Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Guizo na caça as perdizes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 135

MensagemAssunto: Guizo na caça as perdizes   Ter Ago 14, 2012 7:58 pm

Boas pessoal, gostava de saber se há algum inconveniente em caçar ás perdizes com um cão com guizo.

Espero que me possam ajudar um abraço a todos.
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: Guizo na caça as perdizes   Ter Ago 14, 2012 8:15 pm

O maior inconveniente será uma maior dificuldade na aproximação às perdizes (as bravas). Já que elas têm um ouvido muito apurado e se ouvirem barulho põem-se logo a milhas.

O guizo é essencialmente usado nos cães de parar na caça à galinhola. À perdiz não. Mesmo que se cacem em zonas de muito mato, não há necessidade de usar o guizo para localizar o cão.
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Guizo na caça as perdizes   Ter Ago 14, 2012 8:23 pm

Foi o que eu pensei mas desde pequeno sempre utilizei guizo no meu cão como condicionante, só utiliza o guizo quando é para caçar, mas agora que ele vai fazer as suas primeiras caçadas, talvez seja melhor começar a levalo sem guizo.
fabio_padinha
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)

Número de Mensagens : 262

MensagemAssunto: Re: Guizo na caça as perdizes   Ter Ago 14, 2012 9:06 pm

Eu não posso falar muito, porque ainda não tenho experiência em perdizes, mas por o que sei existe uma coleira que quando o cão fica parado durante um "X" tempo começa a fazer um som, mas não é um som muito intenção, pelo que li parece ser bom bravo
http://www.facebook.com/fabio.padinha
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 328

MensagemAssunto: Re: Guizo na caça as perdizes   Ter Ago 14, 2012 9:15 pm

Boas, Guizo não é mt aconselhável pelas razoes apresentadas, mas se o cão não se alargar mt não deve haver grande problema.

Quanto a essas coleiras que emitem um beeep de x em x tempo chamam-se beepers e essas sim são mais vicacionadas para as galinholas, pois podem-se regular em volume, em tipo e em tempo de intervalo entre cada tk. Há até alguns que imitam o som de um falcão para tentar que as galinholas não levantem (MODERNICES) .

Um abraço
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Guizo na caça as perdizes   Ter Ago 14, 2012 9:19 pm

Ele é um cão que caça relativamente perto 30 metros no máximo o guizo na minha zona nem faz falta, é mesmo uma questão de hábito. E quanto as coleiras beeper, eu sou um bocado purista mesmo nas galinholas gosto mais de ver um cão a caçar de guizo.
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 328

MensagemAssunto: Re: Guizo na caça as perdizes   Ter Ago 14, 2012 9:46 pm

pois é uma questao de gosto, mas tb de utilidade, pois dependendo do terreno e do andamento do cão tornasse útil o uso de um utensilio para localizar o cão. Eu coloco guizo apenas nos meus podengos pois caço em zonas mt fechadas e não quero que ninguem os confunda com aquilo que não são, coelhos. de resto uso kd caço as galinholas no meeu seter e na minha breton, não tenho necessidade de usar um beeper pq os cães não se alargam assim tanto que deixe de ouvir os guizos, mas tenho amigos com cães assim e o beeper é a única solução para seguir os passos do cão (pois tb se caça em sitios um pouco ou mt sujos ás galinholas).

um abraço
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Guizo na caça as perdizes   Qua Ago 15, 2012 12:49 am

O melhor mesmo é deixar de usar o guizo, a ele não lhe vai fazer diferença nenhuma até vai andar mais leve.
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 686

MensagemAssunto: Re: Guizo na caça as perdizes   Qua Ago 15, 2012 4:47 pm

joaop escreveu:
Ele é um cão que caça relativamente perto 30 metros no máximo o guizo na minha zona nem faz falta, é mesmo uma questão de hábito. E quanto as coleiras beeper, eu sou um bocado purista mesmo nas galinholas gosto mais de ver um cão a caçar de guizo.

Boas,
Se como diz ele não se alarga muito, não vejo necessidade de usar o guizo.
Contudo e falando apenas de perdizes bravas, acho que a utilização do guizo depende muito das perdizes da zona. Já que as perdizes bravas não teem o mesmo comportamento em todas as zonas.
Eu em alguns locais onde caço as perdizes, principalmente em locais mais sujos, não acho que exista inconvenientes na utilização do guizo. Digo mesmo que em algumas zonas, segundo a minha experiência até traz vantagens.
Se repararem, as perdizes não levantam só porque passa um rebanho de cabras ou ovelhas por perto, e muitas vezes estes rebanhos trazem guizos, pelo que pode ser confundido o guizo do cão com o de um rebanho pelas perdizes (apenas uma suposição). O que é certo é que o meu cão com o guizo ja me tem levantado varias vezes as perdizes bem perto dele, e de guizo, o que me leva a crer que não é o guizo que as espanta.
Alem disso como se alarga bastante (e para mim ainda bem), permite me saber no meio de grandes giestais onde o cão se encontra, de modo a manter-me sempre na sua frente lateral, para poder atirar as perdizes que vai levantando, que de outro modo me seria impossível.
Para alem disso quando as perdizes se encontram ferradas, e o cão passa perto, as perdizes devem mexer-se, libertando o odor necessário para o cão dar com elas (mais uma suposição).
Mas como disse depende muito da zona. Conheço zonas em que qualquer barulho põem as perdizes no ar a distancias impossíveis. contudo nas zonas onde as caço habitualmente, acho que o guizo funciona bem na minha forma de caçar aliada a forma de caçar do meu cão.
Este ano vou começar a caça-las com o meu setter novinho, pelo que não sei como vai resultar melhor. O certo é que este também se alarga bastante, fruto dos genes e da idade, pelo que so com o tempo vou ver se será indicado colocar ou nao o guizo. Mas o mais velho que vai começar a caçar com o meu pai, por minha vontade, vai continuar andar de guizo.
esta é a minha opinião baseada na minha experiência de caçar a elas principalmente no distrito da guarda. mas mesmo dentro deste distrito, as perdizes teem comportamentos diferentes consoante a zona que se caça.
Para alem disto tudo, devemos ter em conta, que a distancia de segurança das perdizes em relação ao cão é muito inferior a distancia em relação ao homem. Pelo que se as perdizes ouvirem o som do guizo, vão manter-se atentas á proveniência do som (localização do cão), permitindo a aproximação do caçador com maior facilidade, já que a sua atenção não está focada em nós mas sim no cão. (outra suposição).
Tudo isto para dizer, que o caçador deve utilizar o guizo, consoante a zona, o dia, e o cão com que se está a caçar.
Mas isto na caça, cada cabeça sua sentença!
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Guizo na caça as perdizes   Qui Ago 16, 2012 12:03 pm

Aqui na minha zona as perdizes são mesmo muito bravas é melhor mesmo deixar o guizo em casa.
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1208

MensagemAssunto: Re: Guizo na caça as perdizes   Qui Ago 16, 2012 3:14 pm

lol! lol! é melhor.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Guizo na caça as perdizes   Hoje à(s) 6:47 am

Guizo na caça as perdizes
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum