Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Diário do BIRI

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 328

MensagemAssunto: Diário do BIRI   Dom Ago 19, 2012 8:56 pm

Abertura 19/08

Local: ZNA da freguesia de Martinchel

Espécies: Pombos torcazes e rolas

Arma: Benelli super 90 (ponteira 3*)

Munições: Especial caça 32g chumbo 6 da Polvichumbo

Abates: 3 pombos 0 rolas.

Descrição: Começámos a caçada popr volta das 7 e começaram a entrar uns pombos um pouco altos mas dentro do alcance de tiro, foram caindo uns pombos e outros falhados (como é mt normal ), ainda perdi 1 ou 2 pombos dentro do esteval que circunda o restolho onde caçamos. Terminamos por volta das 10:00 e dirigimo-nod á sede do clube para bebermos umas minis frescas para tentar ultrapassar o calor insuportavel que fazia.

Um dos socios arranjou um ensopado de um javali abatido na última lua e almoçámos todos por volta das 13:00.

Um dia agradável na companhia de malta porreira e animada.

Um abraço
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do BIRI   Sex Ago 24, 2012 1:53 pm

Data: 23/08

Espécies: Pombos torcazes e rolas

Arma: Benelli super 90 (ponteira 3*)

Munições: polvichumbo 34g chumbo 6 da Polvichumbo

Hj embora não tenha conseguido abater nenhum pombo (atirei apenas a 1 já tocadp a chumbo de outro colega) ainda se viram alguns a fazerem-se ao restolho, tendo o meu pai morto 3 e um colega 2. Uma manhã bem passada e com um almoço partilhado com alguns colegas da associação. A ementa é de fazer crescer água na boca, almoçámos os 11 pombos que eu, o meu pai e o outro colega matámos no domingo, grelhados no carvão com umas batatas fritas e uma salada de tomate caseiro, bem regado com umas minis frescas pois estava um calor que não se podia.

Um abraço
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do BIRI   Dom Ago 26, 2012 4:15 pm

26/08

Local: ZNT da Agolada de cima

Espécies: Largada de Pato

Arma: Benelli super 90 (ponteira 2*)

Munições: 34g chumbo 6 da Polvichumbo

Abates: Não contabilizei (mas matei alguns:lol!: lol! lol! ), mas no final deu 10 patos a cada caçador.

Uma manhã bem passada, com um amigo com quem costumo caçar aos coelhos e perdizes por esse alentejo fora e nas montarias que de vez em qd faço.

Muitos tiros engraçados, patos a voarem mt bem e alguns bastante altos mas que não resistiram ao choque de 34g de chumbo. Matei alguns patos, falhei alguns mas gostei bastante do tipo de largada que´fazem na barragem da Agolada, os patos são soltos a alguma distancia da barragem e entram para a água como se fosse a querença normal deles. O meu colega de porta levou os seus 2 cães, um setter ingles novo que não chegou a alinhar e um breton que fez o seu serviço de cobrar os patos, exemplarmente, entrando na água e trazendo os patos á mão como mandam as regras.

Depois um almoço bem composto e o regresso a casa para o merecido descanso do guerreiro:lol!: lol! .

Um abraço
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do BIRI   Dom Set 02, 2012 8:50 pm

Data: 2/09

Espécie: coelho
Arma: Fabarm betalux canos laterais (5* e 4*)
Munições: polvichumbo RN dispersor 32g chumbo 7

peças vistas-9 coelhos

peças atiradas - 2 coelhos

peças abatidas: 2 coelhos

Chegou finalmente o ansiado dia da abertura aos coelhos, na noite passada dormi pouco, deu-me aquela espertina maluca
as 4 da matina, mas só tinha de estar ás 7 e picos em Martinchel, por isso fui para a sala ver tv até se fazerem horas de zarpar.

Chegaram as 6:20, tioca a acordar o velhote, vestir, comer uma bucha á pressa, meter armas no carro (o resto ficou de vespera no carro), colocar os cães no atrelado e rumar a Martinchel. chegado ao destino, os cumprimentos da praxe, uma cafézada para despertar, as brincadeiras do costume, o sorteio do tradicional presunto (que mais uma vez não me tocou a mim ) e perto das 8 lá rumámos á zona que nos calhou em sorteio.

decidimos ir para uma zona onde sabemos que há uns coelhos bons. com estevais de perder de vista com um ou outro silvadão á mistura e os tradicionais tojos, mas com mtas ruas abertas nos meio dos mesmos. começámos a caçada e eu estava com receio que os meus podengos começassem a bater mato e só parassem no samouco para meter água, mas enganei-me redondamente, começaram a caçar como mandam os canones e os latidos não se fizeram esperar, mas sem se conseguir fazer fogo a nenhum, o 1º a ser visto a tiro, foi levantado pelo meu podengo macho para o lado do meu colega de caçadas e pescarias, que numa zona de limpa apontou, tapou a peça e ... nada lá se foi o bicho para o mato so com o susto do cão, o meu colega ia virando o gatilho ao contrario pois não destrancou a arma apos passar uma vala e lá foi o coelho á vida dele.

Após alguns latidos, lá se foram vendo uns coelhos e os colegas que esperavam fora dos estevais iam fazendo fogo, mas sem sucesso, os coelhos passavam aos caminhos com uma velocidade supersonica, nem tocavam no chão ehehehh, perto de uma barragem uma das minhas cadelas lá tocou um para o meu lado, e qd meto a arma á cara, vejo o meu setter, que so foi hj para não ficar no canil a fazer barulho, a cruzar o caminho mesmo em cima do coelho, não o apanhou por um triz, não me deixando atirar, o coelho passou para um silvado do outro lado do caminho e os meus podengos foram atras dele, começaram a laticar e a trazer o coelho na minha direção, qd ele saltou para o caminho, meto a arma á cara para lhe atirar já do outro lado do mesmo, qd vejo as estevas a abanar no local para onde ia atirar, era de novo o setter a bater o mato mas para onde o coelho ia, não pude atirar de novo (e já tava a ficar lixado com o setter, mas´tb um bocado longe do carro para o ir lá por ao reboque, mas é a vida, não podemos matar os coelhos tds). qd chegámos a uns estevais perto de uns terrenos que em tempos foram hortas, os cães todos a latir e lá sai um para o lado do meu colega, sai o tiro e qd o pó acenta, lá tá o coelhp esticado ao sol (eheheh), lá vai o meu coelga apanhá-lo, pendura á cinta e td vaidoso com ele pendurado lá ia mandando os piropos do costume, (ehehh). Já com mt calor e com os cães a acusar o cansaço, lá fomos a um silvado para onde o meu colega viu dois coelhos entrar, os cães entram, começa a guerra lá dentro e para o meu lado sai um coelho já em 5ª a fundo, um coelga que estava a guardar esse lado faz um tiro atrasado, eu aponto, disparo e vejo o coelho a acusar o chumbo e a entrar nas estevas devagar, grito para outro colega que tinha dado no coelho, ele entrou nas estevas pelo lado contrario ao do coelho e uma cachorra dele apanhou o coelho bem chumbado mas ainda vivo, festas à cadela, mas os caes que estavam no silvado não sairam e lá sai outro foguete para o lado do meu colega, sai o tiro e qd o chumbo bate no chão já o coelho tinha passado. resolvemos então voltar para o carro e dar por encerrada a jornada, mas ainda iriamos bater uns matos perto do carro que ficavam em caminho, ao chegar perto do sitio onde o meu colega não atirou ao 1º coelho, vejo um outro a furtar-se aos cães, mas não consegui atirar, qd já estava a uns 70 ou 80 do carro, vejo a minha podenga pequena qs parada á entrada do mato num caminho, mas a abanar mt o sacoto que faz de cauda, vi logo que era um coelho que estava ali encostado á beira do caminho, a cadela entrou nas estevas pelo outro lado, salta o coelho para passar o caminho, aponto, tive tempo de seguir a peça, disparo e ficou mais um coelho fulminado pelas 32g de chumbo 7.

Nada mau, 2 tiros dois coelhos, o meu colega matou 1 e os outros 2 não se estrearam, fica para a proxima. regressámos ao clube de caçadores, coloquei o reboque com os cães numa sombra grande com bastante água fresca em cada um dos dois andares do reboque, depois de cumprir os requesitos necessarios (entregar o distico da associação, o cartao de abate e marcar os abates no placard), começaram a chover litrosas sagres frescas pela goela empoeirada abaixo, seguiu-se um almoço convivio com os socios e convidados que quiseram.

depois foi o regresso a casa, tratar das orelhas, focinhos e patas dos cães, dar banho ao setter que se foi esponjar na lama de uma barragem qs seca que havia perto do carro e que ficou parecido com um javali, tal não era a camada de lama que tinha em cima. depois foi o descanso do guerreiro, 3 horinhas para repor forças.

Um abraço e domingo que vem há mais.
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do BIRI   Seg Set 10, 2012 2:39 pm

Data: 9/09

Local: ZCA da freguesia de Martinchel

Espécie: coelho
Arma: Fabarm betalux canos laterais (5* e 4*)
Munições: polvichumbo RN dispersor 32g chumbo 7

peças vistas-6 coelhos

peças atiradas - 0 coelhos

peças abatidas: 0 coelhos

Foi mais um dia de caça, com mt calor e com os cães a darem com mtos coelhos, mas que se iam safando aos cães pois o matagal era mt denso e mt extenso não deixando por isso que o grupo visse os coelhos.

Abateram-se 4 coelhos, no meu grupo e erraram-se mais uns qts, mas fiquei bastante satisfeito com o trabalhar dos meus cães que foram incansaveis durante todo o periodo de caça.

Finda a caçada almoçamos em conjunto na sede do clube, um bacalhau no forno com batatas a murro que até estalou.

Um abraço
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do BIRI   Seg Set 17, 2012 3:19 pm

Data: 15/09

Local: herdade vale perditos (V. N. de S. Bento)

especie: coelhos

Arma: fabarm beta lux justapostos (5* e 4*)

munições: polvichumbo dispersor RN chumbo 7

grupo de caçadores: 9 espingardas e 2 mochileiros

cães: várias raças, formas e tamanhos. 8 cães

Peças abatidas: 63 coelhos

Como se previa um dia com mt calor combinamos começar a caçada logo ao nascer do sol, pelo que chegamos ao monte da herdade por volta das 6:00 para confirmação dos documentos e combinar as estrategias para a caçada. Ainda antes de sairmos de lá houve tempo para umas tijeladas (doce regional da minha zona) e uns pasteis de nata para animar.

Como foi a 1ª caçada na zona havia mtos coelhos e com o calor que estava saiam só ao focinho do cão ou pisados, originando tiros engraçados e mt rápidos pois a vegetação era um pouco forte em algumas zonas.

Eu apenas consegui levar um dos meus cães, pois as 2 cadelas que tenho estão com o cio e como tal estão de baixa (ehehheeh). o meu cão trabalhou mt e bem, dando mts coelhos a matar e a falhar, pois embora fosse o primeiro dia eles não se deixavam enganar ás boas.

Por volta das 10 já estavamos no monte a começar o almoço que durou até ás 13:30, qd iniciamos o regresso até casa, mas não sem as frequentes paragens para reabastecer de liquido, poiso calor não perdoava ( ), fora eu que fui o condutor e a carta de condução faz-me mta falta .

Um dia bastante bem passado com amigos e companheiros do melhor que há.

um abraço
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do BIRI   Seg Set 17, 2012 3:27 pm

Data: 16/09

Local: ZCA Martinchel

Arma: Fabarm Beta Lux justapostos

Munições: polvichumbo dispersor 32g RN chumbo 7

Especie: coelho

Abates / Vistos: vistos 8 coelhos e abatidos 3 (abati 1 e errei outro)

Comoçamos a caçar às 8:00 e terminámos ás 10:30 devido ao calor que se fazia sentir, o terreno mt seco e com mato mt forte dificultou o trabalho dos cães que mesmo dando com alguns coelhos, os perdiam com mta facilidade pq não havia mts rastos para seguirem.

Conseguimos abater 3 dos varios que os cães levantaram, mas conseguimos ver e atirar a 8 que pelos curtos espaços onde passaram dificultaram bastante as coisas para o nosso lado.

Ao almoço comemos uma feijoada de marisco regada com cerveja mt fresca e quem quis com vinho caseiro.

Um abraço
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do BIRI   Qua Set 26, 2012 9:33 pm

Dia: 23/09

Zona: ZCA de galveias

Nº de caçadores: 5

Arma: fabarm beta lux de canos justapostos

Munições: polvichumbo 32g RN dispersores

Especie: coelhos

Vistos: 5 ou 6

Abatidos: 1

Num dia que se previa de mt calor, tivemos exatamente o contrario, uma baixa acentuada da temperatura e mta chuva, principalmente durante a manha, em vez de nos molharmos com a transpiração, foi uma molha das antigas, apenas as meias escaparam!!! eheheh

Embora os cães dessem com mais alguns coelhos, apenas vimos meia duzia de coelhos, numa zona com vegetação mt fechada. Eu vi 3 mas não consegui atirar a nenhum, um deles foi tirado de um tojo debaixo dos meus pes por uma das minhas cadelas mas não pude atirar pois a cadela ia mesmo colada ao coelho, depois um colega ia pisando outro ao meu lado e vi-o passar por tras de mim, mas qd o esperava do outro lado do mato ele não apareceu, deu-me a volta foi a mim!! eheheh e o 3º nem tive tempo de puxar pela arma ddentro do mato, tal não era a velocidade do bicho tocado a cão.

à tarde um dos companheiros ´lá conseguiu abater um coelho e ficámos por aí.

Um abraço
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: dia 29 de stembro   Qua Out 03, 2012 3:15 pm

Mais uma saída na ZCA de Galveias podiamos abater 2 coelhos por caçador e foi o que fizemos, antes das 10h estavamos despachados. O tempo fresco mas com sol ajudou á caçada, pois assim os cães mantiveram o ritmo e trabalharam sempre em alta rotação.

Eu abati 4 coelhos e os meus cães capturaram 2 dos 3 que foram apanhados pelos nossos ajudantes caninos, houve mts falhanços, mas faz parte da caça.

depois um almoço em grande, com um leitão assado por uma pessoa da terra bem regado com um tinto verde e umas cervejas frescas.

Um abraço
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Diário do BIRI   Qua Out 03, 2012 3:17 pm

Parabéns pela caçada
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: 30 de setembro   Qua Out 03, 2012 3:21 pm

Caçada na ZCA de martinchel, dia de caça na zona A, que é a que tem a área mais suja e fechada, por isso não consegui ver nenhum dos coelhos que os cães levantaram, abatemos 2 já no regresso ao carro e bem perto do mesmo, pois meu cão ainda teve forças para empurrar 1 para fora do esteval e houve 1 outro que se atrasou a sair de um pastiço e foi enganado por um colega do grupo.

Como já referi esta zona tem muito mato, estevas mt fortes, com tojos e balsas, com a condicionante de ter muitos paus de esteva caidos que ficaram depois do incendio de há uns anos atras.

um abraço
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: 5 de outubro   Qua Out 10, 2012 6:07 pm

Caçada na ZCA de Galveias, abertura às lebres e perdizes, mas também podiamos abater codornizes.

Um dia bem passado com o grupo de caça, vimos mta caça mas as perdizes estavam já um bocado ásperas, pois já se fizeram várias caçadas aos coelhos e elas começam a adivinhar que têem de fugir qt antes. Vimos muitas lebres, abatemos 1 para cada membro do grupo, o que era o limite e abatemos 4 perdizes e 5 codornizes. Da minha parte abati 1 perdiz e 3 codornizes mas ainda vi umas 7 ou 8 lebres, mas a única que me saiu a tiro já foi depois de termos o limite e por isso não atirei.

de manhã mataram-se todas a lebres, 2 perdizes e 1 codorniz, depois á tarde num local de estevas e tojos abati 1 perdiz e um colega abateu outra, depois passamos para um restolho de milho atrás das codornizes onde me sairam 3 que abati ao 1º tiro.

Qt ás munições e armas utilizadas, de manhã e na volta da tarde ás perdizes usei a minha benelli super 90 com ponteira 3* com cartuchos polvichumbo 34gr de chumbo 6 e nas codornizes usei a arma que uso regularmente aos coelhos e galinholas, uma fabarm betalux de canos justapostos com 5* e 4* e cartuchos polvichumbo super caça 32gr em chumbo 8.

Resta apenas falar dos cães utilizados, de manhã levei o meu setter inglês Sheik e a minha E. breton Tita para esticarem as pernas e de tarde dei uma volta às perdizes com a minha E.Breton velhota chamada lippe, que embora já tenha 8 ou 9 anos ainda levantou e cobrou uma perdiz e levantou outras sem que eu conseguisse abater mais nenhuma. ás codornizes levei de novo o setter e a tita que conseguiram descobrir 4 ou 5 codornizes parando o seter 2 e a tita embora não conseguisse parar levantou outras 2 ou 3. Tiveram um dia mt complicado pois para além do terreno ser muito plano e sem vegetação esteve mt calor, o que limitou um bocado o trabalho dos cães.

Um abraço
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: 7 de outubro   Qua Out 10, 2012 6:10 pm

Dia de abertura da geral no terreno livre, reasovi não ir para uma associativa aos coelhos para poder ir bater um almoço com uns amigos num terreno livre perto da zona onde moro. Vimos 6 lebres e algumas perdizes, mas apenas conseguimos matar 1 lebre, pois a caçada desenrolou-se num eucaliptal novo e um bocado fechado o que dificultou em muito a caçada.

Valeu pelo almoço e pelo treino fisico que demos aos cães.

Um abraço
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Sábado dia 13 de outubro   Ter Out 16, 2012 9:14 pm

Boas, mais um fim de semana duplo, com caçada sabado dia 13 e domingo dia 14 de outubro.

Sábado dia 13, fui caçar a zca de galveias numa zona que faz fronteira com a de á 15 dias atrás, mas com menos coelhos e uma cobertura vegetal muito dura e fechada.

os cães encontraram alguns coelho e uma das minhas cadelas agarrou um a dente, abatemos 5 a tiro, tendo eu atirado a 2 e matando 1 deles. no final do dia tinhamos então 6 coelhos para 5 caçadores.
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: domingo dia 14 de outubro   Ter Out 16, 2012 9:21 pm

Dia de caça na zca de martinchel aos coelhos.

fomos caçar na zona C num local com matos mt fechados de estevas e alguns silvados, os cães deram com bastantes coelhos, mas a dificuldade que o terreno provocava no disparo apenas permitiu que abatessemos 1 coelho. Eu vi 2 ou 3 coelhos, atirei a 1 em corrida e tocado a cão e errei-o bem errado, pois oara alem da velocidad dele ser mta, as estevas tb eram mtas. Não atirei a 1 outro qu se furtava aos cães e que parou a uns 5 ou 6 metros de mim, mas como era dentro das estevas e eu não sabia se havia lá cães ou não, resolvi não atirar.

Um dia bem passado, com um almoço em convivio com alguns associados e amigos do clube se caçadores na sede do clube.

um abraço
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Diário do BIRI   

Diário do BIRI
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Estatísticas / Sondagens :: O meu diário 2012&2013-
Ir para: