Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Cartuchos rápidos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Ter Jul 17, 2012 11:29 am

Hélio, o chumbo dos pratos não é extra duro apesar de ser chumbo míudo?
Os cartuchos que tu falas "niquelados", "cobreados", etc são apenas carregados em chumbo grosso, normalmente maior que 6 e destinam-se a tiros muito largos a espécies cinegéticas "grandes" (patos pombos e outros) e nunca a aves miúdas como os tordos.
Mas, pela lógica, reconheço que uma chumbada de chumbo rijo permite maiores velocidades de tiro sem estrago da chumbada originando tiros mais fechados e com maior alcance.
Também nunca me lembro de ver chumbos espalmados nos tordos mas já os vi nos coelhos (terão sido originados por rebatimentos no chão!? É possível ...)
A questão da utilização de cartuchos dos pratos nos tordos, quanto a mim, prende-se mais com o problema da menor gramagem (quando comparados com cartuchos de caça de maior gramagem), que por terem menos bagos diminui a densidade de bagos nas peças podendo originar mais peças chumbadas e menos cobradas. O ideal é que a escolha de um conjunto de material (cartucho, arma e choque) consiga meter o máximo de chumbos no alvo, podendo ou não ficar no interior da carne, acertando no máximo de pontos vitais possíveis.
Digo eu que não percebo nada disto. Tu é que és o técnico na matéria e sabes que eu gosto de te "ouler".
joaocrd
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 111

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Ter Jul 17, 2012 1:23 pm

podengos&coelhos,

A Fabicaça ainda tem cartuchos carregados com pólvora prima. Refiro-me ao Star 400.

Existem dois carregamentos para este cartucho. Um com pólvora CSB e outro com pólvora Prima.

A caixa com cartuchos carregados com polvora prima diz que são feitos na Fabicaça. Nestes os bagos de chumbo não são niquelados, e a copela do envolucro é maior. Este tiro é mais rápido, para mim dos mais rápidos do mercado, e tem uma chumbada mais apertada.

A caixa com cartuchos carregados com polvora CSB diz que são feitos na Europa. Estes tem chumbos niquelados, mais rijos, e a copela é mais pequena. Tem uma chumbada mais aberta e o tiro é mais lento.

Podem ser ambos comprados na fabrica, tem que dizer qual dos carregamentos quer.

Gosto de publicitar estes cartuchos porque como são os meus cartuchos de eleição.Se houver muita procura pode ser que não deixem de os fazer ou não mudem o carregamento.

O preço é também muito apelativo....abaixo dos 5 € a caixa de 25.

podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Ter Jul 17, 2012 4:08 pm

João, a mim tinham-me dito que a Fabicaça já não carregava nada e mandava vir tudo pronto de Espanha.
Mas se é como dizes ainda bem para o mercado nacional (quantos mais armeiros nacionais carregarem melhor para a nossa economia) e melhor também para quem os compra que fica bem servido.
Ainda no que respeita ao Star400 já os vi, há uns 2 ou 3 anos atrás, carregados com PSB3 num armeiro da Guarda O pessoal daquela zona utiliza-os muito por causa do frio intenso que se lá faz sentir aquando das caçadas aos tordos.
O preço é excelente e bem melhor do que o praticado pela Fabicaça quando carregava em exclusivo. Aliás o preço sempre foi um dos maiores "defeitos" dos cartuchos Supremo.
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 315

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Ter Jul 17, 2012 7:10 pm

Pois eu comprei em Janeiro deste ano umas caixas e estavam carregados com AS já são a mais pólvora para um cartucho.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Ter Jul 17, 2012 7:44 pm

Agora que me falam na AS também me recordo que andava um tópico sobre Star400 carregados com AS num qualquer fórum de caça (já não sei precisar qual).
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 841

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Ter Jul 17, 2012 8:22 pm

Rui (Podengos e coelhos)

O chumbo dos pratos é extraduro. Tem uma maior percentagem de antimónio.

Por norma é como dizes: o chumbo niquelado ser usado em numerações de chumbo mais grosso. Pois não faz tanto sentido fazer isso com chumbo miúdo mas também há.

Já experimentei esses cartuchos com pólvora prima e parecem-me que está muito distânte daquilo a que se estava habituado. Foram grandes tiros. Actualmente são mais abertos.

Esses com a psb3 que falam também conheço gente que os usa e gosta.

Tiros rápidos e para distâncias mais curtas quase sempre tem de se cair em pólvoras como a AS, PSB5, CSB3, CSB5 e outras que carregam para 28-30g. São pólvoras de queima rápida e por queimarem tão rápido "destroem" a esfericidade do chumbo fazendo que em distâncias maiores tenham menos velocidade e consequentemente menos energia. O atrito baralha isto tudo. eh eh eh
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Ter Jul 17, 2012 8:32 pm

Hélio, quanto mais se experimenta mais se fica na dúvida e na incerteza em quê apostar!
Antigamente só usava uns tiros (os que o meu pai comprava) e eram mesmo os melhores pois quando falhava a culpa era minha e não dos tiros. Agora já tenho a mania que percebo umas coisas e dou uns tiritos e vai sempre de culpar o material pelos meus falhanços! lol!
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Ter Jul 17, 2012 11:36 pm

Não tenhas a menor dúvida.
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Qua Jul 18, 2012 2:37 am

Ó pessoal a culpa não é dos cartuchos mas sim da arma, ainda não perceberam isso? eh, eh, eh.
Sarriugarte
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 105

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Qua Jul 18, 2012 10:53 am

Por causa disto tudo e´ que atiro sempre com os mesmos...

arma, cartuchos, e centenas de disparos feitos....se falho a culpa em principio e´ minha
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Qua Jul 18, 2012 11:53 am

Olhem caros amigos, a culpa é lógico que é de nós proprios.

Há aqueles dias em que até estamos bem dispostos, e quando nos apareçe a primeira peça, ela cai, e a partir daí é sempre a andar, quase nem é" preciso apontar que é tudo a eito", com o tempo até nos consideramos uns bons atiradores, do estilo "mata tudo", eh eh, há alcunhas dessas.

E há aqueles dias em que erramos a primeira, e foi tão bem errado que até apeteçe vazar dali, e que se a erramos ao pé de um colega nosso, pior ainda, e depois as seguintes, tudo o que apareçer demoramos mais a atirar, isto porque estamos a tentar apontar melhor, e o que aconteçe é que quanto mais apontamos mais erramos.

O que nos faz errar a maioria das vezes é o excesso de confiança.

Já o meu pai sempre me disse e felizmente ainda me continua a dizer; " meu amigo, o campo de errar é muito grande".

E não esqueçer que 1 centimetro na mira, é mais de um metro na peça a abater, isto é uma força de expressão.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1395

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Qua Jul 18, 2012 4:17 pm

podengos&coelhos escreveu:
Hélio, quanto mais se experimenta mais se fica na dúvida e na incerteza em quê apostar!
Antigamente só usava uns tiros (os que o meu pai comprava) e eram mesmo os melhores pois quando falhava a culpa era minha e não dos tiros. Agora já tenho a mania que percebo umas coisas e dou uns tiritos e vai sempre de culpar o material pelos meus falhanços! lol!

O problema não é fazer experiencias, essas deviam todos fazer para se ter noção da realidade, o problema é muitos procurarem o que simplesmente não existe porque se leu aqui ou ali a maior parte comentários irrealistas e sem fundamento feitos por pessoas com muito poucos conhecimentos que por vezes levam os menos experientes em erro, na minha sincera opnião antes do uso da internet os caçadores obtinham melhores resultados que no presente é apenas uma opnião.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Qua Jul 18, 2012 7:40 pm

É verdade o que o António diz. Excesso de má informação também não é bom. Há bastantes ideias que até estão correctas mas outras nem por isso. Muitas vezes nos teste é que uma pessoa se baralha toda. Quando 1+1 não são 2. Muita coisa que assumimos como regra que depois na prática "não bate a bota com a perdigota".

De qualquer modo é sempre bom discutir-se pontos de vista diferentes. Pelo menos partilhamos ideias e no meio disto tudo aprende-se sempre coisas outras baralham-se eh eh eh eh eh
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Qua Jul 18, 2012 7:46 pm

Rui, podengos&coelhos, nisto dos testes também há um erro muito grande que é uma pessoa escolher aquilo que quer ver na chapa. Muitas vezes os melhores tiros não são aqueles que mais bonitos ficam na chapa. Acontece situações que uma pessoa olha para a chapa e diz: Que belo tiro aqui está!! Vou usar estes. Vai para a prática: pim pam pum cada tiro não mata nenhum, errando-se e ferindo-se a caça. Depois disso está meio atrapalhado agarra nuns cartuchos que lá tinha que até na chapa não estavam bons prega com cada "soco" na caça que nem sabe do que morre. Depois um gajo coça a cabeça e não percebe. É um erro comum de muitos escolher só pela distribuição ou até mesmo por velocidade ou até mesmo pela dureza do chumbo ou por qualquer outra razão válida.

É preciso acima de tudo escolher um tiro equilibrado e que nos permita estar bem no meio de diferentes situações de caça.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Qua Jul 18, 2012 9:42 pm

Hélio escreveu:
Rui, podengos&coelhos, nisto dos testes também há um erro muito grande que é uma pessoa escolher aquilo que quer ver na chapa. Muitas vezes os melhores tiros não são aqueles que mais bonitos ficam na chapa. Acontece situações que uma pessoa olha para a chapa e diz: Que belo tiro aqui está!! Vou usar estes. Vai para a prática: pim pam pum cada tiro não mata nenhum, errando-se e ferindo-se a caça. Depois disso está meio atrapalhado agarra nuns cartuchos que lá tinha que até na chapa não estavam bons prega com cada "soco" na caça que nem sabe do que morre. Depois um gajo coça a cabeça e não percebe. É um erro comum de muitos escolher só pela distribuição ou até mesmo por velocidade ou até mesmo pela dureza do chumbo ou por qualquer outra razão válida.

É preciso acima de tudo escolher um tiro equilibrado e que nos permita estar bem no meio de diferentes situações de caça.

É mais ou menos isso, fazer um cartucho com uma boa composição e á muitos no mercado não é dificil, mas conseguir uma boa composição com muita perfuração já é mais dificil o conselho que dou quando testam os cartuchos é verem a composição e perfuração se tiver os dois componentes é um cartucho de topo, se os resultados não aparecerem a culpa é do atirador que não se está a adaptar aos mesmos, quanto a testes faço desde os meus 14 anos até aos 20 com muita ferquencia até aos dias de hoje e cheguei á conclusão que não á formulas no carregamento de cartuchos ao contrário de muita coisa que aparece escrita em revistas e na internet, após muitas centenas de testes feitos fico muitas vezes surpreendido com o resultado final, este está sempre pendente na conjugação dos vários componentes cada caso é um caso.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Qui Jul 19, 2012 8:58 pm

António Silva, obrigado pela explicação de alguém que percebe do assunto.
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Qui Jul 19, 2012 10:35 pm

Afinal poucos conselhos se deram quanto a cartuchos rápidos. É sempre assim. :)
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Sex Jul 20, 2012 9:08 am

Hélio escreveu:

Como o amigo Hélio sabe os cartuchos que circulam no mercado actual, com as polvoras que são carregados, com gramagens até 32gr são todos rápidos e não carecem de grandes descontos em situações normais, com gramagens superiores tornam-se um pouco mais lentos salvo raras expções.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Sex Jul 20, 2012 3:55 pm

Ainda sobre cartuchos, na revista caça & cães de caça vem um texto em que o titulo é 30 e 32 gramas cargas ideais para o verão, este sim ao contrário de muitos outros, muito bem escrito por quem sabe, se houver alguem que possa digitalizar e passar para o forum vale a pena ler.
joaocrd
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 111

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Sab Jul 21, 2012 9:57 pm

antonio silva escreveu:
Hélio escreveu:

Como o amigo Hélio sabe os cartuchos que circulam no mercado actual, com as polvoras que são carregados, com gramagens até 32gr são todos rápidos e não carecem de grandes descontos em situações normais, com gramagens superiores tornam-se um pouco mais lentos salvo raras expções.

Todos salvo algumas excepções. A dada altura experimentei uns cartuchos da RIO que eram uma vergonha...Sem exagerar houve alturas em que pensei que tinha falhado o alvo mas afinal não...era a chumbada que ainda não tinha chegado ****** . Fiquem sem saber se era defeito das caixas que comprei ou se mesmo da marca....De maneira que nem vou tirar as duvidas....
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Dom Jul 22, 2012 9:38 pm

Os cartuchos hoje em dia tem velocidades entre 400 e 415 ms. Pode-se dizer que são rápidos mas ainda há os tempos de queima de pólvora que podem dar a ideia de falsos lentos como é o caso de certas e determinadas pólvoras mais progressivas.

António, se eu comparar o seu tiro de 30g com a psb5 com muitos outros não tem nada a ver a velocidade. Mesmo a 40 metros dá-se o tiro e o chumbo chega instantaneamente à chapa mas se por ventura compara-lo com muitos outros tiros à mesma distãncia ouve-se primeiro o pum e depois é que se ouve o chumbo a escardoçar na chapa (percebendo-se até mesmo que há uma coluna de chumbo a chegar à chapa). Definitivamente que há diferenças de velocidade e os descontos não poderiam ser os mesmos.
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 23, 2012 6:38 pm

Hélio escreveu:
Os cartuchos hoje em dia tem velocidades entre 400 e 415 ms. Pode-se dizer que são rápidos mas ainda há os tempos de queima de pólvora que podem dar a ideia de falsos lentos como é o caso de certas e determinadas pólvoras mais progressivas.

António, se eu comparar o seu tiro de 30g com a psb5 com muitos outros não tem nada a ver a velocidade. Mesmo a 40 metros dá-se o tiro e o chumbo chega instantaneamente à chapa mas se por ventura compara-lo com muitos outros tiros à mesma distãncia ouve-se primeiro o pum e depois é que se ouve o chumbo a escardoçar na chapa (percebendo-se até mesmo que há uma coluna de chumbo a chegar à chapa). Definitivamente que há diferenças de velocidade e os descontos não poderiam ser os mesmos.

Nesse caso sim, está pendente da conjugação dos componentes essa situação acontece por vezes até em cartuchos com a mesma polvora e gramagens identicas.
carlos serradas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 59

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Jul 23, 2012 9:19 pm

Boa noite amigo antonio,então k cartuchos são esses k o helio fala de 30g com polvora csb5????

Eu so neste momento so atiro com cartuchos com polvora AS pk n atiro com cargas superiores a 32g mas tb já atirei com esses supremo carregados com polvora prima k falaram ai e adorei pk eram bons e o preço ainda melhor mas dps o armeiro k os fornecia aki á malta fechou e olhe tive k mudar para a AS,mas se me puder dizer onde os encontrar agradecia...

Obrigado cumprimentos...
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Ter Jul 24, 2012 12:15 pm

carlos serradas escreveu:
Boa noite amigo antonio,então k cartuchos são esses k o helio fala de 30g com polvora csb5????

Eu so neste momento so atiro com cartuchos com polvora AS pk n atiro com cargas superiores a 32g mas tb já atirei com esses supremo carregados com polvora prima k falaram ai e adorei pk eram bons e o preço ainda melhor mas dps o armeiro k os fornecia aki á malta fechou e olhe tive k mudar para a AS,mas se me puder dizer onde os encontrar agradecia...

Obrigado cumprimentos...

Esses que o Hélio fala são da espingardaria silva só en Cano e Portalegre.
jotap
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 9

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Sex Ago 10, 2012 1:25 pm

o SAGA é um tiro bastante rapido ...e faz exelentes distribuiçoes..
ja o nortiro 34 é um pouco mais lento , usei 1 ano ao coelho e rapidamente mudei pois falhei alguns ainda na area de tiro e a forma de atirar é sempre a mesma.. via-s o pó em volta da caça e a caça seguia chumbada aconteceu-me em 2 ou 3 coelhos e desde logo desisti...

isto é a minha experiencia.. abraços
mify
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 216

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Sex Ago 10, 2012 10:20 pm

já li a revista que o amigo antonio silva fala, revista caça & cães de caça e tem toda a logica .
costinha
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 32

MensagemAssunto: catuchos   Sab Ago 11, 2012 4:06 pm

alguem me sabe dizer onde comprar cartuchos marca "NORTE" um amigo deu me uma caixa desses na qual gostei muito mas esse armeiro que vendia fechou
smarques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 110

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Sab Ago 11, 2012 9:04 pm

costinha escreveu:
alguem me sabe dizer onde comprar cartuchos marca "NORTE" um amigo deu me uma caixa desses na qual gostei muito mas esse armeiro que vendia fechou

Esses cartuchos eram ou sao vendidos pela casa barral no Porto, nao sei se e essa a que se.esta a referir.

Cumprimentos

Sergio
costinha
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 32

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Dom Ago 12, 2012 11:51 am

A loja que vendia era em santo tirso,Alguem me sabe dizer se essa casa barral no porto ainda esta aberta.obrigado
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Seg Ago 13, 2012 2:50 pm

Casa Barral e os famosos cartuchos "norte" carregados com 32gr e pólvora A1 - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

CASA BARRAL
Rua Sá da Bandeira, 338
4000-429 Porto,
Portugal

Telefone: +351 222 005 900
Fax: +351 222 051 908
Email: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Cartuchos rápidos   Hoje à(s) 5:43 am

Cartuchos rápidos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: