Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 39

MensagemAssunto: Oficio do site para o Sr Comandante do SEPNA   Ter Jul 17, 2012 8:58 pm

Caros Administradores do Forum Caça & pesca & Natureza
Aproveitando a ideia do colega forista sr José Costa tambem achava muitissímo bem que este Forum redigisse um pedido de informação ao SEPNA com base no que não é dito na Lei da caça sobre o uso de MVN em esperas.Cumprimentos Mário Liberato
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 97

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Qua Jul 18, 2012 10:43 pm

Já há qualquer coisa:

DL 153-2012 de 2012-07-16

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Qui Jul 19, 2012 8:55 pm

José Costa, que entendeu da leitura do dito?

Que é permitida a venda e utilização da MVN de 1ª Geração até 4 aumentos e a "ilegalidade" das miras de geração superior (2ª, 3ª, etc) ou se forem de 1ª Geração mas tiverem 5 ou mais aumentos?
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Qui Jul 19, 2012 9:15 pm

Eu já li e reli e continuo sem perceber nada daquilo! É mais uma confusão ao bom estilo das nossas leis e artigos-lei e adendas à lei e rectificação da lei ... e continuamos todos sem perceber o que se pretende com aquilo!
Enfim ... mais do mesmo.
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 97

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Sex Jul 20, 2012 10:43 am

podengos&coelhos escreveu:
José Costa, que entendeu da leitura do dito?

Que é permitida a venda e utilização da MVN de 1ª Geração até 4 aumentos e a "ilegalidade" das miras de geração superior (2ª, 3ª, etc) ou se forem de 1ª Geração mas tiverem 5 ou mais aumentos?

Sim parece-me ser isso, mas também pode ser que as que tenham mais aumentos desde que não sejam para uso militar possam ser permitidas (pode haver diferenças). Ainda não estudei como deve ser a lei, e claro estou à espera de mais opiniões.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Sex Jul 20, 2012 11:06 am

Porque é que não se faz uma lei simples e objectiva de forma a que todos a entendam e a fiscalizem sem "ses" e "senãos"!!!
É sempre tudo tão dúbio e abstracto ... não entendo mesmo.
valério ferramacho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 26

MensagemAssunto: Iluminação à noite nas esperas   Sab Jul 21, 2012 8:48 am

Cá volto eu a falar do assunto, em minha opinião o que temos que fazer é criar um movimento que altere esta Lei que está mais que ultrapassada, pois que todos sabemos muito bem que é mais seguro atirar a um animal que boa qualidade de iluminação do que o contrário. Já referi os porquês da minha opinião noutro local deste FORUM.

O que se impõe é fazer alterar a Lei para que não estejamos a debater-nos com problemas desta natureza.

Para todos um abraço.
pbandeiras
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 27

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Qua Out 31, 2012 6:42 pm

Boas! Também acho que as MVN sao uma mais valia para a segurança e respeito pela caça pois e mais facil fazer um tiro fulminante sem sofrimento. A iluminaçao porem ,quando se caça com frequencia na mesma zona, de lua para lua os porcos ficam mais desconfiados quando se acende a luz, correndo-se o risco de se colocar mal o tiro pois o porco pode iniciar a fuga no momento do disparo.
plingrino
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 141

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Qui Nov 01, 2012 12:21 am

Grande tópico! Legalidade, ética, segurança... Vamos ter pano para mangas e talvez alguma surpresa. Participem. Ou talvez fosse melhor estarmos caladinhos. Mas pronto, vamos a isso. Legalidade: Sim ou não? É proibído iluminar as peças a abater, é um fato. Seguramente não é o caso, as MVN não ilumuinam para além delas. Façam favor de continuar. Ou vamos esperar pelo esclarecimento oficial? Cumprimentos.
pedrobikes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 32

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Sex Nov 02, 2012 7:17 pm

Eu pessoalmente estou é espera de uma MVN, espero que na próxima lua já a tenha, no entanto como tenho feito é com uma luz verde que os porcos não vem, na outra lua esteve acesa cerca de 20 minutos e eles não abalaram até cair um.
Quanto a lei, sei que os mais velhos usam a tradicional luz ligada com fita-cola, á maneira do desenrasca.
A questão também é que tenho um colega que tem uma mira de calor, que consegue ver através dos arbustos, mas penso que isso seja também proibido, cá em Portugal.
prata.alberto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 35

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Sex Set 27, 2013 9:28 pm

José Costa escreveu:
Ainda não ouvi um militar do SEPNA que dissesse que é proibido.
amigo costa e proibido mesmo esta na lei,mas eu sou a favor da luz tiros mais certeiros e o animal nao foge ferido como muitas vezes aconteçe....
cada situaçao e deferente as esperas nunca sao iguais....abraços
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Sab Set 28, 2013 11:44 am

prata.alberto escreveu:
José Costa escreveu:
Ainda não ouvi um militar do SEPNA que dissesse que é proibido.
amigo costa e proibido mesmo esta na lei,mas eu sou a favor da luz tiros mais certeiros e o animal nao foge ferido como muitas vezes aconteçe....
cada situaçao e deferente as esperas nunca sao iguais....abraços
A MVN é legal a sua utilização, no entanto no caso dos agentes da SEPNA nos fiscalizarem pode haver algum com uma interpretação diferente e ai dá problemas, o meu conselho é contatarem.                                                                            GUARDA NACIONAL REPUBLICANA
COMANDO OPERACIONAL
DIRECÇÃO DO SERVIÇO DE PROTECÇÃO DA NATUREZA E DO AMBIENTE

213217258; 213217293; 213217295;
A resposta não tarda e é assinada por um Coronel, guardem o documento, em caso de serem fiscalizados o agente dificilmente põe em causa a interpretação á lei do superior.
rsantos21
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 52

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Seg Out 07, 2013 5:46 pm

pedrobikes escreveu:
Eu pessoalmente estou é espera de uma MVN, espero que na próxima lua já a tenha, no entanto como tenho feito é com uma luz verde que os porcos não vem, na outra lua esteve acesa cerca de 20 minutos e eles não abalaram até cair um.
Quanto a lei, sei que os mais velhos usam a tradicional luz ligada com fita-cola, á maneira do desenrasca.
A questão também é que tenho um colega que tem uma mira de calor, que consegue ver através dos arbustos, mas penso que isso seja também proibido, cá em Portugal.
Boas...
Alguem me pode dizer onde posso adquirir essa luz verde que os porcos nao vem?
mulerite
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 193

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Seg Out 07, 2013 9:43 pm

Se não fosse esta da especie de caça estar em expanção, eu até seria contra, ou talvez por eu não poder ter!!!
Mas como já foi dito, quanto menos apetrechos, mais adrenalina causa, o que tambem é muito grateficante....

Agora só um à parte...
Muitas pessoas não sabem avaliar o que o amigo Antonio Silva esta a querer dizer, é preciso passar-se por situações de genero, para se perceber o que pode acontecer quando se chega a uma situação, de ter de ir a tribunal, e para isso basta que o "agente" queira, são sitiações a evitar, pois são mais os que não gostam dos caçadores, do que aqueles que gostam e até para se fazer comprir a lei isso conta.... 
Boas esperas a todos
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?   Hoje à(s) 4:57 am

MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Caça Maior :: Montarias e Esperas-
Ir para: