Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Fugir dos fogos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Hugo Pinto
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 217

MensagemAssunto: Fugir dos fogos   Sex Jul 27, 2012 11:32 am

Boa tarde,

ja ando para por este topico há uns dias, mas só me lembro quando não estou no computador,

então aqui vai a minha duvida, com um fogo tão grande que houve no algarve, onde ficou tudo limpo não sobrou nada, será que os animais conseguem fugir? daqui a quantos anos voltara aqueles hetares há vida normal?

Deem as vossas opinoes..

cump. Hugo Pinto
micael33
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 366

MensagemAssunto: Re: Fugir dos fogos   Sex Jul 27, 2012 1:49 pm

Depende de situaçao para situaçao, aqui ardeu um terreno que ta cheio de coelhos e ainda agora la passei e estao la na mesma, devem ter-se desviado para as areas que nao arderam e ja voltaram agora a novos rebentos e tem que comer. Agora aqueles que se metem nas tocas nao se safam, a caça maior quase toda foge, mas ja vi uma corça na berma da estrada perto de um icendio com os pernas de tras queimadas, sobretudo acho que deve depender do instinto de cada animal, agora fogos como houve no algarve e na madeira nestes dias ai nao sei nao, acho que pouco deve sobrar.
FernandoFernandes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 26

MensagemAssunto: Re: Fugir dos fogos   Sex Jul 27, 2012 2:05 pm

Também já vi coelhos em campos queimados, duas semanas depois do incêndio. Acho que depende da dimensão do incêndio, não acredito que os coelhos voltem tão cedo aos locais que arderam no Algarve. Aliás, lembro-me de uma reportagem da SIC à cerca de 2 anos, onde uma associativa na zona centro, repovoou o terreno com coelhos e perdizes 15 dias depois dos incêndios, mas tiveram de colocar comedouros. Costumam dizer que um campo ardido no ano a seguir tem muito coelho por causa dos novos rebentos.
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: Fugir dos fogos   Sex Jul 27, 2012 2:52 pm

Hugo Pinto....posso te garantir que a caça escapou quase toda. O instinto dos animais é fantastico e sabem perfeitamente como se defender dos fogos. A não ser os juvenis, o resto lá arranjam forma de escapar. Disso não tenhas duvidas.

E para o ano, aqueles terrenos vão estar muito bem compostos de perdizes. Por várias razões, como não há mato vai ser muitooooo mais dificil enganar alguma. O predadores não vão conseguir caça-las pelas mesmas razões, depois do inverno o terreno vai ficar cheio de ervas novas que vão proporcionar muito alimento para os perdigotos.

Aqui no algarve, uma área que tenha ardido no ano a seguir é sempre excelente para a perdiz. Noutros lados não sei.

O coelho e lebres gozam das mesmas vantagens, mas no caso do coelho, acaba por ser mais fácil caçá-los pois concentram-se nas perquenas zonas de mato que não arderam (que há sempre).
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 426

MensagemAssunto: Re: Fugir dos fogos   Sex Jul 27, 2012 3:45 pm

E ainda outra coisa , onde arde mata o micróbio ou seja para o coelho

é 5 estrelas , tem menos doenças nos anos seguintes.

Eu caço numa associativa onde isso aconteceu , no ano depois que ardeu era

coelhos por todo o lado , agora tb ha, mas tb ha muito mato.

Boas caçadas
Hugo Pinto
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 217

MensagemAssunto: Re: Fugir dos fogos   Sex Jul 27, 2012 3:57 pm

Assim ja fico um pouco mais descansado, ainda bem que a caça escapa, porque senão o cenário ainda ficava mais negro,

porque é muito triste ter muitos hetares sem um animal, tanto de especie cinegetica como os outros

animais que nao sao especie cinegetica.

amigo, se alguem ver algumas especies em terrenos queimados, tirem fotos e depois metem nas.

abraço
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 708

MensagemAssunto: Re: Fugir dos fogos   Sex Jul 27, 2012 5:00 pm

Fugir ou não, depende do animal e também da forma como o incêndio se propaga.
Também penso que caça grossa e aves fugiram à vontade... mas em relação a coelhos tenho algumas dúvidas. è possível que se tenham metido em tocas e lá se foram.

mas não é por acaso que é proibido caçar em zonas ardidas
http://www.youtube.com/user/ThePodengos1
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Fugir dos fogos   Sex Jul 27, 2012 8:14 pm

Ó pessoal, os coelhos que estão nas tocas safam-se, isto é, normalmente quando existe fogo, é de passagem, limpeza rápida,e nas tocas estão seguros, não é verdade?
FernandoFernandes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Fugir dos fogos   Sex Jul 27, 2012 10:34 pm

Com tantas vantagens para a caça ainda ainda vão pensar que os caçadores podem ser alguns dos incendiários.
micael33
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 366

MensagemAssunto: Re: Fugir dos fogos   Sab Jul 28, 2012 9:21 am

Amigo Fernando posso dizer-lhe que nao era a primeira vez que via fogo posto por interesses de caçadores e ou de pastores.
FernandoFernandes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Fugir dos fogos   Sab Jul 28, 2012 10:01 pm

Caro micael33, também já ouvi alguns comentários desses, e lamento que caçadores possam cometer esse tipo de crimes, nunca li nada sobre o assunto, mas acho que os incendios causam mais prejuizos do que beneficios à caça, temos de mudar a imagem do caçador, temos de ir ao encontro do que diz a sua assinatura.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Fugir dos fogos   Hoje à(s) 6:49 am

Fugir dos fogos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: