... Agora essa do corpo mais musculado tens razão. Mas por muito fortes que sejam os músculos, é como te digo. A 35 metros, com o 8, uma perdiz leva uma chuveirada de chumbo, que não tem hipótese. Como te digo, fica que nem um trapo!
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Qua Mar 13, 2013 9:21 pm

Não tenho usado em 8 mas acredito que sim. ;)

Usas 34g em 8?
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Qua Mar 13, 2013 10:18 pm

Hélio escreveu:
Não tenho usado em 8 mas acredito que sim. ;)

Usas 34g em 8?

Nos primeiros anos 32. Depois andei uns 4 anos a usar em 34 gramas. Ano passado voltei as 32 gramas. No 7 andei com as 36g, mas no proximo ano vou usar tudo em 32 gramas. é mais do que o suficiente, e ainda são os tiros aos quais mais estou feito aos descontos. Com 32 gramas de marcas por mim mais conhecidas, até parece que o chumbo foge para o sitio certo, o que ás vezes nao acontece com gramagens superiores. mas é o meu caso.
Gosto bastante dos tiros de 36 gramas de 7 e 6 que tenho em casa, mas atirar com mais que uma gramagem de cada vez meche-me com o psicológico... affraid

Tirando as galinholas, que não consigo encontrar cartuchos com bucha de feltro em 32 gramas, e as 30 gramas para as codornizes, na caça geral vai passar a ser só 32 gramas.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Qua Mar 13, 2013 10:36 pm

Tiago, com que arma e choque fazes esses tiros às perdizes?
Acho-os um pouco esticados para chumbo tão miúdo. A não ser que atires com armas "chocadas".
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Qua Mar 13, 2013 10:51 pm

podengos&coelhos escreveu:
Acho-os um pouco esticados para chumbo tão miúdo. A não ser que atires com armas "chocadas".
Por muito chocada que seja a arma a 35metros com chumbo nº8 para uma perdiz não é para todos, nem com qualquer cartucho, tem de ser um cartucho de topo.
Paulo Alves
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Qui Mar 14, 2013 8:31 am

Boas amigos, eu apenas digo que na minha zona de caça (zona norte, Mirandela, Franco, associativa), e isto com conhecimento de causa e de opiniões de caçadores muito mais velhos, entre eles o meu pai que caça à mais tempo que eu tenho de idade, perdiz, coelho, lebre, (aqui ainda não fizemos repovoamentos/largadas de nenhuma espécie, para já é tudo bravo, fazendo apenas e só isso, apanhar coelhos de um monte e leva-los para outros que não tenha nenhum ou tenha menos) é com chumbo nº5 em cima deles/as (como já disse aqui num tópico, eles/as andam sempre com o turbo ligado, seja no inicio, no meio ou no final da temporada) com ou sem dispersor (coelho) pois isto do dispersor uns gostam outros não, pessoalmente gosto mas sei que em certas ocasiões sei que se fosse embalado o coelho não fugia e noutras se fosse dispersor ele não ficava desfeito, mas la está, também tem muito a ver com o cartucho, bucha, pólvora, fecho do mesmo, choques da arma, o tempo, etc. etc. etc. Quanto a caçar à perdiz com nº8 como diz o amigo António Silva não é para qualquer um, com qualquer cartucho e mesmo assim tem de ser bem mirada e com os descontos necessários eu caço ao tordo com nº8 o que é uma diferença grande de ave para ave.
Comprs.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Qui Mar 14, 2013 9:08 am

antonio silva escreveu:
Por muito chocada que seja a arma a 35metros com chumbo nº8 para uma perdiz não é para todos, nem com qualquer cartucho, tem de ser um cartucho de topo.
Também é essa a ideia que eu tenho.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Qui Mar 14, 2013 11:20 am

antonio silva escreveu:
Também é essa a ideia que eu tenho.
Tal como o chumbo nº7 para tiros á perdiz a 45 metros, o nº 6 que é o chumbo mais utilizado para a perdiz e o mais aconselhável já é uma distancia bastante considerável que raramente se mata com regularidade a distancias de 45 metros.
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Qui Mar 14, 2013 12:40 pm

Acho que não me entenderam bem!

Quando falei de 35 metros para o chumbo 8, falava de distancias limite para essa munição. E como disse, é raro atirar ns 45 metros mesmo com o 7. Quando me saltam a essa distancia, tendo o chumbo 8 no primeiro tiro, não atiro. Espero pela ocasião seguinte.

Aliás. Eu dificilmente atiro a uma perdiz que me sai a 40 metros. Quando atiro ela tem de me sair entre os 30 35 metros, e quando me sai nesse limite já tem de ser um tiro bastante rápido para que ela não atinga mais distancia.

Em média, os meus primeiros tiros são dados entre os 20 30 metros, e muitas vezes menos. Para mim o segredo da caça a perdiz, não está nas grandes distancias de tiro, mas sim, no conseguir colocá-las numa boa distancia de tiro. A distancias mais curtas, por veses em sitios com alguma vegetação que faz com que rapidamente deixemos de ver as perdizes, tendo que fazer um tiro mais rápido, o chumbo 8 permite uma maior abertura facilitando a colocação do tiro, e tendo tanto chumbo, facilmente as atingimos com um numero superior a 5 bagos de chumbo. O segundo tiro é por mim dado entre os 30 e os 40 metros, e a 40 metros ou se é um daqueles atiradores de topo ( e mesmo assim....), ou mais vale estar quieto. Normalmente esses tiros a 40 metros, são mais feitos por mim quando elas são chumbadas no primeiro tiro (que lhes quebra a velocidade e facilitam a emenda).

Agora, eu caço ás perdizes principalmente na Guarda. Obviamente se caçasse nas planicies alentejanas, possivelmente optaria por 7 e 6, senão 6 em ambos os tiros, pois mesmo quando os caes as param, fazem-no a distancias maiores do que num terreno dobrado.

Agora em terrenos dobrados, mesmo para o sul, continuaria com a minha combinação de 8 e 7, ou talvez de 8 e 6.

O meu principal objetivo na caça as perdizes, é atualmente abater as que o cão me pára, e essas, nos terrenos que caço, abato-as bem com a combinação que utilizo. As que vão saindo sem serem paradas, pois as perdizes bravas, nem sempre se conseguem parar, principalmente quando ainda estão frescas, se abater porreiro, se não abater vou procurá-las novamente... Quando saiem largas como disse, deixo-as para a próxima ocasião...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr   Hoje à(s) 3:35 pm

Cartucho B&P F2 CLASSIC 34Gr
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: