Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Simão
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 482

MensagemAssunto: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Sex Maio 25, 2012 8:42 pm

Como ja foi discutido noutro tópico não indicado e acho um bom tema de discussão, resolvi abrir este tópico.

Desde já, deixo a minha opinião.

Numa noite de bom luar, com o cevadouro numa aberta, a luz da lua é suficiente para visualizar bem o animal. Ás vezes parece de dia. Agora uma coisa que é diferente é meterem os cevadouros a "distâncias malucas" para os bichos entrarem facilmente sem nos detectarem, mas mesmo assim com uma boa mira, com boa abertura e retículo iluminado é suficiente. Mas o melhor mesmo é ter o cevadouro ali a 20-30 metros e estar num sitio alto, aí sim, sente-se a verdadeira adrenalina de uma espera, o bicho mesmo ali ao pés, onde a minima falha da nossa parte, põe tudo por água abaixo.
Por todas estas razões sou contra qualquer tipo de iluminação artificial ou MVN.
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 487

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Sex Maio 25, 2012 9:05 pm

Boas.

Muito bom tópico

Bem, acerca da minha opinião: penso que cada um deveria fazer como lhe desse mais jeito, depende do sítio e do tempo para se ver, mas deveria ser permitido usar iluminação nas esperas, caso houvesse pouca iluminação por parte da lua e mesmo para ver melhor que bicho temos a nossa frente, e não haver erros (matar o que não deve) na espera.

Mas aceito outras opiniões, cada um tem uma forma de pensar.

Cumprimentos
Justo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 33

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Sex Maio 25, 2012 9:11 pm

Boa noite caro confrade. Relativamente ao assunto que expôs, existe sempre muita subjectividade e relatividade. Existem sempre muitas variaveis e nenhuma espera é igual à anterior. Por vezes, nas esperas dos meses de inverno, com a lua muito fraquita e com muitas nuvens à mistura, associando a sombra da copa de uma arvore que por ventura esteja perto do cevadouro, e que eles aproveitam bem, é dificil ver os porcos, por vezes tem que se fazer alguma ''ginastica'' e arriscar um pouco o tiro. Agora se falarmos em qualquer dia da lua, por exemplo em agosto, onde existe uma luminosidade excelente e ausencia de nunvens, aliado a um cevadouro em espaço aberto, ai sim não existe qualquer dificuldade em abater um porco com a maior das certezas!

Relativamente à distância de tiro e proximidade ao cevadouro, concordo que uma maior proximidade ao mesmo, causa maior adrenalina, so que tem contras, é muito mais dificil enganar os navalheiros, uma vez que basta um rodopiar do vento e lá se foi aquele belo troféu, que por acaso até estava escondido a uns passos do cevadouro há já meia hora sem dar um pio! Eu tenho locais onde tou mais proximo e outros onde tou mais afastado, gosto de ambas as variantes, uma vez que caçar com carabina e mira com aumentos tem essa vantagem. Não podemos no entanto dizer que realizar a espera a uns 70/80 metros não nos dá adrenalina, isso não é verdade, com a adrenalina no máximo, apontar a um animal, por vezes em condições de luminusidade muito más, a essa distância, dá um gozo brutal e não é para todos. Agora se falarmos em esperas com caçadeira, aí sim temos que optar sempre por uma distancia, eu diria, nunca superior a 30 metros, sobe pena de não conseguirmos apontar com a minima exactidão!

Relativamente ao uso de iluminação, também discordo, só utilizo iluminação quando o animal não fica e tenho de pistear. Quanto às miras de visão nocturna, não sou contra, por acaso gostava de comprar a Pulsar N550, mas o orçamento não dá para isso neste momentos! Mas cada um tem a sua opinião.

Cumprimentos
Simão
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 482

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Sex Maio 25, 2012 9:13 pm

Esqueci-me de referir em cima, não esquecendo a questão da ética, pois temos que dar oportunidade à caça. No entanto também sabemos, que o mais ético é não fazer sofrer o animal, tentando a sua morte imediata e que a luz talvez ajude, em certas ocasioes, a colocar melhor o tiro. Mas em situações de dúvida não se atira. Gildo respeito a tua opinião. Todas as opiniões são validas desde que bem fundamentadas.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Sab Maio 26, 2012 5:30 pm

A ética vai na cabeça de cada um porque quem quiser furtivar até com uma fisga e meia dúzia de pedras se safa.
Eu uso MVN e só atiro ao que quero e quando quero.
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 97

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Dom Maio 27, 2012 11:22 am

podengos&coelhos escreveu:
A ética vai na cabeça de cada um porque quem quiser furtivar até com uma fisga e meia dúzia de pedras se safa.
Eu uso MVN e só atiro ao que quero e quando quero.

Eu penso o mesmo, sou a favor.
luis carvalho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 237

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Dom Maio 27, 2012 3:34 pm

Eu sou a favor que se utilize quer a iluminação quer as MVN, pelo seguinte:

Em primeiro lugar nunca nos devemos esquecer que estamos a fazer tiros de noite, temos que avaliar muito bem a vulto que estamos a ver, se de dia é perigoso quanto mais estar a fazer tiro de noite.
Em Segundo lugar a intenção é matar o Javali ( se houver vitelos pode ser muito bem confundido, caso a iluminação não seja suficiente), para isso temos de ter a certeza que realmente é um javali que está no cevadouro.
Não nos podemos esquecer que estamos a fazer um tiro de precisão e temos que meter o tiro no sítio certo caso contrário lá vai o porco embora, vai ferido e acaba por morrer longe (mais vale matar que ferir).
Podia continuar aqui a enumerar mais coisas mas fica ao critério de cada um, como se falou na ÉTICA?????
abraço
http://luiscarvalho.blogs.sapo.pt
Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 39

MensagemAssunto: Uso de Iluninação e MVN na caça de espera   Dom Maio 27, 2012 4:40 pm

Boas tardes
Mais uma vez me encontro aqui neste Forum a dar a minha opinião,repito, a minha opinião sobre o uso dos objectos supra-citados
Pois bem,já fizeram contas ao numero de vidas humanas que se perderam,aos animais,que não os javalis,abatidos por terem sido confundidos com porcos?E então ao numero de fémeas a amamentar e muitas vezes acompanhadas pelos filhotes que vão à frente ver se está tudo bem.Quem escreve estas linhas esteve à tempos atrás nesta situação,pois vi o animal vir direito a mim e parou a cerca de 10/15 metros,mais especificamente junto ao sobreiro da carreira seguinte.Se os pequenotes não tivessem começado a fazer barulho no sevadouro eu tinha disparado,e aí,tinha ficado cheio de remorsos por ter feito tal acto.O colega ...........tambem já esteve numa situação idêntica,só que ao ouvir rolar as pedras, para confirmar,acendeu a luz, e era uma ovelha do rebanho que pasta lá na herdade,não ponho aqui o nome dele,ele que confirme se isto não é verdade.Por isso meus senhores,colegas e amigos caçadores,deixemo-nos de tretas e toca a fazer pressão sobre os politicos de treta que temos,já que até temos um secretário de estado que é caçador,ficou em tempos conhecido pelo deputado do queijo.Sem ele o Guterres tinha ido mais cedo aprender a fazer contas e não tinhamos chegado ao estado em que estamos,Para que a lei seja alterada de modo a ser permitido por Lei o uso de iluminação artificial e MVN.que no caso destas a Lei até é omissa,eles da DURPROS? é que dizem que a MVN ilumina a caça.É MENTIRA.Liguem uma MVN com todos os IR que quiserem em direcção a um alvo em noite escura e sem olharem por ela vejam se veêm alguma coisa.Baseiam-se na Convenção de Berna,mas esta convenção,tal como a U.E.para os espanhóis é diferente da dos portugueses.Çumprimentos Mário Liberato
luis carvalho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Dom Maio 27, 2012 7:27 pm

Caro forista Mário
estou total de acordo consigo no que escreve, eu falo por mim que as esperas na minha ZCA são feitas nas passagens para aveia, milhos charcas, quando tenho que atirar tem que ser pela certa.
deixo aqui uma pergunta no ar.

tanto se fala que as MVN são proibidas, eu já consultei a lei da caça e a lei das armas e nada faz referência ás MVN, nada diz que é proibido????
O porque de toda a gente dizer que é proibido?
aguardo respostas
abraço
Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Seg Maio 28, 2012 2:20 pm

Caro Sr. Luis Carvalho
Eu por acaso já me dirigi `por e-mail à ANF a perguntar se o uso de MVN era legal ,uma vez que a Lei da caça é OMISSA em relação a estas,o que já não acontece quanto ao uso de luz artificial.Pois a resposta que obtive foi a seguinte,que passo a transcrever (citar)
-O artigo 78 nº3 do D/Lei 202/2004 na sua actual redacção dispôe que "No acto venatório é proíbido alumiar as peças a caçar"não especeficando a qualidade da iluminação em causa,PELO QUE SE ADMITEque a proíbição é aplicável a qualquer tipo de iluminanão,seja ela de Infravermelhos Laser ou visível.
Ora bem nada diz sobre a MVN.E EU DESAFIO QUALQUER UM A DEMONSTRAR QUE A MVN ILUMINA A CAÇA.Ao contrário do Laser ou farol, se tirar a MVN do ângulo de visão fica complectamente às escuras mesmo com ela ligada com centenas de iluminadores que quiserem ligar.
Falam depois na Convenção de Berna que Portugal assinou ,que no seu artº IV fala em meios de captura interditos nos anexos II e III taxativamente a utilização de fontes de luz artificial,dispositivos de iluminação de alvos,dispositivos de mira para tiro nocturno,incluindo amplificador de imagem ou conversor de imagens electrónicos.
No nosso entender as miras que podem ser utilizadas na caça são,assim as que funcionam com base óptica que não incluam dispositivos de natureza eléctrica ou electrónica.
E AGORA PERGUNTO EU--As vulgares Miras diurnas NÃO SÃO AMPLIFICADORES DE IMAGEM?As que têm reticulo iluminado não têm dispositivo electrónico?Por isso tambem devem ser proíbidas.E agora fugindo ao tema por momentos,o falecido ASSASSINADO) 1º Ministro Francisco Sá Carneiro não assinou e publicou com FORÇA DE LEI que os Subsídios de Férias e de Natal eram INALIENÁVEIS E IMPENHORÁVEIS ?(Decreto/Lei nº 496/80 de 20 de Outubro.Por isso caros caçadores,quando um País deixa o assassinato de um 1º ministro IMPUNE e mais tarde sem revogar a Lei em questão ,o actual governo me ROUBA,(NOS ROUBA)os ditos subsídios,certamente só alguêm que come nos mesmos sevadouros deles é que não me dá razão para desconfiar desta Lei.
Por isso só nos resta pressionar e temos meios para isso para que a actual Lei seja alterada a favor do uso de MVN e luz artificial.DEIXEMO-NOS POIS DE FALSAS MORALIDADES E DE PREGAR ÉTICAS que muitas vezes são do género FAZ O QUE EU DIGO,NÃO O QUE EU FAÇO.E já chega,sei que mando aqui uns carapuços mas só os enfia quem quizer porque eu JÁ VOU FAZER 64 ANOS ,JÁ TENHO PORTE DE ARMA DESDE 1973 E JÁ VI MUITA COISA NA CAÇA,ATÉ POR UM SIMPLES TORDO APONTAREM ARMAS UNS AOS OUTROS.(Colegas do mesmo grupo)
durao23
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 228

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Seg Maio 28, 2012 5:44 pm

Desde já parabéns ao amigo Simão pelo tópico.

Só se pode caçar no período de lua cheia porque supostamente á luz e não existe tanta probabilidade de deixar a peça ferida e de haver acidentes. Por isso se querem que aproveitemos a luz da lua para ver melhor não faz muito sentido que não se possa aumentar essas condições de luz com o fim de evitar acidentes e não deixar a peça ferida.

E normalmente só se começa a ver bem a por volta do 4º dia antes da lua cheia e o restante período, ou seja nos primeiros dias de lua principalmente os 3 primeiros dias não se vê praticamente nada, no mínimo acho que podiam deixar usar a iluminação nos primeiros dias de lua. Outra situação que é principalmente quando se espera nas passagens ou nos pontos de água que não se tem muito tempo para atirar, se o céu fica encoberto por uma nuvem mesmo na altura que o javali esta a passar, não há hipótese, ou se deita a espera logo por agua abaixo, ou se atira ao vulto podendo deixar o animal abalar ferido ou abater outro animal qualquer.

Quando se fala na ética é verdade que o animal tem menos hipóteses, mas se fizessem um estudo sobre as esperas iam ver que na grande maioria dos casos quando se efectua o primeiro disparo é muito pouco provável que o animal saia impune, mesmo que o tiro não seja colocado numa zona letal, a probabilidade de se acertar numa pata ou na traseira, no maxilar, na barriga, etc é muito grande raramente o animal escapa sem uma lesão.

Cumprimentos
Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Luz artificial e MVN nas esperas   Ter Maio 29, 2012 2:28 pm

Boas caros foristas
Pois ontem,fui fazer uma espera,a 1ª desta lua e por pouco começava mal,vá lá que ainda se via alguma coisa,senão,tinha ido uma ovelha à vida pois a "filha da mãe"começou a afastar as pedras do sevadouro que nem um porco fazia melhor,mas como ainda havia uma nesga de luz deu para ver o que era.Só estava a usar a mira telescópica 4x16x60. sem luz era uma chatice,apontar ao vulto.Penso que qualquer um,ao ouvir o que eu comecei a ouvir,tentava levar o porco para casa.Cumprimentos
durao23
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 228

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Ter Maio 29, 2012 2:48 pm

Mário Liberato escreveu:
Boas caros foristas
Pois ontem,fui fazer uma espera,a 1ª desta lua e por pouco começava mal,vá lá que ainda se via alguma coisa,senão,tinha ido uma ovelha à vida pois a "filha da mãe"começou a afastar as pedras do sevadouro que nem um porco fazia melhor,mas como ainda havia uma nesga de luz deu para ver o que era.Só estava a usar a mira telescópica 4x16x60. sem luz era uma chatice,apontar ao vulto.Penso que qualquer um,ao ouvir o que eu comecei a ouvir,tentava levar o porco para casa.Cumprimentos

Eh Eh!! Levava o porco e a lã lol!
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Dom Jul 01, 2012 1:23 pm

durao23 escreveu:
Mário Liberato escreveu:
Boas caros foristas

Eh Eh!! Levava o porco e a lã lol!

A lã dispensava, agora o "porco" bem feitinho era um espectáculo.
luis carvalho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Dom Jul 01, 2012 6:21 pm

caros foristas

quero deixar aqui um esclarecimento sobre a utilização das MVM

Falei com um colega meu que está no SEPNA, sobre a legalidade ou ilegalidade da utilização das MVM e ele diz que não é proibido a sua utilização-
penso que assim ficam desfeitas todas as dúvidas.
abraço
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Dom Jul 01, 2012 6:38 pm

luis carvalho escreveu:
caros foristas

quero deixar aqui um esclarecimento sobre a utilização das MVM

Falei com um colega meu que está no SEPNA, sobre a legalidade ou ilegalidade da utilização das MVM e ele diz que não é proibido a sua utilização-
penso que assim ficam desfeitas todas as dúvidas.
abraço

Isso vai da interpretação que o agente da autoridade faz da lei, uns dizem que sim outros dizem que não, é nesseçário cuidado com esse tipo de comentários não vá ficar alguem em apuros.
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Dom Jul 01, 2012 7:15 pm

Ainda não ouvi um militar do SEPNA que dissesse que é proibido.
luis carvalho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Dom Jul 01, 2012 7:26 pm

eu falo por mim, eu pertenço a uma força de segurança do nosso país e a interpretação que tinha da lei é que não há qualquer tipo de infracção à lei, mas tendo o cuidado de confirmar a minha interpretação resolvi perguntar a um amigo que está no SEPNA e ele disse-me que partilha da mesma opinião que eu.
por isso se há colegas meus que dizem o contrário caso fiscalizem e daí venham outros problemas penso que se deve fundamentar muito bem o motivo.
em caso de dúvida as pessoas peçam as explicações por escrito.
abraço
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Dom Jul 01, 2012 7:30 pm

luis carvalho escreveu:
eu falo por mim, eu pertenço a uma força de segurança do nosso país e a interpretação que tinha da lei é que não há qualquer tipo de infracção à lei, mas tendo o cuidado de confirmar a minha interpretação resolvi perguntar a um amigo que está no SEPNA e ele disse-me que partilha da mesma opinião que eu.
por isso se há colegas meus que dizem o contrário caso fiscalizem e daí venham outros problemas penso que se deve fundamentar muito bem o motivo.
em caso de dúvida as pessoas peçam as explicações por escrito.
abraço

A lei, pelo menos, é omissa nessa questão e em caso de dúvida beneficia-se o réu se um dia o existir (espero bem que não). Ainda não tenho conhecimento confirmado de alguém com visão nocturna que tenha abatido uma fêmea com leitões e até prenhe, e esta é uma grande vantagem para a protecção da caça.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Dom Jul 01, 2012 7:42 pm

José Costa escreveu:
Ainda não ouvi um militar do SEPNA que dissesse que é proibido.

Uma declaração da parte da SEPNA a dizer que as MVN não são proibidas era o ideal, penso que no caso de alguem responder por esse crime teria uma atenuante.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Seg Jul 02, 2012 9:09 am

Façam a pergunta ao SEPNA que logo obtêm a resposta a dizer que nada na lei proíbe a utilização das MVN.
Façam a pergunta à AFN e eles dizem que é proibido.

Como quem fiscaliza é o SEPNA estão garantidos os utilizadores da MVN.
Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: MVN em esperas   Ter Jul 03, 2012 3:49 pm

Boas TARDES caros companheiros foristas e CAÇADORES

Eu já me dirigi via e-mail à AFN por causa do uso da MVN e a resposta que recebi foi que AQUELES SERVIÇOS CONSIDERAM ILEGAL O SEU USO NA CAÇA,estão a substituir-se à Lei da Caça que é omissa sobre este assunto.MUITA ATENÇÃO QUE JÁ NÃO O É EM RELAÇÃO AO USO DE LUZ SEJA DE QUE CÔR FÔR.Pois eu assim que tiver um pouco de tempo vou ao quartel da GNR aqui em Setúbal e pedir para falar com um Agente.Se puder ser com um graduado,melhor.Eu tenho um amigo e colega de caça que é Oficial Superior da PSP que tambem me disse que o uso da MVN não é ilegal pois a Lei da Caça não o diz e como tal.Mas isto de andarmos aqui a falar sempre disto vamos lá a ver se não se vai virar contra nós e não sai uma adenda à lei a proíbir as MVN,já que o D/L 496/80 não foi revogado e o COELHO MAIS O VTINHA DAS CALMAS ROUBARAM O SUBSÍDIO DE FÉRIAS E O DE nATAL.Tenho de treinar e comprar chumbo nº CERTO para que quando abrir a caça a estes gajos não errar um tiro como acontece com os orelhudos.Abraços para todos
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Ter Jul 03, 2012 5:41 pm

Mário Liberato escreveu:
Boas TARDES caros companheiros foristas e CAÇADORES

Eu já me dirigi via e-mail à AFN por causa do uso da MVN e a resposta que recebi foi que AQUELES SERVIÇOS CONSIDERAM ILEGAL O SEU USO NA CAÇA,estão a substituir-se à Lei da Caça que é omissa sobre este assunto.MUITA ATENÇÃO QUE JÁ NÃO O É EM RELAÇÃO AO USO DE LUZ SEJA DE QUE CÔR FÔR.Pois eu assim que tiver um pouco de tempo vou ao quartel da GNR aqui em Setúbal e pedir para falar com um Agente.Se puder ser com um graduado,melhor.Eu tenho um amigo e colega de caça que é Oficial Superior da PSP que tambem me disse que o uso da MVN não é ilegal pois a Lei da Caça não o diz e como tal.Mas isto de andarmos aqui a falar sempre disto vamos lá a ver se não se vai virar contra nós e não sai uma adenda à lei a proíbir as MVN,já que o D/L 496/80 não foi revogado e o COELHO MAIS O VTINHA DAS CALMAS ROUBARAM O SUBSÍDIO DE FÉRIAS E O DE nATAL.Tenho de treinar e comprar chumbo nº CERTO para que quando abrir a caça a estes gajos não errar um tiro como acontece com os orelhudos.Abraços para todos

Caríssimo, se a lei é omissa (isso muita gente já o sabe) ninguém é punido porque não há punição, não está prevista em lado nenhum. Se quiser amanhã falo pessoalmente com o comandante da GNR de Setúbal e logo lhe digo o que farão as autoridades locais caso apanhem alguém com uma MVN. As lanternas, é outra loiça e não há dúvidas nenhumas.
Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Uso de MVN em esperas   Ter Jul 03, 2012 9:02 pm

Boas Noites
Caro Sr.José Costa,pois se o sr. tem essa possibilidade pois então avance pois ninguêm irá desdizer o Sr.Comandante , que a Lei da Caça é omissa neste caso ninguem o duvida só que a AFN diz que é ilegal,e não sei se é a dita AFN a dar as ordens aos sr.s militares da GNR que integram o SEPNA.Por isso todos nós lhe ficaremos gratos,pois eu comprei uma Pulsar N550 mas ainda não a levei pois sou sempre interceptado por uma brigada da GNR e tenho receio de ter complicações. Só me pediram para ver a arma uma vez e como trazia a telescópica montada viram e reviram,trazia o cadeado posto e toda a documentação em dia não houve qualquer motivo de reparo,até um dos militares me avisou que no dia seguinte já era necessária nova licença e novo seguro,mas eu já tinha tratado deles 15 dias antes.Cumprimentos Mário Liberato
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Ter Jul 03, 2012 10:23 pm

Mário Liberato escreveu:
Boas Noites
Caro Sr.José Costa,pois se o sr. tem essa possibilidade pois então avance pois ninguêm irá desdizer o Sr.Comandante , que a Lei da Caça é omissa neste caso ninguem o duvida só que a AFN diz que é ilegal,e não sei se é a dita AFN a dar as ordens aos sr.s militares da GNR que integram o SEPNA.Por isso todos nós lhe ficaremos gratos,pois eu comprei uma Pulsar N550 mas ainda não a levei pois sou sempre interceptado por uma brigada da GNR e tenho receio de ter complicações. Só me pediram para ver a arma uma vez e como trazia a telescópica montada viram e reviram,trazia o cadeado posto e toda a documentação em dia não houve qualquer motivo de reparo,até um dos militares me avisou que no dia seguinte já era necessária nova licença e novo seguro,mas eu já tinha tratado deles 15 dias antes.Cumprimentos Mário Liberato

Eu já não duvido de nada neste país mas não estou a ver a AFN a dar ordens a um general da GNR para este mandar os guardas prenderem seja quem for que tenha uma MVN na caça. Não tenho mesmo conhecimento que a AFN dê quaisquer ordens à GNR, seria novo e inédito penso eu.
Já vi em tempos esse parecer da AFN e na minha opinião, não bate a bota com a perdigota.
@cruz
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 43

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Qua Jul 04, 2012 8:28 am

Mário Liberato escreveu:
Boas Noites

Era só o que faltava, a AFN dar ordens aos Militares da GRN... Não será antes o contrario!?

Cump.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Qua Jul 04, 2012 11:45 am

O SEPNA é quem fiscaliza e a AFN nada tem a ver com isso.
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Sab Jul 07, 2012 10:38 pm

podengos&coelhos escreveu:
O SEPNA é quem fiscaliza e a AFN nada tem a ver com isso.

Há sempre uma ligação.

Como havia dito, falei com algumas altas entidades da GNR e a ideia consensual é a de que a lei não é clara e ou omissa apesar de também eles saberem que muita gente julga que é ilegal.

Dificilmente alguém será detido, pode acontecer se algum qualquer agente de autoridade armado em doutor assim o entender e aí o caso dependerá do juiz. Não creio que venha a acontecer, ainda por cima terá de ser feito em flagrante acto de caça.
Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Uso de MVN em esperas   Dom Jul 08, 2012 8:18 pm

Caro forista Sr.José Costa,eu discordo da sua afirmação que seja algum agente da autoridade armado em doutor,às vezes parece que estão "enxertados em corno de cabra"com vontade de implicar com tudo e todos mas a pressão que é exercida sobre eles fá-los por vezes ir contra a sua própria maneira de agir,eu pessoalmente nada tenho contra,sempre que tenho sido identificado têm sido correctissimos ,por isso seria bom que o SEPNA emitisse uma confirmação que tal uso não vai contra a Lei.Se algum dos caros foristas tem possibilidade de contacto com o sr. Oficial Superior da GNR que comanda o SEPNA para que seja emitida tal declaração todos nós que temos MVN andaríamos com uma cópia para mostrar ao Agente da Autoridade que estivesse com dúvidas que tal uso era legal.Cá fico à espera.Cumprimentos para todos,mesmo os que são contra o uso de MVN
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Dom Jul 08, 2012 10:39 pm

Mário Liberato escreveu:
Caro forista Sr.José Costa,eu discordo da sua afirmação que seja algum agente da autoridade armado em doutor,às vezes parece que estão "enxertados em corno de cabra"com vontade de implicar com tudo e todos mas a pressão que é exercida sobre eles fá-los por vezes ir contra a sua própria maneira de agir,eu pessoalmente nada tenho contra,sempre que tenho sido identificado têm sido correctissimos ,por isso seria bom que o SEPNA emitisse uma confirmação que tal uso não vai contra a Lei.Se algum dos caros foristas tem possibilidade de contacto com o sr. Oficial Superior da GNR que comanda o SEPNA para que seja emitida tal declaração todos nós que temos MVN andaríamos com uma cópia para mostrar ao Agente da Autoridade que estivesse com dúvidas que tal uso era legal.Cá fico à espera.Cumprimentos para todos,mesmo os que são contra o uso de MVN

Bem sei que os guardas tem um serviço bastante complexo, exigente e de extrema importância à sociedade mas também os há que mais parecem as mulheres naqueles dias do mês...

Seria mesmo uma boa ideia, uma carta dirigida ao comando geral da GNR. Até acho que os administradores deste fórum com base nestas dúvidas poderiam prestar esse serviço a toda esta comunidade. Assim eles, GNR, acabavam por ser obrigados de uma vez por todas a tirar isso a limpo, ainda por cima se até os próprios comandos territoriais tem essa dúvida.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Hoje à(s) 8:06 am

MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Caça Maior :: Montarias e Esperas-
Ir para: