Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Seguro de responsabilidade civil.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
pmsac
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 34

MensagemAssunto: Seguro de responsabilidade civil.   Seg Ago 20, 2012 10:36 am

Caros amigos,

Estou na fase de tirar a carta de caçador pela primeira vez .... ainda não comecei o processo e já estou a ver a coisa complicada :) :) e surgiu-me uma dúvida, aliás muitas, como é normal ao falar com a psp da minha zona.
O Sr que me atendeu disse-me que além dos documentos habituais eu teria que ter, depois de tirar a lupa um seguro de responsabilidade civil por cada arma que tivesse.

A minha questão é a seguinte:

Se eu durante o período de vigência da lupa deixar de caçar tenho que continuar a pagar o dito seguro?
Ou seja o seguro aplica-se quando se está a caçar ou tem que ser feito todos os anos Independentemente de se caçar ou não nessa época.
E já agora, quanto custa o dito seguro.

Antecipadamente agradecido,
Pedro Coelho
jsgomes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 8

MensagemAssunto: Re: Seguro de responsabilidade civil.   Seg Ago 20, 2012 10:45 am

julgo que sao exigencias de "responsabilidades" diferentes, ou seja, qualquer proprietario de arma, pela sua simples posse, está obrigado a ter um seguro de responsabilidade, mesmo que a arma nao saia do domicilio.

por outro lado, para a pratica venatoria, está tambem obrigado a ter seguro de responsabilidade civil, mas neste caso só precisa de ter seguro nos anos que caçar.

resumo: tem arma (mesmo que nao lhe dê qualquer uso - caça ou tiro) tem que obrigatoriamente ter seguro de RC. seguro de RC de caça, só precisa de ter se caçar.

pelo menos, penso eu de que...
pmsac
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Seguro de responsabilidade civil.   Seg Ago 20, 2012 4:54 pm

Obrigado pela resposta.

Antes de mais tenho que esclarecer a minha situação em concreto.
Comprei a minha arma à bastante tempo e nessa altura penso que nem o seguro era obrigatório.
Por isso nunca tive seguro. Agora que quero tornar-me caçador percebo que afinal andava enganado, adiante :)

A minha situação é a seguinte, tirei a lupa inscrevendo-me na Federação Portuguesa de tiro com arma de caça.
Nunca tive carta de caçador.
Por isso agora ando a recolher todos os dados sobre a Lei das armas.
Vou inscrever-me agora em Outubro e tirar a carta de caçador.
Com isso posso ir à PSP e fazer a renovação da lupa.
Pelo que li por este forum já sei que vou ter que fazer todos os cursos e pagar por inteiro a lupa ... enfim ... é um autêntico roubo.

Mas gostaria que me informassem uma coisa:
Quanto custa o seguro de Detenção de armas em casa e onde fazer ? Qualquer Mediador de seguros serve ?

Abraços,
Pedro Coelho
jsgomes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 8

MensagemAssunto: Re: Seguro de responsabilidade civil.   Seg Ago 20, 2012 10:20 pm

como tens LUPA, penso que apenas necessitas de fazer um RC para as armas.

acho que qualquer companhia o faz. o meu é da Liberty, mas já tive noutras companhias.

quanto ao preço, uma RC simples para caça e armas custa cerca de 40€, mais €, menos €.

cumps.
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 328

MensagemAssunto: Re: Seguro de responsabilidade civil.   Seg Ago 20, 2012 10:23 pm

mas tem de fazer o complemento do seguro para RC no domicilio que custa perto de 10€ +/- dependendo da companhia.
pmsac
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Seguro de responsabilidade civil.   Seg Ago 20, 2012 11:20 pm

Obrigado a todos pelas respostas, vou ver se trato o quanto antes do seguro que já devia era ter feito ... :)
vitor76
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 393

MensagemAssunto: Re: Seguro de responsabilidade civil.   Ter Ago 21, 2012 4:39 pm

Boas vais a uma companhia e tiras um seguro de caça e responsabilidade civil tudo incluido e assim que tenho e a mesma apolice da ate 5 armas
pois tenho 3 e estao todas na mesma apolice.
Agora nao caçando teras que ter sempre o de responsabilidade civil

amigos
pmsac
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Seguro de responsabilidade civil.   Seg Ago 27, 2012 6:42 pm

Caros,

Por acaso não preciso de seguro de responsabilidade Civil:

Vejam o que diz a Lei e a página da psp:

vitor76 escreveu:
Boas vais a uma companhia e tiras um seguro de caça e responsabilidade civil tudo incluido e assim que tenho e a mesma apolice da ate 5 armas
pois tenho 3 e estao todas na mesma apolice.
Agora nao caçando teras que ter sempre o de responsabilidade civil

Não caço para já e, segundo a Lei:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Ver no final da página a Lei é clara:

citando:

"...

Também exceptuam-se os casos abrangidos pelo estipulado no n.º1 do
artigo 114.º da Lei nº 5/2006, de 23 de Fevereiro, alterada e
republicada pela Lei n.º12/2011, de 27 de Abril, que refere que “os
possuidores de armas detidas ao abrigo de licenças de detenção
domiciliária emitidas nos termos do disposto no artigo 46º do
regulamento aprovado pelo Decreto-Lei nº 37 313, de 21 de Fevereiro de
1949, mantêm o direito a deter essas armas nos termos anteriormente
estabelecidos.” Assim, os detentores de armas no domicílio, titulares de
licenças de detenção no domicílio permanente/vitalícia, emitidas no âmbito do anterior regime legal podem deter as armas sem seguro de responsabilidade civil.

..."

Que é exactamente o meu caso visto que a minha Benelli foi comprada em, segundo me lembro 2000 ou 2001 ... e a minha licença de deteção ao domicilio Permanente é de 2005.

Cumprimentos,
Pedro
juliuskaizer
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 26

MensagemAssunto: Re: Seguro de responsabilidade civil.   Qui Set 13, 2012 12:05 pm

Sendo membro da FPTAC só precisas do seguro de Responabilidade Civil para Uso e Porte de Arma para as armas que utilizas no Tiro Desportivo.

Depois levei um grande nó quando falas em Licença de Detenção no Domicilio, afinal pertences à FPTAC e tens Licença Federativa E e Licença de Tiro Desportivo ou não?

ATENÇÃO

- Segundo os "entendidos" da FPTAC as Licenças de Tiro Desportivo passadas ao abrigo desta só servem para a algumas Armas Classe D: só armas longas, de alma lisa, apenas automaticas e tiro a tiro, calibre 12 ou menor e cumprimento 60 ou 66cm dependendo do desporto (que eu não concordo simplesmente porque os regulamentos Olimpicos + enquandramento na Lei nacional são permitidos para o Fosso Olimpico, Skeet e Double Trap também o uso de armas de repetição, ficando todas as armas de Classe D incluidas nesta Licença de Tiro Desportivo... mas enfim... )
pmsac
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Seguro de responsabilidade civil.   Dom Set 16, 2012 9:04 pm

Boas,

juliuskaizer escreveu:
Sendo membro da FPTAC só precisas do seguro de Responabilidade Civil para Uso e Porte de Arma para as armas que utilizas no Tiro Desportivo.

Depois levei um grande nó quando falas em Licença de Detenção no Domicilio, afinal pertences à FPTAC e tens Licença Federativa E e Licença de Tiro Desportivo ou não?

ATENÇÃO

- Segundo os "entendidos" da FPTAC as Licenças de Tiro Desportivo passadas ao abrigo desta só servem para a algumas Armas Classe D: só armas longas, de alma lisa, apenas automaticas e tiro a tiro, calibre 12 ou menor e cumprimento 60 ou 66cm dependendo do desporto (que eu não concordo simplesmente porque os regulamentos Olimpicos + enquandramento na Lei nacional são permitidos para o Fosso Olimpico, Skeet e Double Trap também o uso de armas de repetição, ficando todas as armas de Classe D incluidas nesta Licença de Tiro Desportivo... mas enfim... )

Passo a esclarecer:
Estive inscrito até 2008 na FPTAC.
Entretanto não renovei a licença e a minha lupa caducou, só era válida até essa data (2008).
Em 2005 tirei uma licença de detenção domiciliária da espingarda, -> Vitalícia.
Sugiro que façam todos como eu e cada vez que comprem um nova arma peçam logo a dita licença de detenção domiciliária, assim se houver qq problema com atrasos na renovação de qq lupa estão com a arma Legal.
Por esse motivo estou abrangido, independentemente de qualquer alteração à Lei, pelo Direito que adquiri em 2005.
Sendo assim tal como é normal em qualquer regime Jurídico não preciso de seguro naquela espingarda nem de nenhum outro tipo de normativos que se apliquem a armas a partir de 2005.
Não preciso de seguro nem de cofre (caso fosse essa a minha situação ...+ de 3 armas em caso) nem de nenhuma outra medida que Não esteja prevista na Lei das armas anterior.

Abraços
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Seguro de responsabilidade civil.   Hoje à(s) 11:52 am

Seguro de responsabilidade civil.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: A Caça em Portugal :: Legislação-
Ir para: