Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Chokes adequados na Sobrepostos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
santos-77-ptb
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 50

MensagemAssunto: Chokes adequados na Sobrepostos   Ter Out 02, 2012 1:18 pm

Boas caros confrades,

Desculpem postar um novo tópico mas como estou com uma seria duvida agradecia que me ajudassem urgentemente.

Tenho uma arma de canos sobrepostos nova e vem com 5 chokes. Aquestão era se me ajudam a colocar os chokes mais adequados para o tipo de caça que vou praticar e que é basicamente ao coelho e à perdiz essencialmente. A zona onde caça é de matos densos e vegetação bastante fechada e suja por isso penso que os tiros terão que ser rapidos e curtos. Neste caso gostaria que me indicassem quais os chokes que devo utilizar na minha arma de canos sobrepostos pois tenho lido varias opiniões mas são basicamente todas para armas semi-automaticas. Agradeço a brevidade das vossas respostas uma vez que tamos pertinho de começar a caçar a estas especies. A quem responder e se o quiser fazer agradecia tambem uma opinião sobre o n.º do chumbo mais indicado bem como as cargas de mais eficazes para o tipo de caça que vou exercer.

Desde já agradeço a quem postar comentario e me ajudar nestas duvidas todas de caçador iniciante.

Obrigado

Cristovão Santos cheers
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Chokes adequados na Sobrepostos   Ter Out 02, 2012 1:29 pm

Numa arma sobrepostos para caçar de salto utiliza os dois choque mais abertos que tiveres sendo que o mais aberto vai para o primeiro tiro e o outro para o segundo tiro.
Cargas utiliza carga até 32gr que te chegam e sobram. Chumbo n.º7 no 1.º tiro e chumbo n.º 6 no segundo tiro.
Aos coelhos podes utilizar um cartucho dispersor no 1.º tiro também em chumbo n.º7.

Esta receita seria a que eu utilizaria face ao teu material e às tuas condições de caça.
santos-77-ptb
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Chokes   Ter Out 02, 2012 1:59 pm

Amigo Podengos & Coelhos,

Obrigado pela sua opinião,

Eu sou memso novato nestas coisas e percebo muito pouco, por isso imagino que os chokes devem ser o de maior numero possivel certo ?

Penso que tenho o 4, 3, 2, 1 e um sem qualquer indicação não sei se é considerado o full.

Esse será considerado um num 0 ou o num 5. E já agora podera me elucidar com qual cano habitualmente se dispara primeiro nas sobrepostos com o de cima ou o de baixo, embora a minha arma tenha selector e possa alternar de acordo com o gosto pessoal mas como é feito habitualmente na generalidade ??

Obrigado amigos

Cristovão Santos
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 686

MensagemAssunto: Re: Chokes adequados na Sobrepostos   Ter Out 02, 2012 2:27 pm

Boas,
Eu na sua situação talvez utilizasse o 4* no primeiro (cano de baixo) e o 2* no segundo para algum tiro mais longo. Nos primeiros dias talvez até metesse o 3* no segundo.
Quanto aos cartuchos, tendo pouca experiência, sem duvida de 32 gramas. Chumbo 8 no primeiro tiro que da uma optima aba de tiro e é muito eficaz até aos 30 metros, e chumbo 7 no segundo tiro. Pelo menos até meio da temporada acho que não há necessidade do chumbo 6. Eu próprio muito raramente, para dizer quase nunca uso o chumbo 6 de salto.
Mas isto é muito relativo, cada cabeça sua sentença.
Devido a falta de experiencia talvez colocasse no primeiro tiro em chumbo 8 um dispersor no inicio de época.
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Chokes adequados na Sobrepostos   Ter Out 02, 2012 2:28 pm

* = 1 estrela = FULL
** = 2 estrelas = IM - Improved Modified (3/4 de choque)
*** = 3 estrelas = M - Modified (1/2 choque)
**** = 4 estrelas = IC - Improved Cylinder (1/4 de choque)
CL = Cilindrico

Numa arma de dois canos um choque ***/* significa M/F ou seja 1/2 choque no cano direito ou no cano inferior e choque Full no cano esquerdo ou cano superior.
O choque FULL é o de menor diâmetro logo é o que dá maior estrangulamento garantindo uma menor dispersão e um maior agrupamento da chumbada possibilitando tiros a maior distância.
O diâmetro do choque vai aumentando aumentando a dispersão pela seguinte ordem: F, IM, M, IC e C.

Atenção que o choque tem sempre relação directa com a alma da arma.

Normalmente utiliza-se primeiro o tiro do cano de baixo nas de sobrepostos e no cano direito nas justapostos.
luis carvalho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 237

MensagemAssunto: Re: Chokes adequados na Sobrepostos   Qua Out 03, 2012 9:18 pm

Na minha sobrepostos utilizo */***
abraço
http://luiscarvalho.blogs.sapo.pt
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1897

MensagemAssunto: ola   Qui Out 04, 2012 11:23 am

camarada santos......

numa subrepostos o primeiro tiro é com o cano debaixo ke um tiro mais perto.....

o segundo tiro no cano de cima......

na geral como caça ao coelho eu optava por caçar no primeiro cano com cartucho

despressor xumbo 7/8 32g....

no segundo cano com cartucho xumbo 7/8 direto não vou dar nomes de cartuxos pk ha mts marcas.....

no primeiro cano usava choque 4

no segundo cano choque 3

isto era eu.......

tanto na caça como na pesca a segurança é que interessa....
santos-77-ptb
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Chokes adequados na Sobrepostos   Qui Out 04, 2012 4:00 pm

Caro amigo Matador,

Já cheguei a um concenso na gramagem vou utilizar o 32g e quanto ao chumbo entre 6,7,8 passando por um bom dispersor estou esclarecido. Agora quanto aos chokes no primeiro tambem não há duvidas será o 4/*** agora para o segundo estpu indeciso entre o choke 3/*** e o 2/**. Sabe me dizer se haverá assim uma tamanha diferença entre entes dois chokes pois na minha opinião eu optaria pelo num 3/*** mas tenho receio que num tiro mais longe me deixe ficar mal. Acho que se calhar so mesmo expwerimentando in loco o efeito de cada um saberei o resultado.

Mas em todo caso agradecia a sua opinião e a de quem queira postar algo sobre o mesmo.

Obrigado
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1897

MensagemAssunto: ola   Qui Out 04, 2012 5:11 pm

camarada santos eu optaria pelo choque 3

a 40/45 metros inda chega a matar bem uma perdiz acima disso ja fica um tiro mt largo

matando a peça ou não entende é uma questão de exprimentar mas eu caçaria assim....

eu na caça ao coelho utilizo uma semi automatica de 66cm por ser mais leve visto que vou

carregar o ferro o dia todo...

na caça pombos rolas e tordos utilizo a subrepostos

pombos de manha xoke primeiro cano 3 segundo cano 2

pombos de tarde primeiro cano xoke 2 segundo xoke 1 pk eles ja vem mais altos

aos tordos de manha primeiro tiro xoke 4 segundo o 3

de tarde aos tordos primeiro tiro o 3 segundo o 2

e na recolha volto a utilzar o xoke 4 no primeiro e 3 no segundo....

mas isto sou eu kme habituei assim e é assim k tenho bons resultados ou alguns resultados....
vitor76
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 393

MensagemAssunto: Re: Chokes adequados na Sobrepostos   Qui Out 04, 2012 5:14 pm

Amigo se caça em sitios fechados optava sempre o mais abertos possivel era assim que fazia ate ao ano que passou e por vezes andava com dois tiros de dispersor em sitios fechados como caço e que por vezes nem e se acerta melhor ou nao e se acertar nao disfazer a caça
este nao vou caçar de semi-automatica e vai ser choque cilindrico dispersor nº7 no 1º e 2º tiro e no 3º e que vai ser normal 32gr. nº7
Boas caçadas espero ter ajudado em alguma coisa
amigos
Herminio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Chokes adequados na Sobrepostos   Sab Out 06, 2012 10:35 pm

Na minha opiniao os choques a utilizar variam de varios factores, tipo de caça, tipo de terreno, condiçoes climatéricas etc........Mas no geral o choques que mais utilizo sao ****/**. É uma questao de experimentar e ver com qual se adapta melhor.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Chokes adequados na Sobrepostos   Hoje à(s) 8:08 am

Chokes adequados na Sobrepostos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: