Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Cartuchos rápidos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
ruiuepe
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 162

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 10:23 am

podengos&coelhos escreveu:
Os B&P são carregados com pólvoras MB que nunca primaram pela rapidez.

A B&P tem dezenas de tipo de pólvoras, pólvoras MB são na gama de MB mas existem muitas outras... desde F2, MG, etc... pólvoras muito superiores às MB.
ruiuepe
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 10:24 am

Avx777 escreveu:
É relativamente fácil provar. Não sei como eles fazem mas com duas células fotoelétricas é relativamente simples.

Existem muitas normas a seguir, e basta não cumprir uma delas que as diferenças podem ser muito grandes...
Avx777
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 351

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 10:29 am

Só precisam de ter em conta a temperatura, porque os disparos não são feitos com armas nem ao ar livre. Sei perfeitamente como se fazem testes laboratoriais e sei como se fazem em seguida os testes estatísticos para se determinar o valor apresentado bem como a margem de erro. Já fiz um teste em que não era com arma de fogo mas sim com o lançamento de um projétil através de ar comprimido e mesmo a temperatura variando 2 graus a diferença final é mínima. E todas as marcas fazem os testes de forma a dar os valores mais elevados por uma questão de marketing.
ruiuepe
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 10:37 am

Avx777 escreveu:
Só precisam de ter em conta a temperatura, porque os disparos não são feitos com armas nem ao ar livre. Sei perfeitamente como se fazem testes laboratoriais e sei como se fazem em seguida os testes estatísticos para se determinar o valor apresentado bem como a margem de erro. Já fiz um teste em que não era com arma de fogo mas sim com o lançamento de um projétil através de ar comprimido e mesmo a temperatura variando 2 graus a diferença final é mínima. E todas as marcas fazem os testes de forma a dar os valores mais elevados por uma questão de marketing.

O grande problema é que todas as marcas mencionam o valor das velocidades mas não mencionam o valor da margem de erro existente, porque não lhes interessa, de qualquer modo eu nunca escolheria um cartucho Delsur ou Saga tendo a hipotese B&P para a caça no ar.
Avx777
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 10:42 am

A margem de erro é sempre mínima porque é sempre compoturizado o teste. Quanto à B&P em Portugal só vi à venda os MB, os F2 e os Nike em que nenhum é um tiro rápido. Isto não invalida que sejam cartuchos bons e que se adaptem bem à sua maneira de atirar. Mas estas 3 gamas são cartuchos algo lentos.
ruiuepe
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 10:47 am

Avx777 escreveu:
A margem de erro é sempre mínima porque é sempre compoturizado o teste. Quanto à B&P em Portugal só vi à venda os MB, os F2 e os Nike em que nenhum é um tiro rápido. Isto não invalida que sejam cartuchos bons e que se adaptem bem à sua maneira de atirar. Mas estas 3 gamas são cartuchos algo lentos.

B&P são cartuchos de alta competição, agora também depende muito de cada atirador... Que são rápidos não tenho nenhuma dúvida!
Avx777
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 10:49 am

São de alta competição porquê?
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 10:51 am

ruiuepe escreveu:

A B&P tem dezenas de tipo de pólvoras, pólvoras MB são na gama de MB mas existem muitas outras... desde F2, MG, etc... pólvoras muito superiores às MB.
A grande maioria dos cartuchos B&P utilizados pela malta são carregados com MB (dispersores, Extra, Classic).
ruiuepe
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 10:53 am

Avx777 escreveu:
São de alta competição porquê?

São cartuchos usados na alta competição, não sabe o que é alta competição?
ruiuepe
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 10:55 am

ruiuepe escreveu:

A grande maioria dos cartuchos B&P utilizados pela malta são carregados com MB (dispersores, Extra, Classic).

Pois mas isso já é outra coisa... Eu uso MB Extra e nunca estive de "cronómetro" mas acho um cartucho rápido...
Avx777
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 10:55 am

A gama com que dispara é a de caça. Não é a de competição. Eu sei o que é competição e distingo-a ao saber que estamos a falar de cartuchos de caça e os de competição nada têm haver com estes porque levam componentes com mais qualidade e cargas muito mais uniformes. Se vir no site está lá a distinção entre cartuchos de caça e de competição.
ruiuepe
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 10:59 am

Avx777 escreveu:
A gama com que dispara é a de caça. Não é a de competição. Eu sei o que é competição e distingo-a ao saber que estamos a falar de cartuchos de caça e os de competição nada têm haver com estes porque levam componentes com mais qualidade e cargas muito mais uniformes. Se vir no site está lá a distinção entre cartuchos de caça e de competição.

Só queria que visse que há uma grande diferença entre um cartucho espanhol Delsur e um italiano B&P. Todos os cartuchos B&P são rigorosamente calibrados não são só os de competição...
Avx777
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 11:01 am

Já os viu serem calibrados? Ou está a dizer isso porque acha que é assim? Abra um cartucho na altura dos tordos, lá mais para o fim e veja se o chumbo está muito bem calibrado.
ruiuepe
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 11:09 am

Avx777 escreveu:
Já os viu serem calibrados? Ou está a dizer isso porque acha que é assim? Abra um cartucho na altura dos tordos, lá mais para o fim e veja se o chumbo está muito bem calibrado.

Não sou eu que tenho que ver, existem entidades para fazer a certificação...

Isso que está a dizer é muito relativo... Eu quando compro cartuchos compro em quantidade, logo não preciso de esperar para o fim... e o espingardeiro onde compra os cartuchos não compra às prestações... Tenho amigos que vão caçar para fora (estrangeiro) e a caça aqui já acabou à muito... não estou a falar dos tordos mas é a mesma coisa... gastam milhares de tiros por dia... matam centenas de peças por dia... no entanto os cartuchos vão daqui e são dos "últimos" como você diz...
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 11:11 am

ruiuepe escreveu:
ruiuepe escreveu:

Pois mas isso já é outra coisa... Eu uso MB Extra e nunca estive de "cronómetro" mas acho um cartucho rápido...
Outra coisa!? Que outra coisa!? Afinal estamos a falar de cartuchos de caça ou o quê!? Em cartuchos de caça B&P a gama mais utilizada é com pólvora MB e esses não primam pela rapidez. Isto não quer dizer que não sejam excelentes cartuchos.
Avx777
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 11:11 am

Experimente fazer o que eu disse e veja como é o chumbo. É óbvio que não é sempre assim. Mas que aparece muito chumbo mal calibrado isso aparece.
ruiuepe
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 11:14 am

ruiuepe escreveu:
ruiuepe escreveu:

Outra coisa!? Que outra coisa!? Afinal estamos a falar de cartuchos de caça ou o quê!? Em cartuchos de caça B&P a gama mais utilizada é com pólvora MB e esses não primam pela rapidez. Isto não quer dizer que não sejam excelentes cartuchos.

Cada um caça com o que quiser... uma coisa é falar numa gama de uma marca, outra coisa é falar de cartuchos para caça... muita gente só quer cartuchos dos pratos para caçar... sei muito bem do que estou a falar... passam-me muitos pelas mãos...
ruiuepe
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 11:16 am

Avx777 escreveu:
Experimente fazer o que eu disse e veja como é o chumbo. É óbvio que não é sempre assim. Mas que aparece muito chumbo mal calibrado isso aparece.

Sim, tem razão que eu abro muitos cartuchos e já vi muito chumbo que mais parecem paralelos... mas é raro...
Avx777
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 11:16 am

Então também devia saber que os cartuchos dos pratos por o chumbo ser mais duro fere mais do que mata porque não expande.
Avx777
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 11:18 am

Olhe que não é muito raro. Então em anos em que se vende muitos cartuchos para o fim é bastante normal. Mas isto é geral da marcas ditas mais conhecidas. Não estou a falar só da B&P.
ruiuepe
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 11:22 am

Avx777 escreveu:
Então também devia saber que os cartuchos dos pratos por o chumbo ser mais duro fere mais do que mata porque não expande.

Depende onde acertar e à distância que atira... é como lhe digo...cada um tem as suas ideias...

Sabe porque é que o zagalote foi proibido? Nessa perspectiva o chumbo do prato também era proibido!!!

Se entrarmos por aí tinhamos muito para falar...
Avx777
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 11:23 am

Peço desculpa mas não percebi o que queria dizer com "chumbo do prato".
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 2:50 pm

O chumbo dos pratos é endurecido para partir pratos e não para segurar peças de caça onde se pede que o chumbo deforme com o impacto transmitindo à peça a sua energia permitindo o seu cobro imediato. Chumbo endurecido fura e segue provocando muitos ferimentos com morte tardia e poucos cobros.
De resto cada um faz o que quer e bem lhe apetece mas não venham agora é afirmar que "descobriram a pólvora" porque essa foi inventada pelos Chinocas por volta do século XI.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 3:08 pm

ruiuepe escreveu:
Sabe porque é que o zagalote foi proibido? Nessa perspectiva o chumbo do prato também era proibido!!!
E o "zagalote" foi proibido o quê? O uso, a compra ou ambos?
E o que têm em comum o chumbo "zagalote" e o chumbo endurecido p/ pratos? Agora fiquei curioso...
Será o ricochete?
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 7:48 pm

Não vou estar a responder a vários comentários que estão atrás e para mim não concordo muito com eles mas já que se está a falar do chumbo coloco outra questão.

Se o chumbo rijo não é para matar caça expliquem-me por que é que os tiros das gamas mais altas são de chumbo niquelado, cobreado ou endurecido?

Isso do sangue e do chumbo rijo a história não tem só a ver com o chumbo ser rijo mas sim por vezes o chumbo mais rijo (quando não é bem feito) fica o bago leve demais e quando não é disparado com a força necessária depena tudo e deixa os tordos feridos. Exceptuando-se quando o chumbo embate em ossos raramente vi um bago espalmado mesmo sendo macio.

Um bago de chumbo mais macio é sempre mais pesado logo leva mais energia e torna-se mais mortal. Além dos derramamentos de sangue as peças de caça morrem pela energia também transmitida pelo tiro daí se dizer que os tiros secam a caça senão vinha tudo a estrebuchar pelo ceu abaixo ou pela terra além.

Há muitos factores e muitos deles não bem explicados e relacionados para que as pessoas entendam.
Avx777
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 8:31 pm

Hélio escreveu:
Não vou estar a responder a vários comentários que estão atrás e para mim não concordo muito com eles mas já que se está a falar do chumbo coloco outra questão.

Se o chumbo rijo não é para matar caça expliquem-me por que é que os tiros das gamas mais altas são de chumbo niquelado, cobreado ou endurecido?

Isso do sangue e do chumbo rijo a história não tem só a ver com o chumbo ser rijo mas sim por vezes o chumbo mais rijo (quando não é bem feito) fica o bago leve demais e quando não é disparado com a força necessária depena tudo e deixa os tordos feridos. Exceptuando-se quando o chumbo embate em ossos raramente vi um bago espalmado mesmo sendo macio.

Um bago de chumbo mais macio é sempre mais pesado logo leva mais energia e torna-se mais mortal. Além dos derramamentos de sangue as peças de caça morrem pela energia também transmitida pelo tiro daí se dizer que os tiros secam a caça senão vinha tudo a estrebuchar pelo ceu abaixo ou pela terra além.

Há muitos factores e muitos deles não bem explicados e relacionados para que as pessoas entendam.

O chumbo que se encontra nos cartuchos não é puro. É uma liga de chumbo com outros metais. O chumbo puro é mole e muito maleável. As forças militares usam balas FMJ, duras e que não expandem precisamente para evitar mortes. Servem para ferir não matando. O chumbo dos cartuchos se for muito duro vai ter o mesmo efeito. Pelo menos eu interpreto as coisas assim.
ruiuepe
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 16, 2012 9:09 pm

ruiuepe escreveu:
E o que têm em comum o chumbo "zagalote" e o chumbo endurecido p/ pratos? Agora fiquei curioso...
Será o ricochete?

podengos&coelhos, o zagalote foi proibido porque era usado na caça grossa e o que acontecia é que muita da caça saía ferida e não morria no momento, ou seja, maior parte das vezes apenas fería a caça e esta morria da febre que causava e por consequência podia contaminar outros animais. Daí ser proibido o seu uso e compra/venda. Como o amigo Avx777 dizia que o chumbo do tiro dos pratos não é fatal muita das vezes também era lógico que o proibissem... foi apenas isto que quis dizer... Em relação ao chumbo até cheguei a ouvir dizer que iria ser substituído por aço... não sei se realmente isso é verdade...
joaocrd
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 111

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Ter Jul 17, 2012 8:18 am

Nuno,

Experimente os cartuchos da Supremo carregados com pólvora prima, envolucros e fulminantes da nobelsport.
A humidade degrada um pouco as prestações desta pólvora portanto a guarda dos cartuchos requer algum cuidado. De resto para mim são dos tiros mais rápidos do mercado.

podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Ter Jul 17, 2012 11:23 am

Também eu matei muito tordo com esses Supremo antigos carregados na Fabicaça com pólvora Prima.
Agora a Supremo já não é carregada pela Fabicaça mas sim Espanha com pólvoras espanholas e, tenho ideia, que já não existem com pólvora Prima.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Ter Jul 17, 2012 11:26 am

ruiuepe escreveu:
ruiuepe escreveu:
Será o ricochete?

podengos&coelhos, o zagalote foi proibido porque era usado na caça grossa e o que acontecia é que muita da caça saía ferida e não morria no momento, ou seja, maior parte das vezes apenas fería a caça e esta morria da febre que causava e por consequência podia contaminar outros animais. Daí ser proibido o seu uso e compra/venda. Como o amigo Avx777 dizia que o chumbo do tiro dos pratos não é fatal muita das vezes também era lógico que o proibissem... foi apenas isto que quis dizer... Em relação ao chumbo até cheguei a ouvir dizer que iria ser substituído por aço... não sei se realmente isso é verdade...
Terá sido só por isso ou também porque os zagalotes são muito propícios a sofrerem ricochetes colocando os "envolventes" em perigo?
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Hoje à(s) 7:48 pm

Cartuchos rápidos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: