Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Esperas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
mfernandes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 15

MensagemAssunto: Esperas   Dom Jul 01, 2012 9:52 pm

boas noites amigos, eu tirei agora a carta de caçador mas so recebo a carta e o resto dos documentos daqui a cerca de um mes e pouco, e queria comecar ja a aprender o que fazer para as esperas aos javalis.Gostava de vos perguntar pois ja sabem o que se faser no caso das esperas, qual vestuario ideal, para esperas e que comida por no cevadouro?

cumpz Miguel Fernandes
Simão
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 482

MensagemAssunto: Re: Esperas   Seg Jul 02, 2012 8:06 pm

Boas amigo, desde já seja bem-vindo a esta " família" (caçadores). Em relação ás suas questões, todas elas ja foram respondidas em varios tópicos por aí abertos, é so procurar um bocadinho, logo encontra. Assim muito por alto, posso-lhe dizer que em relação ao vestuário, tudo depende da altura do ano em que esperamos, pois fazer esperas em Janeiro não é para qualquer um... O frio aperta e de que maneira. Logo nesta altura devemos usar roupa bastante quente. Com temperaturas mais amenas, a roupa, poderá ser a normal, de forma a que nos sintamos confortavéis. O importante para ambos os casos, é que seja roupa que com os nossos movimentos não faça muito barulho e que não tenha cheiros que facilite a detecção da nossa presença por parte do nosso adversário. Em relação à comida, bem aqui, há quem coloque de tudo, os javalis, não são la muito esquisitos, mas milho é o suficiente. Se quiser pode também colocar um atrativo como por exemplo o alcatrão de faia, que encontrará em qualquer loja que venda artigos de caça. Mas muito importante é estudar bem o terreno, saber colocar o cevadouro, e saber onde nos devemos colocar. Muita atenção ao vento, pois este é que manda, se não estiver a favor, não a vale a pena esperar.
mfernandes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Esperas   Ter Jul 03, 2012 12:29 am

obrigado pela informação amigo. :)

Mário Liberato
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 39

MensagemAssunto: Que comida meter nos cevadouros?   Ter Jul 17, 2012 8:44 pm

Boas noites caro m fernandes
Em resposta ao seu pedido de ajuda sou a dizer-lhe que com base em certezas que tenho que deve meter comida diversificada da que os animais tenham no seu ambiente natural como por exemplo numa zona onde haja culturas de milho não vale a pena lá meter.Opte por trigo com um pouco de sal, yogurtes pão duro, ração para coelhos,mas atenção se houver ovelhas na zona está tramado ,não ponha peixe,eu próprio já fiz essa experiência,eles gostam muito mas a carne fica com um sabor intragável meta ovos quanto mais podres melhor,não fique é sem uma reserva deles para enfiá-los nos cornos dos politicos e governantes cá do burgo,vá ao talho e arranje aparas de carne,e se tiver um amigo/a que tenha um café ou pastelaria peça-lhe para lhe darem os bolos retardados.Ainda hoje a minha Julinha comeu 3 tortas de Azeitão,2 pastéis de nata normais e aí umas quinze miniaturas.Aí ela reclamou que aquilo não lhe enchia a boca.Vai ver que vai ter porcos no cevadouro e "ainda vai ter de montar uma máquina de café"para os meninos.Boa sorte
gangas
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 207

MensagemAssunto: Re: Esperas   Ter Jul 17, 2012 9:03 pm

Boas, pois eu trato o meu cevadouro apenas c milho, n quero os meus porquinhos c diabetes... faço o cevadouro no minimo a 50 mts do palanque, de acordo c a predominancia do vento no local, sempre o vento de frente pra nós, tapo o milho c um disco de uma grade de discos e algumas pedras, tenho sempre um cilindro c milho perto do disco e na semana q antecede o inicio da lua nunca deixo faltar a comida... nos dias de lua tento sempre estar pelo menos uma hora no palanque antes do pôr do sol, nada de perfumes, repelentes de melgas, comidas... apenas uma garrafa de agua, e mta esperança q seja a ``tal noite´´...
Hugo Pinto
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 217

MensagemAssunto: Re: Esperas   Qua Jul 18, 2012 2:44 pm

eu confirmo o que o amigo gangas diz,

o amigo gangas faz as coisas muito simples e quando chega a semana da espera o amigo tira sempre fruto da lua.

Quem semeia, colhe frutos. Quem não semeia colhe tempestades!!!
valério ferramacho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 26

MensagemAssunto: Re: Esperas   Sab Jul 21, 2012 8:36 am

Amigo Mário, ainda fazes com que os javalìs venham a seguir-te até casa a pedir mais bolos ou a reclamar por os teres tornado diabéticos. Abraço
gangas
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Esperas   Dom Jul 22, 2012 3:54 pm

valério ferramacho escreveu:
Amigo Mário, ainda fazes com que os javalìs venham a seguir-te até casa a pedir mais bolos ou a reclamar por os teres tornado diabéticos. Abraço

Ahahahah... lol!
Diogo Sena
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 65

MensagemAssunto: Re: Esperas   Seg Jul 23, 2012 11:09 pm

Boas, nao sei se poderia colocar esta questao dentro deste topico, peço desculpas se estou a fezer mal...este fim de semana a minha associaçao onde caço fizemos uma largada de trutas, e como nao podia faltar as conversas sobre a caça, calhou em conversa e eu disse ao presidente para me passar um papel para poder fazer as esperas noturnas ao javali, e ele disse que me passava, mas que so dava para fazer as esperas nos campos de milho...que fazer cevadouros era proibido, ou entao o cevadouro tinha de ser preparado pelos gestores da associativa e teria varios custos, desde os cevadouros, do numero de tiros dados na espera, do tamanho do javali abatido....eis a questao os cevadouros sao so sao premitidos fora da zona de caça da associativa?
Armenio Tavares
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 211

MensagemAssunto: Re: Esperas   Ter Jul 24, 2012 12:40 am

Mário Liberato escreveu:
Boas noites caro m fernandes
Em resposta ao seu pedido de ajuda sou a dizer-lhe que com base em certezas que tenho que deve meter comida diversificada da que os animais tenham no seu ambiente natural como por exemplo numa zona onde haja culturas de milho não vale a pena lá meter.Opte por trigo com um pouco de sal, yogurtes pão duro, ração para coelhos,mas atenção se houver ovelhas na zona está tramado ,não ponha peixe,eu próprio já fiz essa experiência,eles gostam muito mas a carne fica com um sabor intragável meta ovos quanto mais podres melhor,não fique é sem uma reserva deles para enfiá-los nos cornos dos politicos e governantes cá do burgo,vá ao talho e arranje aparas de carne,e se tiver um amigo/a que tenha um café ou pastelaria peça-lhe para lhe darem os bolos retardados.Ainda hoje a minha Julinha comeu 3 tortas de Azeitão,2 pastéis de nata normais e aí umas quinze miniaturas.Aí ela reclamou que aquilo não lhe enchia a boca.Vai ver que vai ter porcos no cevadouro e "ainda vai ter de montar uma máquina de café"para os meninos.Boa sorte

Bem,bem nao estou no goso claro que nao percebo nada de javalis e de cevadouros nas quem nesta altura do ano tiver ameixoas ou abrunhos espremente e depois diga alguma coisa parecem os drogados a correrem para o casal ventoso affraid affraid affraid .

comprimentos

Armenio tavares
Hugo Pinto
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 217

MensagemAssunto: Re: Esperas   Ter Jul 24, 2012 9:49 am

amigo Diogo, não sei se é a sua associativa não quer que o amigo faça esperas ou então querem

por uns €€ aos bolsos a sua custa,

1- o amigo pode fazer cevadouros na sua reserva e pode ser perto ou longe dos milharais;

2- o presidente da sua reserva só tem é de passar a cardencial para o amigo poder fazer a espera;

3- o amigo só tem de comunicar a sua reserva onde vai fazer o cevadouro para a reserva ter conhecimento por questoes de localização e para segurança de todos;

4- o cevadouro será o amigo que terá de faze lo, o amigo é que tem de abastecer o cevadouro e quem suporta todos os custos do mesmo é quem faz lá as esperas,

E assim que funciona na minha reserva todos os passos que escrevi, e que eu tenha conhecimentode outras reservas é assim o funcionamento.

um abraço, e amigo tenha atenção a certos gulosos!!!
@cruz
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 43

MensagemAssunto: Re: Esperas   Ter Jul 24, 2012 12:02 pm

Confradre Diogo cada caso é um caso!

Presumindo que estamos a falar de uma zca, e não de uma zcm, em 1º lugar a associação tem que estar autorizada pela afn, a fazer esperas nocturnas.

Sendo zca, não precisa de qualquer credencial, precisa sim, das cotas e documentos em dia, e em caso de abate de guia de transporte.

Se for uma zca bem gerida, e não mais uma em que toda a gente faz o que quer, deverá haver um regulamento interno, ou um plano anual de exploração aprovado pelos sócios, em que deve constar. O numero de abates por socio e o método devidamente organizado utilizado para as esperas, ex palanques, passagens,banhas,searas, milhos etc...

Tera necessariamente em caso de esperas em cevadoros, que haver um entendimento sobre quem tratará dos mesmos e sendo a associação, provavelmente terá custos.

No caso de ter que pagar pelos abates ou pelos tiros dados e falhados (entendo), mas! Parece-me que estão ser mais Papistas que o Papa.

Disponha.
Diogo Sena
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Esperas   Qui Jul 26, 2012 10:12 pm

Pois, ele a cardencial passou-ma mas so para esperas nos campos de milho...disse que eu nao podia fazer cevadouros...e eu disse que estava escrito num forum e que o pessoal diz que a totalmente legal...que tenho todo o direito de o fazer...aqui na minha associativa existem poucos javalis, deixaram de fazer montaria a alguns anos...mas nao é por ai que eles nao querem que matamos os bichos..a questão a so relativamente ao cevadouro, que eu nao tenho autorizaçao de para o fazer, o porque nao sei, a explicação que me deram foi a que dei na outra mensagem...eles a que o faziam, tinha de pagar o numero de tiros, relativamente ao tamanho do javali abatido, transporte e se tive-se de fazer uma busca com caes, tambem tinha uns custos...resumindo ficava um dinheirao o javali....aqui nao é habitual fazerem cevadouros, pelo menos que eu temha conhecimento...ou eles querem ganhar a minha custa ou nao estao bem dentro das leis...tenho de me informar melhor

Obrigado

Cumprimentos amigos

Continuação de boas esperas
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Esperas   Sex Jul 27, 2012 11:33 am

Diogo, uma ZCA é "gerida" por um regulamento interno e é esse que "manda". Pede-o e analisa-o com cuidado.
Já agora qual é a ZCA? É a de Ferreira de Aves?
@cruz
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 43

MensagemAssunto: Re: Esperas   Sex Jul 27, 2012 1:34 pm

Amigo Diogo a zc a que se refere esta inserida dentro de algum parque e/ou reserva natural?
Diogo Sena
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Esperas   Sab Jul 28, 2012 1:43 pm

Boas, vou fazer isso...O amigo conhece ferreira de aves??
rodabreu
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 59

MensagemAssunto: Re: Esperas   Seg Jul 30, 2012 9:29 am

Amigo Diogo, pelo que está a dizer, a sua ZCA é regida por regras de ZCT... É completamente absurdo o pagar pelos tiros dados numa ZCA!

Cada ZCA tem as suas regras, mas as que indicou nunca as tinha ouvido na vida!

Vou-lhe dar dois exemplos diferentes.

Exemplo 1:

Na minha ZCA, a direcção criou 12 cevadouros que vão a sorteio em cada lua. No entanto, como os esperistas não preenchem a totalidade dos cevadouros, há a flexibilidade para os esperistas escolherem e trocarem entre si.
Relativamente à manutenção do cevadouro, inicialmente dava-se o milho ou o que quisesse por no cevadouro ao guarda da associativa, que ele fazia a manutenção do mesmo. Contudo, por uma questão de transparência e porque houve quem atribuísse ao guarda a responsabilidade caso não aparecessem porcos, a direcção determinou que seriam os próprios esperistas a cuidar do cevadouro, acabando-se assim as suspeições.
Sobre custos, está tudo incluído na cota anual, sem haver qualquer tipo de taxa extra para se fazerem esperas.

Exemplo 2:

Na ZCA de um amigo meu, há também um número fixo de cevadouros, criados pela ZCA e que são sorteados pelos esperistas por época. São os esperistas que tratam da manutenção do cevadouro.
Neste caso, quem faz esperas paga uma taxa extra mensal.

Resumindo:
Cada Associativa tem as suas regras, que deverão ser discutidas em Assembleia (penso eu de que...), mas o que é certo é que pagar por tiros dados, por trabalho de cães ou pelo tamanho do troféu, são tudo práticas comerciais das Zonas de caça Turísticas. Nunca tinha ouvido falar de tal coisa em ZCA...
Diogo Sena
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Esperas   Seg Jul 30, 2012 1:17 pm

Boas, eu tambem achei estranho, o que me disseram, aplicar-se a zona de caça associativa...se fosse a uma turistica, compreendia...e ter aqueles custos todos...mas para a proxima reunião ja vou debater o assunto...obrigado peessoal

CMPRIMENTOs
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Esperas   Seg Jul 30, 2012 2:56 pm

Diogo, eu sou de Viseu e por isso conheço um pouco do que há aqui à minha volta e por isso te perguntei se era a ZCA de Ferreira de Aves porque já ouvi dizer que essa tem um regulamento interno um pouco esquisito.
O melhor que tens a fazer é pedir o regulamento interno da tua ZCA mas tens que perceber que a gestão da tua ZCA é feita pela Direcção e só ela te poderá ajudar no teu problema.
pedrobikes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 32

MensagemAssunto: Re: Esperas   Seg Ago 06, 2012 7:15 pm

Na associação onde caço, são os mesmos que colocam a comida nos cevadores, no entanto se quiserem colocar lá alguma coisa é a nossa responsabilidade, no entanto quando se mata algum é a dividir por todos os socios que costumam ir ás esperas ou que participam na colocação de comida nos cevadores.
Mas não há cota nenhuma extra.
Pedro Camilo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 1

MensagemAssunto: Re: Esperas   Qui Ago 23, 2012 11:33 am

Boas pessoal da caça . Eu tenho uma questão a fazer a cerca das esperas ao javali. Eu no passado domingo fiz um cevadouro e nessa noite os bichos não foram la , mas na noite seguinte eles foram la e viraram tudo! Mas desde da noite de segunda até hoje, eles já não lá foram mais . Alguém sabe me disser o porque de eles não lá irem mais?

Obrigado

Pedro Camilo
Sniper
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 1

MensagemAssunto: Re: Esperas   Seg Mar 25, 2013 2:28 pm

Boas tardes a todos, gostaria que alguem me informasse, como trazer porcos de volta à zona após uma montaria, ficou limpinha!
Simão
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 482

MensagemAssunto: Re: Esperas   Seg Mar 25, 2013 7:57 pm

Pedro Camilo, os porcos poderão ter outros cevadouros onde ir comer, e onde ja podem estar mais feitos a esses locais, tente colocar um atractivo, qualquer coisa que os vicie.

Sniper penso que não há nada a fazer para isso, os porcos normalmente quando estão feitos ao sítio e é um local de querença natural para encames eles acabam por voltar, sei de manchas em que no dia da montaria e nos dias seguintes os cevadouros continuam a ser visitados.
ricardoantunes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Esperas   Seg Mar 25, 2013 8:46 pm

Boas noites a todos!
Amigo fernades é como os outros companheiros disseram cada zc pode ter as suas leis...
A zca onde caço a associaçao en conjuntos com quem se mostrou interessado em fazer esperas foram para o terreno e fizeram uns 10 cevadouros! Todos os socios que queiram fazer esperas na terça feira depois da lua vao ah associaçao e pagam 20euros e dasse o sorteio... depois cada um trata do sevador que lhe calhou como quiser e bem entender... Se ouver cevadores que nao calhem a ninguem o quarda da reserva trata deles! desde que se pague podemos trocar uns com os outros que nao ah problema...

Mas aqui mesmo ao lado ah uma zca que ja é tudo diferente... Nao sei mesmo tudo no concreto mas sei que quem trata sempre dos cevadouros é o guarda... Cada dia de espera sao 50euros e cada um que vai para o cevadouro esperar leva um "olquitoqui" ou como se escreve para comonicar logo que de um tiro, ou que se vá embora! o guarda tem de saber tudo o que ele faz... e cada tiro custa x que nao sei ao certo quanto é acerte ou falhe! quando se for embora tem que dizer ao guarda se nao acontece como um colega meu que na lua passada pagou mais 50 euros porque se esqueceu de avizar e o guarda viu a ir embora...

Por isso ah muitas maneiras... Boas esperas e que tenham mais sorte que eu... que ja la vao umas poucas luas e só nesta é que apanhei uma constipaçao

Abraço
ricardoantunes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Esperas   Seg Mar 25, 2013 8:51 pm

Boas noites a todos!
Amigo fernades é como os outros companheiros disseram cada zc pode ter as suas leis...
A zca onde caço a associaçao en conjuntos com quem se mostrou interessado em fazer esperas foram para o terreno e fizeram uns 10 cevadouros! Todos os socios que queiram fazer esperas na terça feira depois da lua vao ah associaçao e pagam 20euros e dasse o sorteio... depois cada um trata do sevador que lhe calhou como quiser e bem entender... Se ouver cevadores que nao calhem a ninguem o quarda da reserva trata deles! desde que se pague podemos trocar uns com os outros que nao ah problema...

Mas aqui mesmo ao lado ah uma zca que ja é tudo diferente... Nao sei mesmo tudo no concreto mas sei que quem trata sempre dos cevadouros é o guarda... Cada dia de espera sao 50euros e cada um que vai para o cevadouro esperar leva um "olquitoqui" ou como se escreve para comonicar logo que de um tiro, ou que se vá embora! o guarda tem de saber tudo o que ele faz... e cada tiro custa x que nao sei ao certo quanto é acerte ou falhe! quando se for embora tem que dizer ao guarda se nao acontece como um colega meu que na lua passada pagou mais 50 euros porque se esqueceu de avizar e o guarda viu a ir embora...

Por isso ah muitas maneiras... Boas esperas e que tenham mais sorte que eu... que ja la vao umas poucas luas e só nesta é que apanhei uma constipaçao

Abraço
gangas
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Esperas   Seg Abr 01, 2013 7:57 pm

Sniper escreveu:
Boas tardes a todos, gostaria que alguem me informasse, como trazer porcos de volta à zona após uma montaria, ficou limpinha!

Boas, não vai ser facil, mas eles voltarão... demora é o seu tempo! A ultima vez q se fez uma montaria na reserva onde espero, os porcos só voltaram passado alguns meses, não quer dizer q seja assim em todas as reservas...
Tenha sempre os cevadouros e banhas tratados q eles hão-de voltar... Boa sorte e boas esperas.
prata.alberto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 35

MensagemAssunto: palanques   Ter Set 03, 2013 2:26 pm

boas tardes amigos. na minha reserva somos nos que tratamos e fazemos os suvadouros e nao pagamos mais nada por fazer esperas. agora fica aqui uma duvida minha,sera que posso fazer um palanque em cima de uma azenheira com umas paletes,gostava de saber se isso e legal,nao quero fazer nada ilegal. se alguem me poder resp agradeço.Agreement
lobo cal. 12
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 486

MensagemAssunto: Re: Esperas   Ter Set 03, 2013 9:34 pm

boas

quem lhe podera dar autorização sera o proprio proprietário da arvore . se tem autorisação dele ninguem podera dizer nada.

abraço....
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Esperas   Hoje à(s) 12:50 am

Esperas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Caça Maior :: Montarias e Esperas-
Ir para: