Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Latir no rasto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
ruiuepe
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 162

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Dom Jul 08, 2012 9:10 pm

Amigo Jose Costa vou tentar comprar esse livro, fiquei maravilhado com a sua explicação.
É de pessoas como o senhor que este forum precisa.

Um grande abraço.
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 652

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Dom Jul 08, 2012 10:23 pm

compreendo tudo mas é como digo a trela é como a gaiola pela experiencia que tenho. Contudo o que n funciona com os meus pode funcionar com os outros.

conheço o livro e tenho o em minha casa e já o li 2 vezes há uns anos. Comprei directamente ao autor do mesmo.

É um livro interessante para quem tem paixão e mesmo que tem muita experiencia gosta de ler, é atractivo e como gosto de caça e cães de caça não me farto de ler e gosto de reler, recordar etc.

Não é por ler que sou melhor ou pior, alguma coisas aplico outras não. Aquilo explica alguma teoria mas a prática em vários pontos pode estar longe. Contudo, já me dei bem com aquelas tecnicas.

Um caçador sem intuição da "coisa" é meio caminho andado para um cão não se chegar a fazer ou não evoluir. É que o que me ja me aconteceu foi alguns cães ladram para a gaiola mas aquilo não é latir, pelo menos a mim já me aconteceu e as vezes nota-se que aquilo não vai sair dali um cão a latir de rasto. Um cão que vá latir de rasto nota-se desde o primeiro/segundo mês de vida.
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 97

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Dom Jul 08, 2012 10:49 pm

ruiuepe escreveu:
Amigo Jose Costa vou tentar comprar esse livro, fiquei maravilhado com a sua explicação.

Um grande abraço.

Eheheheheh, já se parece comigo. Se vejo um livro de cães compro-o, já tenho uma biblioteca cá em casa. Se quiser ir mais além, informe-se de tudo o que seja relacionado com psicologia canina, aqui a história já se complica e se não tiver alguém que o ajude e explique, é mais complicado.

Tem também outro livro, mais sobre a história do podengo mas muito bom, é da autoria do Dr. Vítor Veiga.
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 685

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Dom Jul 08, 2012 11:39 pm

tudo a treinar!!!!!

os coelhos que se acautelem com caes rápidos e a latirem de rasto se não morrerem apanhados morrem de susto...eh,eh,

a ideia é boa mas desculpem é truques a mais e mesmo assim pode resultar um em cem...é tudo muito subjectivo e tem de correr muito muito bem para por um cao a latir de rasto sem que tenha genetica para tal.
ruiuepe
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 162

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Seg Jul 09, 2012 8:25 am

José Costa escreveu:
ruiuepe escreveu:

Um grande abraço.

Eheheheheh, já se parece comigo. Se vejo um livro de cães compro-o, já tenho uma biblioteca cá em casa. Se quiser ir mais além, informe-se de tudo o que seja relacionado com psicologia canina, aqui a história já se complica e se não tiver alguém que o ajude e explique, é mais complicado.

Tem também outro livro, mais sobre a história do podengo mas muito bom, é da autoria do Dr. Vítor Veiga.

Por acaso tenho alguns livros de cães mas só de raças puras, esse por acaso nunca o vi senão já cá cantava. lol!

Tenho que andar mais atento. :)

Abraço
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Seg Jul 09, 2012 8:56 am

Já li o livro "A caça ao coelho" de Eduardo Pombal e, para mim, é "Muita parra e pouca uva".
Talvez para quem se está a iniciar neste mundo o livro lhe diga algo.
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 97

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Seg Jul 09, 2012 12:33 pm

podengos&coelhos escreveu:
Já li o livro "A caça ao coelho" de Eduardo Pombal e, para mim, é "Muita parra e pouca uva".
Talvez para quem se está a iniciar neste mundo o livro lhe diga algo.

Ajuda. Para se fazer um livro deste género, é claro que tem de ter bastante palha.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Seg Jul 09, 2012 1:29 pm

Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 652

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Seg Jul 09, 2012 1:55 pm

Rui é como te digo aquilo fala de várias coisa e quando o li a coisa que mais me chamou a atenção foi a construção dos canis e a parte da reprodução nomeadamente a caixa para as cadelas parirem. Na altura nem sabia que existia tal coisa.

Agora volto a repetir, aquilo explica a teoria e alguma n toda mas está muito longe em varios pontos em termos práticos.

O dono tem de ter intuição e isso é meio caminho andado. E isso não se ensina, nem se lê...
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 538

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Seg Jul 09, 2012 2:07 pm

José Costa escreveu:
ruiuepe escreveu:

Um grande abraço.

Este do Dr. Vítor Veiga sim um bom livro, quem gosta de podengos tem aqui um magnifico trabalho fruto de muita pesquisa.
diogo30alvite
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 153

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Seg Jul 09, 2012 6:58 pm

micael33 escreveu:
O problema é que pelo que sei é proibido treinar a noite..

Mas obrigado a todos

amigo nao aconselho a treinar caes a noite, aconselho ao anoitecer, visto que o rasto fica mais fresco pk os coelhos andam mechidos. em relaçao ao animal nao latir no rasto, penso que nao a nada a fazer, se ela ja caça, e levanta uns coelhos, se so late a vista e pk as caracteristicas dela e latir a vista. os meus latem todos de rasto e caes que so latam a vista para mim nao serve visto ao tipo de terreno onde caço. ainda a pouco me desfiz de um por latir so a vista. e a minha modesta opiniao.

cumprimentos
micael33
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 366

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Sab Jul 14, 2012 7:57 am

Alguem ja experimentou usar campainhas nos podengos? o que acharam?
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Sab Jul 14, 2012 11:40 am

Usam-se em situações (defensivas ou ofensivas) e que seja preciso sabermos onde anda determinado cão. Exemplos:
- nos cães mudos
- nos cães pequenos facilmente confundidos com coelhos
- num cão atrasado (que fica pra trás) pra não termos que o andar sempre a chamar
- num cão "lider" para sabermos onde anda o chefe na caça em matos muito serrados(silvas principalmente).

Sou adepto do "chocalho" num ou dois cães máximo. Mais que isso são os rebanhos de gado!
rafeiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 38

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Sab Jul 14, 2012 2:10 pm

Boas.

Em relação aos cães latirem de rasto não venham com cantigas pois o animal tem essas caracteristicas e tem isso na sua genetica ou então não vale a pena. A não ser que só tenham um cão para treinar e queiram experimentar uma coisa que talvez nunca aconteça.

E quem tiver 4/5, 6/7, 8/9 ou 10 acham que com essas tecnicas irão dar resultado ?

Eu tambem gosto de ler livros e leio mas isso é como o Rui diz muita parra para pouca uva.

Em relação aos chucalho tambem sou da opinião do Rui.
micael33
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Sab Jul 14, 2012 2:18 pm

Tenho treinado de uma forma que explicaram aqui, e ja tive os primeiros resultados, por isso nao é so genetica.

podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Sab Jul 14, 2012 4:23 pm

Micael, então continua com força e depois publica os "meios" que utilizaste para chegar aos "fins" de forma a que todos nós possamos transformar cães "mudos" em cães "cantores".
micael33
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Sab Jul 14, 2012 5:20 pm

O que eu tenho feito, e que ainda ontem de manha fiz é, levo o cao pela trela ao monte, onde vir um coelho levo ate la ele encontra o rasto e fica louco, se voces os estimularem ainda mais ele vai latir, ai avanço um pouco deixo latir de novo e depois solto.

Tem resultado, mas acho que nao se deve fazer muitas vezes.
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Sab Jul 14, 2012 5:36 pm

Eu com respeito a essa matéria sou como S. Tomé.
micael33
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Sab Jul 14, 2012 6:52 pm

No proximo treino vou filmer para o amigo batistuta ver.

Saudaçoes cinegeticas
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Dom Jul 15, 2012 10:54 am

em relaçao aos chocalhos so posso dizer muito bem ---tenho 13 caes caçados --todos eles com chocalhos ---tenho 6 chocalhos iguais de tamanho medio mas com um som alto ---tenho 2 pequenos com um som diferente e tenho um tipo sino ---os chocalhos medios bem audiveies sao pros caes que latem bem de rasto e seguem bem e que ha dias consoante o sitio caçam a zona --matos grandes etc ---os 2 pequenos sao pra 2 machos que apanham muito coelho --e caçam curto e me procuram muito ---sei sempre onde estao ----o de sino e pra uma podenga com 5 anos que adquiri ha 2 anos que e uma maquina a achar ---mas matilha mal mas foi mesmo adquirida so pra achar --porque a seguir bem de com fartura ---late bem ---e caça muito curto ----a especialidade dela e achar coelhos acamados ou aqueles que os caes mais rapidos deixam pra tras ---e vagaroza na procura ---aconselho os chocalhos por varias razoes ----localizar qualquer cao ----caes que seguem bem e as vezes ficam em covas ---qualquer cao pode acontecer ----quando 1 coelho e apanhado e morto ---pra localizar o sitio -----os proprios caes --pelo menos os meus caçam e matilham muito pelo barulho do chocalho uns dos outros-----ate param para escutar onde se localizam os outros caes -----evita-se muitos acidentes com tiros --havia muita coisa pra dizer ------ja recuperei muitos caes pelo barulho dos chocalhos ---pelo menos no alentejo ---e quem la caça sabe que se perde 1 cao com facilidade ----enfim so tenho de dizer coisas positivas de os caes usarem chocalhos ----quando os ouvem de manha ou a tarde ja sabem ao que vao ----e tudo uma questao de habito ---ja os uso ha muitos anos -----quanto ao latir de rasto esta mais que provado que e genetico ---nao inventem ---porque na caça nao ha uito pra inventar -----no que aos caes diz respeito e o sangue deles que comanda tudo ---agora quem quizer se entreter pode inventar umas tretas ---mas nunca vai adiantar nada porque na hora da verdade quando o cao da com o coelho da 2 ou 3 lates e terminou ali ---
micael33
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Dom Jul 15, 2012 11:03 am

Obrigado amigo Zabujal, muito util a sua informaçao.
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1639

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Dom Jul 15, 2012 7:20 pm

amigo nao tem de agradecer eu como caçador mais velho e com mais experiencia --gosto sempre de ajudar ----amigo mas nisto dos chocalhos ha quem nao goste de utilizar ----cada cabeça sua sentença -----amigo ainda lhe digo mais estou tao habituado aos chocalhos que nao passo sem eles ----ate os caes estranham quando nao os teem postos ----ainda mais amigo ao longo do tempo vamo-nos habituando a ouvir os chocalhos que ate pelo badalar do chocalho sei onde anda determinado cao seja ele qual for ------quando um cao anda com 1 coelho quem tiver experiencia de usar chocalhos ---sabe se o cao anda ou nao com 1 coelho --ou no rasto freco ----porque quando o cao acelera o badalar do chocalho tambem acelera --podemos adivinhar onde o coelho vai sair ---mas isso e preciso muita experencia nessas situaçoes ---amigo mas nem todos os chocalhos prestam ----aconselho-o a comprar em estanho ---sao mais caros mas nao enferujam e ouvem-se melhor ---e teem varios sons consoante o tamanho deles ----custam a volta de 5 euros os medios --os pequenos 3 euros ---e os grandes 6 euros ----esse so tem o x de beagle o coto----porque por vezes segue pra muito longe --e volta com o coelho ----as vezes e so espera-los no carril e disparar --nem sabem do que morrem ---veem aos caçapos ---amigo dou-lhe um conselho ponha pelo menos em alguns que nao se arrepende ---
micael33
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Dom Jul 15, 2012 7:29 pm

Eu comprei 2 o domingo passado, mas como nunca usei ainda nao experimeitei, vou experimentar por na minha melhor cadela que encontra muito coelho mas so late mesmo em cima deles e como aqui é muito fechado nem todos consegue ver, so mesmo porque ja a conheço bem e sei quando vai num rasto, mas por vezes depois nao sei onde ela ta dentro do mato, vou experimentar nela.

Cumps
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Seg Jul 16, 2012 10:00 pm

Usam-se em situações (defensivas ou ofensivas) e que seja preciso sabermos onde anda determinado cão. Exemplos:
- nos cães mudos
- num cão atrasado (que fica pra trás) pra não termos que o andar sempre a chamar
- num cão "lider" para sabermos onde anda o chefe na caça em matos muito serrados(silvas principalmente).

Sou adepto do "chocalho" num ou dois cães máximo. Mais que isso são os rebanhos de gado!

Rui o chocalho pode ainda ser utilizada em cães que caçem um pouco abertos ou que caçem de forma rija sempre dentro de silvas e mato, cães que por vezes tem noção da localização do dono mas não saem debaixo loool.

Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Seg Jul 16, 2012 10:06 pm

Micael, então continua com força e depois publica os "meios" que utilizaste para chegar aos "fins" de forma a que todos nós possamos transformar cães "mudos" em cães "cantores".

até tenho medo que deixem de existir cães a latir pouco ou mudos........

vou dar um exemplo

um aluno quando sai da escola com o canudo percebe tanto de trabalho como eu percebo de um lagar de azeite, isto esta mais que provado!

Quem apreende a caçar e a ensinar cães com livros e papelada.............ajuda é capaz mas quem nos ensina a ensinar cães são eles mesmos.

Cada cão ensinanos o treino que precisa para evoluir cabe-nos a nos conseguir perceber isso cheers

batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Ter Jul 17, 2012 2:55 am

Marcodatsun escreveu:

até tenho medo que deixem de existir cães a latir pouco ou mudos........

vou dar um exemplo

um aluno quando sai da escola com o canudo percebe tanto de trabalho como eu percebo de um lagar de azeite, isto esta mais que provado!

Quem apreende a caçar e a ensinar cães com livros e papelada.............ajuda é capaz mas quem nos ensina a ensinar cães são eles mesmos.

Cada cão ensinanos o treino que precisa para evoluir cabe-nos a nos conseguir perceber isso
cheers

Eu já li aqui muita coisa, umas boas e outras menos boas, agora este comentário é que é mesmo de tirar o chapéu, é precisamente isto que foi dito é que é a realidade, dêem as voltas que dêem.
micael33
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Ter Jul 17, 2012 8:09 am

Sim esse é um bom comentario, mas temos ai mais, embora se tenho fugido um pouco ao topico, falou-se de muita coisa util.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Ter Jul 17, 2012 11:12 am

Marcodatsun escreveu:
- nos cães mudos

Rui o chocalho pode ainda ser utilizada em cães que caçem um pouco abertos ou que caçem de forma rija sempre dentro de silvas e mato, cães que por vezes tem noção da localização do dono mas não saem debaixo loool.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Ter Jul 17, 2012 11:13 am

Marcodatsun escreveu:
Cada cão ensinanos o treino que precisa para evoluir cabe-nos a nos conseguir perceber isso cheers
Mas isso não se ensina ... nasce com a pessoa ... e quando muito pode-se ir aperfeiçoando com a experiência.
Por isso nem todos são capazes de "fazer" bons cães mesmo quando a matéria prima é boa.
Batata
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 79

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Ter Jul 17, 2012 11:20 am

Bem ou mal toda a gente sabe treinar cães, uns melhor que outros devido á experiência, muitos erram devido a um minimo erro que afecta o cão.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Hoje à(s) 11:51 am

Latir no rasto
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: