Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Diário do Rufi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rufi
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 16

MensagemAssunto: Diário do Rufi   Ter Out 02, 2012 1:32 pm

Dia 19-08-12

ZCA de Cabeça da Serra/Piçarras

Caçada aos Pombos e Rolas??????

Arma: Beretta Urika AL391***

Cartuchos: Salganhada nº 8, mas não eram necessários!!!

Tiros: 0,0000. Turcas são aos montões!!!!

Abates: 0,000

Uma valente barrigada de rir durante o almoço!!!! No outro dia ainda ria!!!
Rufi
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do Rufi   Ter Out 02, 2012 1:32 pm

Dia 01-09-12

ZCT em Alcaçovas

Caçada às codornizes

Arma: Beretta 304****

Cartuchos: Supremo (Fabicaça) nº 8

Tiros: 19

Abates: 11 Codornizes
Cobradas: 9 (uma não achei e outra foi cobrada e completamente esfrangalhada pela cadela do meu amigo!)

Um dia como já alguns anos não tinha! E que só foi possível graças ao meu grande amigo Pedro
E que saudades que já tinha de caçar às codornizes!!!! Eramos 6 a caçar na ZC, mas eu e o Pedro andámos sempre sozinhos os dois (Um luxo para caçar às codornas)!!
Com o vício caçámos até às 11 e tal!! Só me apercebi realmente do calor que estava quando me sentei para almoçar!
Quem me dera muitos dias como este!!!!
Rufi
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do Rufi   Qua Out 03, 2012 7:58 am

Dia 08-09-12

ZCA de Porto Covo

Caçada às rolas

Tiros: 16

Abates: 3 Rolas

Poderia ter feito a conta mas hoje estive uma desgraça!!!
Logo de manhã passa uma rola um pouco larga, levou 2 tiros e lá vai ela! Olho para a minha frente e vejo mais duas na minha direção, ainda consigo meter um cartucho (fico com dois) e dois tiros a uma (já as estava a fritar às duas) e lá foi ela de asas abertas até cair morta no meio do restolho a uns 100m da porta! Logo de seguida aparece outra do mesmo sítio, leva 3 tiros e vai cair "lá para o caraças" também mortazinha! Algum tempo depois estava eu já quase a dormir e "a pensar na morte da bezerra" quando o meu primo João grita "olha aí à tua frente!" Duas lindas rolas já dentro de tiro, mansinhas! Mando 3 bombas e nem uma pena!!! PORRA!
Depois os companheiros das 2 portas ao lado erram uma que vem de frente para mim! Mais 3 ameixas, uma carrada de penas e deixei de a ver! MAU! A sorte é que um amigo que estava noutra porta a viu cair! Fui lá e também estava mortinha da silva!
Mais tarde vejo 2 de frente para mim já dentro de tiro, faço mais 3 tiros e uma delas começou a rodar, a rodar, a rodar e foi-se embora! PORRA! Grande martelo do caraças!
Note-se que as 3 rolas que cobrei tinham várias bagadas no peito e nenhuma morreu logo!
Rufi
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do Rufi   Seg Out 08, 2012 9:55 am

Dia 09-09-12

ZCA de Porto Covo

Caçada às rolas

Tiros: 3 a uma rola que passou larguíssima!

Abates: 0,00

Mais um dia de seca!!!
Rufi
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do Rufi   Seg Out 08, 2012 9:56 am

Dia 13-09-12

ZCA de Porto Covo

Caçada às rolas

Tiros: 0!

Abates: 0,00

POMBOS DA ROCHA SÃO ÀS LARGAS CENTENAS E NÃO LHES PODEMOS DAR UM TIRINHO!!!!!

VENHAM AS PERDIZES
Rufi
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do Rufi   Seg Out 08, 2012 9:56 am

Dia 16-09-12

Caçada aos Coelhos e Lebres

Cartuchos: SDM Especial Caça 32gr, nº 7

Tiros: 1
Abates: 1Lebre (o limite)

Andámos numa zona muito seca, com muito poucos coelhos, sem cães de coelho e assim nem vê-los!
Lebres tive 5 ou 6 a tiro! Mais outras tantas ou mais que vi ao longe!
Houve Lebres para todos mas mesmo assim houve quem não gostasse delas! Eh! Eh!
Rufi
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do Rufi   Seg Out 08, 2012 9:57 am

Dia 22-09-12

ZCA

Caçada aos Pombos e Rolas

Cartuchos: SDM Especial caça 32gr, nº7

Abates: 2 Pombos
Rufi
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do Rufi   Seg Out 08, 2012 9:57 am

Dia 29-09-12

ZCT em Alcaçovas

Caçada às codornizes

Abates: 10 codornizes (ainda derrubei outra que não cobrei)

Mais uma vez, um grande dia que muito agradeço ao meu grande amigo Pedro!
Quando lá fui fazer a abertura das codornizes e já depois da caçada, comentei com o Pedro, que quando cortassem o milho, que por lá havia, deveria ser um festival, ao que ele respondeu: "vão cortar o milho muito em breve e nessa altura, se quiseres, voltas cá outra vez!
É claro que como as expectativas eram grandes, na noite anterior quase não preguei olho
E realmente o que esperava aconteceu (havia por lá uma boa quantidade de codornizes)! Começámos a caçar por volta das 07.30h e às 08.00h já pendurava 6 e com um grande trabalho dos cães! pouco depois já a equipa (eramos 8 a caçar) tinha "varrido" o milharal todo e a partir daqui cada um ia por onde quisesse! O pedro quis ir para a zona onde fizemos a abertura, mas aí estava rapadinho só lá cobrei uma que foi muito bem parada pelos cães! Disse ao meu amigo que deveríamos voltar ao milho pois achei que tinhamos passado lá um pouco à pressa! Chegados lá , uma paragem linda do Nolito com o Ralf logo coladinho a ele, mais outra do Ralf e mais uma de ambos (com a codorniz a sair do meio dos dois) e estava feito o limite!
Fiquei surpreso ao ver que tinha sido o único a atingir o limite, pois houve mesmo muitos tiros!
O meu amigo Pedro cobrou 5 codornizes e uma marrequinha!
Depois um grande almoço no campo e aí ia quase cobrando o mesmo limite das minis
Rufi
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do Rufi   Ter Out 09, 2012 10:14 am

Dia 06-10-12

ZCA de Porto Covo

Caçada à geral

Cartuchos: SDM Especial caça 32gr. nº 5

Abates: 2 Lebres (o limite), 2 Perdizes e 1 Codorniz

37 armas: 57 Lebres, 31 Perdizes, 5 Coelhos e algumas Codornizes

Atirei 3 tiros a uma Lebre um pouco larguinha, ela foi à vidinha dela e eu tive que envergar o chucalho ao almoço! Numa porta passou outra aos caçapos mesmo ao pé de mim e eu nem tive coragem de lhe atirar!
Errei ainda uma Codorniz e uma Perdiz (passou-me perto da cabeça, deixei-a esticar, três favas e lá vai ela tranquila! )
Quando chegarmos ao 3º dia, não matamos 15 Perdizes !!!!! A ver vamos!

Na divisão calhou-me 2 Lebres e 1 Perdiz

Última edição por Rufi em Seg Out 15, 2012 2:26 pm, editado 1 vez(es)
Rufi
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do Rufi   Seg Out 15, 2012 2:25 pm

Dia 07-10-12

Caçada à geral (porta )

Arma: Beretta 304***

Cartuchos: SDM Especial Caça 32gr, nº 5

Abates: 1 Lebre e 3 Perdizes

19 armas: 19 Lebres, 25 Perdizes e 12 Coelhos

Na 1ª porta matei um Perdigão e quando o fui buscar saiu-me um coelho debaixo das botas e “ora vejo ora não vejo”, fiz dois buracos no chão e nunca mais o vi!
Na 2ª batida passou uma Perdiz dentro de tiro, dou ao gatilho e nada, não devo ter fechado bem a culatra!!! Passou outra larga que depenei com os dois últimos tiros, mas aguentou-se e desapareceu no horizonte! Matei uma quando o pessoal de salto já estava perto das portas.
Na 3º batida matei uma Perdiz e uma Lebre e ainda atirei a duas Perdizes que foram erradas pelas portas dos lados.

Na divisão calhou-me 1 Lebre e 1 Perdiz
Rufi
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do Rufi   Qua Out 17, 2012 11:13 am

Dia 13-10-12

ZCA de Porto Covo

Caçada à geral (salto)

Arma: Beretta 304***

Cartuchos: SDM Especial caça 32gr. nº 5

Abates: 2 Lebres (o limite) e 4 Perdizes

37 armas: 29 Lebres e 47 Perdizes

Na 1ª batida vi duas Perdizes num alqueve e entre mim e elas estava um chaparrinho pouco mais alto do que eu! Meti-me por trás dele e fui-me aproximando, de repente levanta uma que tenta voltar para trás e aproveita onde eu estava (pois não me viu), assim que me vê vira para a minha esquerda e arrepia! Um tiro a uns bons 30m e secou no ar (era um daqueles Perdigões com pintinhas nas penas do rabo e com dois esporões em cada pata, sendo os de baixo larguíssimos! Bicho velho e pesado!

Na 2ª batida atirei um tiro a uma Lebre que a cadela do amigo do lado levantou, mas como ele não conseguiu atirar eu derrubei-a! De seguida o meu tio Pedro atirou 3 tiros a outra e ela foi correndo à frente dos cães como se nada fosse, vira na minha direção, o Nolito atravessa-lhe à frente, ela salta-lhe por cima e ele apanha-a no ar!!! Um festival! Levei a Lebre ao meu tio e disse-lhe que estava a dever um bife ao cão que o acabara de livrar do chocalho! (Ao almoço levou com ele na mesma, pois o pessoal começou a dizer que se não fosse o cão ela ia embora! Eh!Eh! )
Na 3ª batida num pastão que tem sempre umas boas Lebres, andei a ver se encontrava a que me falta. Os companheiros dos lados atiraram a várias e eu nada. Quando estava a uns 50m do fim desse pastão digo ao meu primo: se não for até aquelas árvores (que estavam à nossa frente e limitavam essa zona de pasto) que encontramos alguma!... Depois é melhor esquecer! Começam a atirar às Perdizes cruzam várias á minha frente, mas largas, e há uma que volta para trás na minha direção. Erro-a de frente com o 1º tiro e depois já de atravessado morreu no ar com o 2º (nem olhei para ver onde ia cair) viro-me rapidamente para a frente para ver se vinha mais alguma e vejo o Nolito a correr atrás de uma Lebre aí a uns 30 e tal metros para a minha direita, arma à cara (pensei logo no chucalho! ), dou ao gatilho e a Lebre parecia que tinha batido numa parede! Fomos ver e tinha a cabeça cheia de chumbo (grandes tiros e com direito a doble a duas espécies diferentes! Nunca me tinha acontecido!)
Passei a árvores e do outro lado começaram a atirar às Perdizes, atiro 1 tiro a uma que passa à minha frente muito larga e levanta-se uma a uns 10m de mim que derrubo com um tiro!
Mais à frente o Nolito para e sai uma Perdiz rente ao chão, larguinha, a uns 50m, mando-lhe 3 bombas, ela acusou os tiros mas foi voando, o cão correu uns 200m metros atrás dela e assim que ela pousou ele ficou com ela na boca, matou-a e deixou-a lá!!!!???? Deve ter medo que o mais velho lhe morda! Só que o outro voltou para trás logo e se eu não tivesse visto o Nolito a apanhá-la provavelmente ficaria lá!
Encontro a Perdiz, acabo de a pendurar e levanta-se outra a uns 15, 20m, na diagonal para a minha direita, 3 tiros e nem uma pena!!! Tinha que borrar a pintura!!!!

Na divisão calhou-me uma Lebre e uma Perdiz
Rufi
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do Rufi   Ter Nov 27, 2012 11:45 am

Dia 14-10-12

Caçada à geral (salto)

Abates: 2 Lebre (o limite) e 1 Coelho

21 armas: 27 Lebres, 19 Perdizes e 4 Coelhos

Mais uma confirmação de que o Nolito não engana! Hoje parou duas Lebres!!! Uma matei eu ao 1º tiro e a outra (poucos metros à frente) foi o companheiro do lado, enquanto toda a linha e portas assistiam ao espectáculo do canito!!!
Depois, já na 2ª batida, atirei um tiro a uma Lebre parada pela cadela do mesmo amigo (ele já tinha o limite, mas como eu estava um pouco longe, não tive tempo de me aproximar como deveria ser, pois a Lebre não aguentou muito e saiu muito larga! Atirei um tiro de atravessado e o chumbo bateu ainda com força a 1/2m por trás da Lebre! Pensei logo “o chumbo chega lá bem, agora com mais um descontinho e estás lixada! Dou ao gatilho e nada, só tinha 1 cartucho na arma!
Pouco depois passa outra pela minha frente também larguinha, 2 tiros e nem vi bater chumbo em lado nenhum! Ficou no “vizinho” do lado esquerdo! Segundos depois vem outra pelo mesmo sítio da 1ª (também larguinha) mais duas bombas, parto-lhe uma perna de trás e a mesma cadela do amigo que ia ao meu lado lá apanhou uma valente barrigada de fugir atrás dela até por fim, depois de muitas voltas e reviravoltas, a apanhar! (Os meus cães tinham ido buscar a que tinha morrido instantes antes!)
Na 3ª batida, dentro de um projecto de sobreiros atirei um tiro a um Coelho que me saiu “debaixo das botas” e ficou!
Na 4ª batida que era a das Perdizes, atirei um tiro a uma, mais dois a outra, ambas larguíssima!
Caçou-se devagarinho e parado! As Perdizes estavam à minha frente e enquanto eu estive parado, era vê-las a levantar, acho muitas saíram para fora da linha, pois não ouvi muitos tiros! O pessoal acha que assim é que se deve caçar! Porra! Naquelas charnecas até se justifica que se ande devagarinho, por causa das Lebres (que é o que se mata aí!), agora onde o que há são Perdizes!... Eu não digo correr, mas pelo menos devíamos andar devagar! Uma coisa é parar para esperar que uma ponta avance, outra é estarmos todos alinhados e parados, a coçar os t………..!!!!!!! Os que caçaram de salto (uns 10 ou 11) mataram 3 Perdizes! O resto foram as portas! Por aí se vê!

Este ano está muito mais fraco de Perdizes mas temos muitas mais Lebres!

Calhou-me 1 Lebre e 1 Perdiz
Rufi
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do Rufi   Ter Nov 27, 2012 11:45 am

Dia 20-10-12

Caçada à geral (porta)

Abates: 1 Perdiz e 1 Coelho

19 armas: 18 Lebres, 27 Perdizes e 4 Coelhos
Depois de vários anos aprender a atirar a Perdizes e tendo já uma grande certeza no tiro, chega o dia em que se desaprende tudo e parece que nunca tinha atirado a uma Perdiz!!!! Uma verdadeira desgraça!

1ª batida, passa uma Perdiz pela minha direita a uns 30/40 m, 3 tiros e nem uma pena!
Passa outra pela minha frente, mas esta muita larga, 1 tiro e nada! Vem outra da direita para a esquerda, rentinha ao chão 1 tiro e ficou!

2ª batida passa uma pela frente da minha porta larguinha (da esquerda para a direita, leva um toque na asa direita, vem abaixo e antes de tocar no chão endireita-se e desaparece no horizonte! Passa outra (igual), mais dois tiros largos, pendura as patas e lá foi ela embora! Porra! Passa outra em sentido contrário, 1 tiro e cai redonda! O meu primo foi buscá-la, mas não a estava a encontrar, vou para dirigir-me onde caiu a Perdiz e passam mais umas quantas em frente da minha porta! Faço 2 tiros a uma larguíssima e ouço o meu primo a gritar “olha a Perdiz!” Olho e já vai ela longe ainda para lá atirei o tiro que tinha na arma, mas nada!!!!!!! A Perdiz caiu redonda mas deve ter sido com o susto!!!! Desmaiou, acordou e foi-se embora! Porra é melhor ir à bruxa!!! Mas o melhor ainda estava para vir! Passa outra por cima do colega do lado esquerdo ele erra-a, passa pela minha frente a uns 15/20m 3 tiros e nada! Assim já vale a pena!!!!
3ª batida, nem um tiro e ainda bem! Pois já chegou de figuras tristes! No fim desta batida fomos todos a pé até à sede, em linha mas já sem grande organização! Fui devagarinho a ver se encontrava uma Lebre ou um coelho que apesar do terreno estar todo “mamado” pelo gado, eu tinha quase a certeza que andaria por ali alguma coisa! Procurei até que me saiu um Coelho debaixo dos pés num terreno que era mesmo só o chão, mato o Coelho, olho para trás e vejo uma Lebre já a sair de tiro! Devo ter passado mesmo ao pé dela!
Vamos ver se melhora para a semana!

Calhou-me 1 Lebre e 1 Perdiz
Rufi
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário do Rufi   Ter Nov 27, 2012 11:46 am

Dia 27-10-12

ZCT Mértola

Caçada aos Coelhos

Arma: Beretta Urika AL391****

Cartuchos: Supremo (Fabicaça) nº 8 e Melior dispersor nº 5 (Ao 1º tiro! Velhinhos! Atirei 5 ou 6 tiros destes, depois foi sempre a aviar com os nº8)

Abates: 14 Coelhos

9 armas: 64 Coelhos

Uma manhã muito bem passada num tipo de caçada que não é habitual fazer! Mas assim dá gosto! E eu que sempre achei a caça ao Coelho muito parada para o meu gosto, neste dia quando chegámos aos carros tive que ir mudar de t´shirt e camisa! Estava todo suadinho! Era correr para a frente, era correr para trás!
Hoje foi dia de deixar os meus dois cães à vontadinha e se na 1ª hora o Nolito não sabia o que tinha que fazer (tem 1 ano e nunca tinha caçado aos Coelhos), assim que percebeu, era vê-lo a partir mato (estevas) e a arrancar Coelhos lá de dentro!
O meu velhote (Ralf) que este ano aprendeu a andar à mama do outro, levantou-me um coelho ao qual mando duas favas de rajada e que fiquei a pensar como é que se foi embora! Pouco depois lá gritaram “Artur vai buscar o Coelho que o cão apanhou-o!” Afinal tinha levado umas bagadas! E como era o Ralf que o apanhou só foi preciso esperar que ele me trouxesse o Coelhinho! Grandes festas que o “velhote” levou!
Já perto dos carros tinha 13 Coelhos e andava a ver se matava mais um para não dar azar!! Lá o Nolito parou dentro de umas estevas, mas logo andou mais uns metros para parar outra vez, lembrei-me de olhar mais para a frente e lá ia o Coelho a safar-se. Foi o 14º!
Errei alguns Coelhos mas não me lembro de nenhum falhanço “escandaloso”, os que se foram embora foi tudo com um tiro apenas e que se lhes acertasse era quase um milagre.
Ao almoço ainda ouvi do amigo Joaquim: “O Zé (é o amigo que matou mais Coelhos (20)) foi o homem que eu vi, até hoje, a atirar mais rápido, mas acho que o Artur já o ultrapassou. Vi-o tropeçar numa esteva e em desequilíbrio atirou na mesma a um Coelho que por ali passou. O chumbo passou a 2 ou 3m do Coelho, mas levou borralho na mesma!(tudo a rir ) E o Artur não caiu! O gajo é durázio!"

Na divisão calhou-me 6 Coelhos!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Diário do Rufi   

Diário do Rufi
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Estatísticas / Sondagens :: O meu diário 2012&2013-
Ir para: