Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Caça à Rola - suspensões ou não?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
MRodrigues
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 66

MensagemAssunto: Caça à Rola - suspensões ou não?   Sab Maio 12, 2012 10:14 am

Caríssimos,

Há já alguns dias que não passava pelo fórum pois a agenda não me tem permitido, no entanto ha algum tempo que queria lançar aqui um tópico de debate sobre o qual gostaria de ter as vossas opiniões.

Na revista caça e cães de caça deste mês vêm 2 artigos bastante interessantes acerca da nossa amiga rola-brava. Um deles fala das rotas migratórias, características da espécie etç. O outro é o que venho colocar "ao barulho" neste tópico.

É conhecido de todos nós que o número de efectivos desta espécie, há vários anos tem diminuído (em alguns sítios drasticamente) a olhos vistos no nosso país. São várias as razoes, como mudanças climáticas, falta de uma boa gestão cinegética em algumas zonas de caça, o aumento da nidificação no Norte de África em vez da Europa, e claro a caça excessiva.

Na rota migratória das nossas rolas que encontramos por cá encontram-se países como Marrocos e Espanha, sendo que a legislação cinegética em Marrocos por exemplo (assim como nos países africanos por onde ela passa antes de cá chegar) é bastante mais permissiva do que a nossa ou a espanhola.

Posto isto é sugerido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves uma suspenção da caça à rola no nosso país durante uns 2 ou 3 anos para repor efectivos.

É este o ponto que discordo com a SPEA, uma vez que proibir a caça à rola em Portugal, quando esta é permitida em Espanha e feita "à vara larga" em Marrocos não leva a que seja conservada a espécie, mas sim a que os caçadores espanhois e marroquinhos tenham mais efectivos À disposição do gatilho e nós chuchemos no dedo. A meu ver, a ser imposta uma suspensão, esta deveria de ser geral e transversal a todos os países da rota migratória habitual das rolas.

Qual a vossa opinião acerca desta suposta suspensão? seria útil? deveria ser unica e exclusivamente para portugal? Quais as soluções para que possamos ter mais efectivos de rolas nos anos vindouros?

Gostaria bastante de saber o que os meus caríssimos amigos foristas pensam acerca deste ponto. Agreement

Um abraço
Miguel R
altesa
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 545

MensagemAssunto: Re: Caça à Rola - suspensões ou não?   Sab Maio 12, 2012 10:31 am

Concordo plenamente que, a proibir a caça á rola, deve ser feita por todos e não só por nós.

Mas já estamos habituados a que os eluminados dos nossos desgovernantes tenham pressa em fazer leis só para prejuizo dos portugueses em geral e dos caçadores em particular.

Ser caçador é, não ser matador.

José Júlio
Hugo Pinto
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 217

MensagemAssunto: Re: Caça à Rola - suspensões ou não?   Sab Maio 12, 2012 5:48 pm

amigos, ja saiu o diario da republica para a proxima epoca,

e vamos ter rolas este ano. Mas amigos so se pode caçar 6 por dia.eheheheheh
MRodrigues
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 66

MensagemAssunto: Re: Caça à Rola - suspensões ou não?   Dom Maio 13, 2012 9:51 am

Menos mal!

Porque fazer leis "à portuguesa" segundo as quais só os caçadores tugas seriam prejudicados enquanto tínhamos os nossos vizinhos da andaluzia a matar rolas à parva não tinha jeito nenhum!!

Atenção é aos limites como diz e bem o amigo Hugo! Temos de os respeitar para que tenhamos sempre exemplares disponíveis.

Muito se pode fazer para repovoar as zonas de caça e também para promover a reprodução das rolas neste caso sem ser necessário proibir a sua caça, disponibilizar alimento, criar sebes, zonas de santuário etc etc etc...

Eu acho piada é da parte do governos (min agricultura) nada se faz e depois quando se chega ao ponto em que quase não há, consideram se suspensões... enfim faltam pessoas com verdadeiro gosto pela caça e pela pesca e pelo campo nesses lugares de poder!

Abraço
Miguel
NunoGirao
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 22

MensagemAssunto: Re: Caça à Rola - suspensões ou não?   Ter Maio 15, 2012 1:23 pm

Acho bem que se suspenda temporariamente a caça da rola em portugal e nos países da sua rota migratória. Cheguei a caçar ás rolas em Espanha, mais propriamente em Azuaga, Llerena e Guadalcanal. A rola nessas zonas sofria grandes "massacres", cheguei a ver quadros de caça de meter as mão à cabeça. Algumas pessoas defendem que a rola turca está a ter influência no decrescimo da rola brava, ainda não consegui provas concretas disso, contudo acredito que possa a rola turca ter alguma influencia também. Onde quer abunde determinada espécie dentro da mesma familia causa sempre transtornos, tal como em outras familias de aves. Devemos aceitar e até apoiar a decisão de fechar a caça a rola por um determinado tempo, para o bem de todos. A caça é como a agricultura, tem que se cultivar para se colher. Quanto à possibilidade de podermos vir a caçar a rola turca, não me parece que seja tão breve, depois de estar presente na conferencia das "reflexões cinegeticas", que decorreu em Coruche, apercebi-me que embora a Fencaça esteja a lutar para que se inclua a turca como espécie cinegética, estimam que só para 2020 isso possa acontecer.
http://casaldaspalmeiras.blogspot.com/
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 708

MensagemAssunto: Re: Caça à Rola - suspensões ou não?   Qua Maio 16, 2012 1:09 am

Bom mote de tópico.
Embora eu não seja caçador à pena, tenho seguido esta "novela" há bastante tempo.
Tantos foram os artigos que foram saindo sobre a suspensão da caça à rola brava, que eu pensei mesmo que este ano isso aconteceria.
Mas afinal continuaremos a poder dar-lhes chumbo :)

A minha opinião...
Sendo uma espécie migradora, seria estúpido suspender a caça em Portugal, por dois motivos: o cinegético (Portugal é local de passagem); e o económico (proibir esta caça em Portugal, seria dar a Espanha e ainda a Marrocos uma fonte de receita extra) - logo em termos de redução de efetivos o problema manter-se-ia.
Se querem aumentar o número de efetivos, então que se faça gestão "todo-o-terreno", desde o local de invernagem (centro/sul de África); de paragem pré-nupcial (Europa, Eurásia); e por fim, nos locais de nidificação (países nórdicos).
A nível desta ave, penso ainda faltarem estudos científicos recentes e credíveis. Atravessamos uma época de mudanças climatéricas acentuadas, pelo que o que se conhece sobre esta ave, poderá já não ser atual. Pouco me estranharia se agora descobrissem que a rola-comum (streptopelia turtur), já não é uma migradora, e que passou a invernar e nidificar apenas no continente africano.
Além disso, uma das razões apontadas para a diminuição da espécie que é a proliferação da rola-turca não está cientificamente comprovado, embora no meu senso comum até faça sentido que a turca esteja a contaminar viral e geneticamente a rola brava.
O que se pode fazer?
Para além de uma intervenção/interrupção de caça "mundial" (se estritamente necessário), serão também necessárias intervenções a nível agrícola que providenciem o desenvolvimento/reprodução da rola (nomeadamente manutenção de sebes e zonas arbóreas); e ainda um ajustamento do calendário venatório, para tentar "descoincidir" o mais possível o período venatório com épocas de reprodução.

Em Portugal temos debatido muito esta problemática da escassez da rola brava, mas muitas vezes não nos lembramos que somos dos últimos países a recebê-las, pelo que não deveríamos ser nós a avaliar a situação da ave. Além disso, segundos dados da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) de julho de 2011, a população de rolas decresceu entre 2004 e 2010 aproximadamente 52%, mas parece que para a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), isto não é preocupante, uma vez que a rola-comum está classificada com o estatuto de conservação como Pouco Preocupante.
http://www.youtube.com/user/ThePodengos1
D13
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 154

MensagemAssunto: Re: Caça à Rola - suspensões ou não?   Seg Maio 28, 2012 6:12 pm

No meu ver,as gdes "molhadas" de rolas,e as verdadeiras "chacinas", são feitas,em Marrocos,e em algumas regiões espanholas,e o que "sobra",para nós é uma ou outra,que consegue passar aos "controlos",fronteiriços,e vem morrer ao nosso país.

Mas a caça, não é a única culpada do declínio da rola,muitos outros factores,ambientais,climatéricos,e agrícolas,tem levado ao declínio das populações de ave tão bela,astuta e rápida.

Uma má gestão da caça,e dos recursos florestais,e práticas agrícolas imorais,tem contribuido e de que maneira para a quase "extinção",da rola nos nossos campos,se não se "trata",da caça,como podemos nós,tirar partido dela,se desflorestamos,(até os penereiros já fazem ninho nas varandas,e os pintassilgos),e as searas deram lugar a amplos tomatais(aqui na minha zona),até os Choupos foram arrancados para tornar a área produtiva da lezíria maior,e a esquiva rola,(não comem cimento,nem alcatrão,e muito menos dormem em hoteis,(isso é para as outras rolas))o que podemos esperar,que elas nos venham visitar,depois de tantos,KM,chegam e não tem incentivo para ficarem,nós também não gostamos de fazer km....por fazer...há que pensar bem na suspensão ou não na caça à rola,porque hoje é a rola, e amanhã já é o coelho,e um dia destes não caçamos com tantos deveres e obrigações(mais vale ser ladrão do que caçador)...mas ponho também a pergunta porqûe seremos nós os pioneiros???e porque não abrir à rola turca(se já há quem lhe faça caça,ilegalmente),e esta também contribui para o declínio da "parente".....

Eu sou caçador,mas também tenho um pouco de ecologista,e se todos luta se mos para o mesmo lado,este sector(caça),tinha pernas para andar,como diz o meu amigo José Júlio"SER CAÇADOR,NÃO È SER MATADOR" palavras sábias,e que fazem pensar....

SAUDAÇÕES CINEGÈTiCAS

" a memória do caçador,é um livro aberto..."
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1511

MensagemAssunto: Re: Caça à Rola - suspensões ou não?   Seg Maio 28, 2012 9:38 pm

d13 como eu te gosto de ler a tua escrita
festas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 26

MensagemAssunto: Re: Caça à Rola - suspensões ou não?   Ter Maio 29, 2012 8:46 am

Bom dia,
Concordo plenamente com a tomada de decisões de um modo mais global, realmente não faz sentido uns preservarem e outros matarem sem restrições.
Quanto às rolas, para mim são as aves que gosto mais, eu não caço, vou só aos pombos.
Há ainda uma questão que não é de desprezar, a opinião pública... Na minha região, os agricultores não gostam que matemos as rolas, é muito mais pacifico pisarmos a horta para caçar os pombos, perdizes e coelhos que as rolas. Portanto, além de tudo, ainda ganhamos a simpatia dos parceiros, essenciais, da agricultura.
rui_cantante
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 114

MensagemAssunto: Re: Caça à Rola - suspensões ou não?   Ter Maio 29, 2012 9:51 am

Bom dia,

Concordo com o que os amigos dizem em cima, fechar a caça a rola em Portugal
seria dar a Espanha e a Marrocos mais exemplares para a matança que eles fazem.

O nosso governo deveria era criar por todo o pais, sítios que atraíssem as
rolas, cultivando com cereais alguns terrenos em pousio, já para não dizer
todos, pois no nosso país está quase tudo ao abandono na agricultura.

Na minha zona, uma associativa ainda teve a iniciativa de
cultivar um campo de cereais, para tentar atrair mais as rolas e os pombos. Mas
que resultado isso têm se for apenas uma a faze-lo? Deveria ser feito em mais
locais.

Boas caçadas
luis esteves
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 56

MensagemAssunto: Re: Caça à Rola - suspensões ou não?   Ter Maio 29, 2012 2:33 pm

Amigo Rui, tenho pena que pense assim...

Concordo plenamente com o amigo D13.

Devemos aprender a conservar e nao dizimar...
rui_cantante
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 114

MensagemAssunto: Re: Caça à Rola - suspensões ou não?   Ter Maio 29, 2012 2:44 pm

rui_cantante escreveu:

Concordo com o que os amigos dizem em cima, fechar a caça a rola em Portugal
seria dar a Espanha e a Marrocos mais exemplares para a matança que eles fazem.

O nosso governo deveria era criar por todo o pais, sítios que atraíssem as
rolas, cultivando com cereais alguns terrenos em pousio, já para não dizer
todos, pois no nosso país está quase tudo ao abandono na agricultura.

Na minha zona, uma associativa ainda teve a iniciativa de
cultivar um campo de cereais, para tentar atrair mais as rolas e os pombos. Mas
que resultado isso têm se for apenas uma a faze-lo? Deveria ser feito em mais
locais.

Boas caçadas

amigo luis, o que eu em cima queria dizer, era que no nosso pais se haveria de criar mais locais que chamassem a atençao as rolas, pois assim haveria maior probabilidade de existir mais exemplares, claro que teria de haver u limite de abates por dia
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Caça à Rola - suspensões ou não?   Hoje à(s) 7:51 am

Caça à Rola - suspensões ou não?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: