Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Diário Bruno Ferraz

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Diário Bruno Ferraz   Dom Out 07, 2012 5:29 pm

Data: 05/10/2010
Local: ZCA (Centro Norte)
Duração: todo dia
Processo: Salto
Espécies: Coelhos
Cães: Podengo Português
Tempo: Calor[/b]
Peças agarradas pelos cães: agarraram um mas deixaram fugir.
Peças vistas(por mim): 3
Peças atiradas(por mim): fui de batedor
Peças cobradas: 5

Como a minha ZCA só abriu hoje fui de batedor tendo como objectivo ajudar os meus dois colegas de caça.
Manhã a começar talvez no maior silvado da reserva com apenas um coelho falhado dos vários que os cães acharam.
Muita malta que causou muita desorientação aos vários cães. Só para imaginarem num bocado de terreno que para dois grupos é razoável, nesse dia contei 7. Confusão geral, cães a correr uns para cada lado e até às 10:30 ainda estava-mos a zero.
A partir dessa hora começaram os primeiros caçarretas a mudarem de local ou até mesmo a ir embora. Foi a partir dessa hora que os cães assentaram e deram o primeiro coelho consumado da época. Ás 11 horas ainda se conseguiu pendurar mais dois, onde o calor já apertava.
12 horas recolhemos os cães e fomos comer.
De tarde, com uma calor abrasador, os cães ainda acharam mais uns 4 coelhos do qual resultaram mais dois coelhos mortos.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Dom Out 07, 2012 5:55 pm

Data: 07/10/2010
Duração: manhã
Tempo: Calor[/b]
Peças agarradas pelos cães: 2.
Peças vistas(por mim): 6
Peças atiradas(por mim): 4
Peças cobradas por mim: 2

Mais uma abertura completamente maluca.
Os cães mal saíram do carro dispersaram-se logo, principalmente um cão meu que esta a fazer a 1ª época.
Mal entramos no monte os cães deram com um coelho que saiu entre duas armas que não puderam fazer fogo. mais em baixo uma cadela dá uma ripada onde o coelho sai para o lado do meu pai, onde com dois tiros chumbou. Chumbou porque passado pouco tempo veio a cadela com o coelho atravessado na boca para lhe dar a mão.
Ao lado, os cães dão com mais um coelho em que teimava em não sair, mas depois pegaram-lhe bem que até acabaram por lhe agarrar.
No mesmo sítio, depois dos cães regressarem, uma cadela das minhas dá uma ripada e arranca com o coelho. Depois de ter arrancado e despistado temporariamente os cães voltou ao mesmo sítio. Os cães sempre em cima do rasto dão com ele novamente e obrigam-no a saltar ao limpo onde eu estava. Com um tiro consigo matar o coelho. Mais em cima acham mais um coelho que veio passar à minha beira, mais um tiro e mais um coelho pendurado.
Depois, começaram os falhanços.
Um coelho quase paradinho à minha frente e para não o desfazer aponto para a cabeça, mas nem um chumbo lhe pegou. O outro, já perto das 11 horas, vinha a todo o vapor direito a mim.
Encara comigo dá duas fintas e entra no mato. Com um cão muito próximo do coelho só já fiz fogo pelo mato a dentro não tendo oportunidade de disparar pela segunda vez. Todos os coelhos em que fiz fogo, não consegui disparar mais do que um cartucho, mas hoje por toda a reserva parecia uma guerra de tantos tiros que se ouviu. É sinal que existe muitos coelhos, mas também indica que existe muito caçarreta na reserva a matar coelhos.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Seg Out 15, 2012 8:40 pm

Data: 14/10/2010
Tempo: Chuva[/b]
Peças agarradas pelos cães: 1
Peças vistas(por mim): 4
Peças atiradas(por mim): 1
Peças cobradas por mim: 1

Dia a começar com muita chuva e logo com um coelho visto mas muito encoberto com a vegetação.
Na primeira horita os cães deram com 2 ou 3 coelhos, mas estes conseguiram fugir sem mostrar o pêlo.
Depois começou o show. Muitas ladras, muitos tiros, e bonitos lances de perseguição que nos deram um bonito quadro final de caça.
Pelo meio os cães ainda conseguiram agarrar 1 coelho, e um colega lá se redimiu da passada 5ª feira com 17 tiros dados para apenas chumbar um coelho. A dias do caraças.
11 ao todo, curiosamente seria o mesmo número da 5ª feira passada, caso o meu pai que ficou em casa não tivesse a sorte de pendurar um coelho morto no livre. Das 9 às 12 horas la foi dar uma voltita sozinho aqui perto, tendo os cães achado 3 coelhos ao todo. Felizmente teve a sorte de pendurar 1.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Sab Out 20, 2012 2:08 pm

Data: 14/10/2010
Tempo: Chuviscos[/b]
Peças atiradas(por mim): 4

Dia muito carregado sempre na iminência de uma grande chuvada, no entanto apenas deu uns chuviscos.
O meu primeiro coelho saiu longe dando apenas hipótese de lhe dar um tiro largo e já encoberto pela vegetação. Andou sempre.
O segundo foi achado na nossa reserva e travessou para a ZCA vizinha. Cães sempre em cima do coelho até que este quando regressava a casa cruzou comigo. Um tiro entre uns eucaliptos consigo mata-lo, sendo o primeiro coelho do dia. Mais adiante os cães num matagal lá conseguem agarrar mais um coelho esta época.Nas quis saltar ao limpo e ao dar a volta para regressar ao mesmo sítio, ficou na boca dos cães que vinham mais atrasados. Já perto do meio dia, os cães arrancam com mais um coelho que em corrida passa de uma mancha para a outra. Apercebendo-me do que tinha acontecido, corro pelo caminho sempre a ouvir os cães a ladrar atrás do coelho imaginando que atravessaria a mancha para a outra reserva ao lado.Mal chego ao caminho já vejo o coelho a correr pelo caminho fora. Longe ainda, dou 3 tiros na esperança que algum chumbo lhe pegasse. Depois de ter dado os 3 tiros ainda vejo o coelho a correr pelo caminho fora no sentido contrário e a entrar para a reserva ao lado. Corro e quando estou a chegar ao sitio onde o coelho entrou já os cães estavam a minha beira. Indico o local da entrada do coelho e os cães engatam logo no rasto. Mais umas ladras pelo monte abaixo e passado pouco tempo depois calam-se. La passado pouco tempo começam a regressar os cães vindo um deles com o coelho atravessado na boca para me dar a mão. Bonito lance de caça, não só pelo achar e carregar do coelho, mas principalmente pelo fecho do lance. No entanto, ainda hoje não tenho a certeza se o coelho estava chumbado ou se os cães agarram mais um coelho por mérito próprio. No final do dia a banhar o coelho não deu para ver nenhuma marca de chumbo em concreto, excepto um pisado numa mão. Eu contei que o coelho fosse meu, pois os cães já levam mais coelhos agarrados do que eu a tiro, he he.
Já perto da uma hora ainda consegui falhar outro, este por não acreditar na cadela. Para complicar depois o tiro também, foi ter um cão a minha beira que dificultou o lance do tiro. Fica para a próxima.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Dom Out 21, 2012 5:12 pm

Data: 21/10/2010
Tempo: Chuviscos[/b]
Peças atiradas(por mim): 2
Peças cobradas por mim: 1 chumbado ou agarrado pelos cães?

Dia começou bem com dois coelhos vistos praticamente seguidos.
O primeiro bem falhado. Muito rápido entre as ervas e árvores apenas dando para lhe dar um tiro de cálculo. O segundo foi bem apertado o que forçou sair à limpa de uns 10 metros. 3 tiros e sempre a andar. Neste não consegui fazer bem o lance, pois uma cadela que não era nossa estava nesse mesmo sitio e para não a chumbar dei os tiros com algum receio. Os cães lá saem do mato e engatam no rasto sem eu dizer nada, entretanto os cães dão mais umas ladras aparecendo um com o coelho atravessado na boca para dar a mão. Chumbado ou não, ficou e contabilizei como sendo meu. Já bem aquecidos os cães, logo acima agarram mais um, mas sem ninguém ter disparado. Praticamente no mesmo sítio arrancam com outro, estando o pai já avisado por um colega, consegue pendurar mais um. Daí para a frente a manhã foi mais dos meus colegas entre alguns coelhos errados e outros pendurados.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Dom Out 28, 2012 7:03 pm

Data: 28/10/2010
Tempo: limpo[/b]
Peças vistas(por mim): 2
Peças cobradas por mim: 0

Da minha caçada da parte da manhã salientar o falhanço de um coelho com 3 tiros relativamente perto. Incrível, bem falhado. o outro que vi foi contra o sol, não dando para disparar.
De tarde fui dar uma voltita com as reservas no livre ( os 5 cães que ficaram de manhã em casa).Ainda acharam uns 3 coelhos e uma raposa. A perseguição à raposa é que foi incrível. Grande volta que fizeram. Ainda a vi ao longe depois de uns 10 minutos de perseguição e umas valentes corridas, 3 tiros mas andou sempre. posteriormente tive que andar à procura dos cães. 2 deles ficaram para trás perdidos.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Sab Nov 10, 2012 8:49 am

Data: 04/11/2012
Peças atiradas(por mim): 3

Continuo muito nabo a atirar aos coelhos. Da minha parte todos os coelhos que vi falhei. Vale os companheiros e os cães para tirar a barriga de misérias. Foi o terceiro dia, desde do início da caça, que mata-mos menos de 6 coelhos por dia. Curioso tem sido, que às quintas feiras com duas e três armas, têm conseguido matar mais que ao Domingo com 5. Menos terreno batido, pois ao Domingo praticamente depois das 10 horas andamos onde outros já andaram, sendo muito mais difícil matar mais coelhos. Será uma razão válida? Não sei.

De tarde fui ao livre com o meu pai dar uma volta com a equipa B. Apesar de terem ido com o meu pai de manhã, de tarde ainda acharam 4 coelhos e uma raposa. A única coisa que saiu a tiro foi a raposa que me levou 4 tiros. Mais um falhanço, apesar de ter saído um pouco larga. Sei que as raposas já me levam 7 tiros esta época. Apesar das secas que os meus cães me têm dado depois de seguirem a raposa, eu para ser sincero até gosto de ver e ouvir as centenas e centenas de metros que os cães passam a ladrar atrás da raposa. Sentir a imaginação a fluir por nós que a raposa vai passar ali ou naquele sítio através da direção das ladras dos cães, as correrias que damos para tentar colocar a frente da raposa, é fenomenal.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Seg Nov 12, 2012 7:13 pm

Data: 11/11/2012
Peças agarradas pelos cães: 1 (Todos os coelhos aqui mencionados são sem chumbo)
Peças atiradas(por mim): 2

Um bom dia de caça, mas terreno muito molhado para ser perfeito. Sábado foi um dia que choveu muito, talvez de tarde fosse perfeita.
Dia a começar bem pois o primeiro coelho achado foi logo morto por mim.Enganou-me um dia, mas a seguir coloquei-me bem e fiz as contas com ele. Posso disser que desde já foi um bom dia para o caçador, porque foram muito poucos coelhos que conseguiram fugir. Às 10:30, depois de um colega ter chumbado um coelho e os cães o terem cobrado após uns 100 metros mais a frente, um colega referiu a hipótese de já irmos embora. Dizia ele já com 7 coelhos cobrados que tinha-mos bem a nossa parte, isto sem ele matar nenhum coelho. Mal diz isto, os cães começam a dar umas ladras e com dois berros em cima deles começam a ladrar e a apertar com o coelho em que este salta para o limpo e vai direitinho a ele. 2 tiros e tombou fazendo o nosso quadro final. Depois disso, ainda houve tempo para falhar mais um. 11:30 demos então por terminado o nosso dia de caça.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Ter Nov 20, 2012 10:24 pm

Data: 18/11/2012
Peças vistas(por mim): 1

Segundo dia consecutivo em que os cães estiveram completamente aluados.
Ladra aqui ladra ali, poucos foram os coelhos em que os cães trabalharam bem do princípio ao fim.
Não sei se será por estarem já muito saturados de tantos dias de caça, ou porque os poucos coelhos que vai havendo estão muito picados, ou se é do tempo,... não sei o que se passa, sei que a manhã de Domingo deixou-me um pouco a desejar. Não por falta de trabalho dos cães, até porque se via neles a querer trabalhar, mas faltou qualquer coisa. Contudo ainda conseguimos matar 4 coelhitos, tanto na 5ª como no Domingo. Até ver a época não tem corrido nada mal, vamos ver daqui para a frente.

De tarde, peguei na restante equipa que ficara de manha em casa e fui para o livre dar uma volta. Até gostei mais do trabalho dos cães de tarde do que de manha. Vi um trabalho seguido do princípio ao fim, mas também o tempo de tarde estava muito melhor do que de manhã. Quem tem saído de tarde até se vai divertindo. Fui mais para rodar os cães que têm ficado em casa e não com a intenção de matar caça, pois pelos terrenos por onde ando é muito complicado matar alguma coisa. Os cães acharam 5 coelhos e por incrível que pareça vi a minha primeira galinhola. Foi ao levante por duas vezes, até que a segunda foi numa direção que não a minha e por lá ficou.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Qua Nov 28, 2012 10:00 pm

Data: 25/11/2012
Tempo: chuva[/b]
Peças agarradas pelos cães: 0
Peças vistas(por mim): 0
Peças atiradas(por mim): 0

Dia de muitos zeros.

Devido ao tempo só começamos a caçar às 8:30 da manhã terminando às 11:30.

Apareceram somente 2 coelhos, tendo um ido a tiro mas escapando. Por toda a reserva penso não ter ouvido 10 tiros ao todo e isto não se deve apenas aos poucos coelhos presentes, mas tanbém ao tempo que teve do pior.

Foi assim que em 3 horas de caça levamos a nossa primeira grade, depois de uma quinta feira em que duas armas mataram 4 coelhos mais 4 coelhos agarrados pelos cães, 3 deles de tarde.

Ainda não foi este Domingo que chegamos aos 100, mas já falta pouco.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Sab Dez 01, 2012 2:54 pm

Data: 01/12/2012
Duração: não chegou a 4 horas
Peças agarradas pelos cães: 3 sem chumbo + 3 cobrados com chumbo

Primeiro dia de Dezembro espectacular.
Bom tempo, bonitos lances de caça.
Cães, um terço era pura canalhada mas não ficaram nada mal ao lado dos cães mais velhos já doridos de tantos e duros dias de casa.
Infelizmente não consegui ver nenhum, mas gostei de ouvir os cães nas perseguições que fizeram. Tive alguns coelhos que vieram ter a minha beira, mas teimavam em não se mostrarem a mim. Muitos coelhos agarrados e até mesmo cobrados, pois dentro do mato era só às sombras que se atiravam. Os três primeiros coelhos do dia, foram os 3 coelhos agarrados pelos cães. Depois começaram a perder algum fulgor, pois os coelhos velhos e sabido-las não entregam a pele rapidamente nem facilmente.
Vamos ver como corre amanhã.
Vamos dar oportunidade de rodar mais alguma canalhada para terem a oportunidade de ouvir uns tiritos, pois já é Dezembro e são mais meia dúzia de dias de caça e acaba.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Dom Dez 02, 2012 5:09 pm

Data: 02/12/2012

Hoje foi mais uma grade.
Ha dias bons e outros menos bons.
Começamos a caçar um pouco tarde num local completamente novo para nós.
Os cães entre meia equipa nova e outra meia equipa de velhos acharam uns 7 coelhos levando 4 a tiro. Desses 4 não ficou nenhum.
Para 5 ª feira os dois colegas meus lá devem ir outra vez, no entanto só já vão poder caça de manhã.
A direcção assim decidiu devido aos poucos coelhos existentes.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Sab Dez 08, 2012 7:04 pm

Data: 08/12/2012

A minha saga continua.
Nem um vi e mais uma vez andaram tão perto de mim.
Andam a gozar comigo.
A primeira hora os cães pegaram-lhe bem tendo colocado três orelhudos a fogo, mas todos falhados pelas armas. Mais ao meio da manhã lá conseguem inventar mais que acabou por ficar.
Já a fechar a manhã de caça o meu padrinho insiste mais um bocado numas silvas, acabando os cães por agarrar mais um esta época.
Infelizmente já esta tudo muito pobre.
Hoje a oito já acaba a caça na minha ZCA.

brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Dom Dez 09, 2012 5:28 pm

Data: 09/12/2012
Peças agarradas pelos cães:
Peças atiradas(por mim): 3

A minha maldição acabou.
Depois de tantos dias sem ver um coelho, hoje vi logo 3.
Hoje fomos para um lugar completamente novo, e até ficamos agradados com o que vimos.
Muito mato e muito sujo, no entanto ainda existe alguns coelhos e havendo coelhos se não é um é outro que sai a jeito.
Os cães não fazendo uma grande exibição, lá foram colocando alguns coelhos a fogo.
Hoje misturamos outra vez cães velhos com novos e nota-se bem quem esta matilhado e quem não esta.Faltou muito a entre ajuda na hora de atacar o coelho. Paciência, a que trabalhar para os pôr nos eixos e no futuro tirar proveito dos mesmos.

brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Qua Dez 19, 2012 1:35 pm

Data: 16/12/2012
Tempo: aguaceiros[/b]

Neste dia o grupo ficou dividido, 2 armas foram às perdizes e outras duas aos coelhos. Eu fui aos coelhos com 9 dos meus cães. Tempo do pior, algo frio e muito molhado. Como chegamos um pouco tarde, acabamos por ir para um lugar com poucos coelhos, pois os outros lugares já estavam a pinha. Para imaginarem, no inicio da época nesse terreno iam sempre a volta de 10 grupos, nesse Domingo andava lá sozinho. Lá por volta das 9 horas aparece o primeiro coelho, vi-o por duas vezes e por duas vezes lhe fiz fogo, mas andou. O segundo conseguiu fugir aos cães atravessando para a outra reserva.O meu colega ainda o viu, mas algo longe. Depois disso os cães ainda cantaram a mais dois, mas sempre um pouco na pegada, pois coelhos velhos e batidos mal ouvem um pouco de barulho emburacam logo. Dá muito rasto mas poucos coelhos são achados efectivamente.
Foi mais uma grade no que toca aos coelhos, já a 4 desta época. No entanto, apenas nos falta 3 coelhos para o objectivo que esperemos atingir ainda. Vai ser difícil, pois nestes poucos dias vamos caçar numa ZCM deserta de coelhos. Vamos ver como corre.

Quanto aos outros dois colegas pode-se dizer que o dia correu bem, apesar de levarem apenas uma breton de casa (cadela de casa, não saía aproximadamente a um ano para a caça/treinos).
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Qui Dez 20, 2012 7:50 pm

Data: 20/12/2012
Local: ZCM (Norte)
Duração: todo o dia
Tempo: nublado[/b]

Finalmente atingido o objectivo.
Faltavam 3 coelhos e hoje conseguimos, um por cada arma.
Manhã a começar pelas 8 horas num matagal cerrado em duas encostas íngremes. Aiiiiiiii, já me tinha esquecido de como é caçar nestas encostas de serra viradas ao Douro.
Mal começamos os cães acham um coelho que após uns 30 minutos encosta acima encosta abaixo, acaba por ficar nas bocas dos cães. Digo bocas pois foi entregue em mãos, no entanto vinha praticamente sem pêlo e muito estragado.
Mais acima, mais um coelho achado e errado. Passado um bocado mais dois tiros e coelho nada. Cães pegam novamente dão mais um volta até que o agarraram. Este sim, bem entregue em mãos e não muito estragado. Ficamos ali a discutir um pouco se o coelho tinha sido chumbado ou não, e mais uma vez os cães ficaram a perder. Lá prosseguimos a nossa jornada virando para outra encosta e coelhos nada. Nem sinais. Lá fomos para trás, para a outra encosta do lado oposto. Aí os cães pegam em mais um coelho que atravessa toda essa encosta e vai para aquela em que começamos logo de manhã cedo. Cães sempre em cima do coelho até que se mostra. Eu, de cima de um muro dou-lhe um tiro já a entrar novamente no mato.
Nesse instante os cães perdem-no e vem o meu padrinho ter comigo a perguntar o que era.
Disse-lhe que era um coelho e que tinha entrado novamente no mato. Curioso que toda a gente pensava que era uma raposa, devido a volta que o coelhão fez.Não satisfeitos com o bailinho que nos deu, insistimos novamente com os cães. Passado mais um bocado pegam novamente a valer outras vez. O desgraçado mais em cima sai a 200 a hora novamente para o mesmo sítio donde viera, em que o meu colega só teve tempo de dar um tiro já pelo mato dentro. Este sim, foi valente e conseguiu sobreviver para contar a história.
Para Domingo esperemos fazer contas.
Acabamos assim a manhã com dois coelhos.
Fomos comer e às 15 horas fomos dar mais uma voltita com os cães novos.
Logo a começar, aí sim devia ser uma raposa, deram uma volta e com uma barulheira que até metia medo. Cães novos, muitos deles a latir na aflição uns atrás dos outros, mas só visto. O que era não conseguimos ver, mas a volta que deu para mim só podia ser raposa. Ficamos logo lixados, começamos um pouco tarde e a primeira peça que apareceu foi uma raposa que deu uma volta infernal pondo todos os cães cansadas. Lá fomos subindo no terreno até que os cães mais em cima apontam muito bem. Começam a dar umas piadelas e um coelho foi ter direitinho com um colega meu. Esse morreu com pouca história e sem sorte não há campeões. Bem, estava no sítio certo e a hora certa.
Já eram umas 16:30, foi tempo de regressar aos carros e prender os cães.
De tarde apareceu uma raposa e dois coelhos, ficando um.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Seg Dez 24, 2012 3:52 pm

Data: 23/12/2012
Duração: Manhã

Dia de caça muito bom. Dia até algo quente para o mês em que estamos.
Mal entramos no monte os cães começam a apontar bem e logo de seguida começam as ladras. Coelho avarento, pois deve ter ido direitinho a boca de um dos cães. Fez-se assim o 26 apanhado a dente esta época de caça. Mais abaixo começam novamente as ladras, mal ouço os cães começo a calcar o mato maior que eu com o intuito de subir um muro. Nisto os paus dos mateiros enrolam-se nos meus pés e pumba, mais um terno. Tento levantar-me novamente e pumba torno a cair desta vez para trás. Já não havia frio nenhum e já tinha as minhas pernas e mãos a ferver de tantas picadelas. Nisto, os cães sempre a latir pela encosta a baixo. Bem, mal chego ao dito muro e me coloco a vigiar uma pequena abertura já vêem os cães a latir para cima. Passa o coelho e faço fogo deixando-o de o ver. Desço o muro e vou ver se por lá tinha ficado, mas nada. Indico aos cães onde tinha feito os disparos bem como a direção do coelho. Pouco tempo depois chega uma das minhas cadelas com o coelho atravessado na boca para me dar em mãos. Já com dois coelhos com alguma sorte à mistura, aconteceu mais um lance que infelizmente ninguém conseguiu ver o que era:

Na 5ª feira passada o coelho que fiz fogo deu uma volta maior e era um coelho que eu vi!

Depois houve outros momentos bonitos, mas uma pessoa esta a filmar com o telemóvel na mão ou esta atento ao que nos rodeia.
Os meus companheiros caninos e o coelho que matei.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Sex Dez 28, 2012 9:08 am

Data: 27/12/2012

Bom dia de caça.
A manhã a começar com os cães um pouco intermitentes no que toca a seguir os coelhos. Eram já umas 10:30 quando estávamos no carro a arrumar as armas quando os cães engataram mais um coelho (alguns que ficaram para trás). Lá tive que tirar a arma do saco novamente e soltar os cães. Os cães pegam no coelho e ele sai para o meu lado aí a uns 30 metros. dou-lhe 3 tiros entre vários eucaliptos e ele sempre a andar. Foi o único que coelho que saiu a fogo todo o dia.

De tarde fomos dar mais uma voltita com a canalhada. Logo a começar acharam o que devia ser dois coelhos em dois sítios diferentes. Mais abaixo engataram numa raposa e foi uma guerra de pelo menos 1 hora sempre a cantar seguido a mesma. O meu colega ainda a viu mas não conseguiu fazer fogo. Ao fim de seguirem a raposa cães e caçadores estavam todos rotos de tanto correr serra acima e serra a baixo para ver se conseguia-mos abater, mas nunca tivemos sorte de a ver bem.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Seg Dez 31, 2012 2:52 pm

Data: 30/12/2012
Local: ZCM (Em Viseu)

Dia a começar algo tarde, pegar credencial ir para o local mais volta menos volta, começamos a caçar um pouco tarde.
Mal soltamos os cães deram logo com um orelhudo que foi errado por um colega meu.
Mais abaixo engatam noutro, que não veio a fogo. Noutra encosta aparece mais um que saltou ao caminho, ainda o consegui ver mas ele foi na direção do meu colega no qual o matou. Fomos sempre adiante, acharam mais um que foi errado por um colega meu, cães sempre em cima acabaram por se esbarrar com outro grupo que lá andavam. Os cães desse grupo apanharam o coelho.
Mais a frente engatam, para mim numa raposa, e mais uma volta desgraçada pelos gestais fora.

Este dia deu para reparar o que é outro tipo de caça completamente diferente daquela que fazemos. Os cães até trabalharam bem fazendo perseguições longas e com um bom trabalho em equipa, mas chegavam aos muros de pedra e acabava.

De tarde, depois do almoço com conversa a puxar conversa, estávamos mesmo para não soltar os cães e ir embora.
Lá soltamos os cães num gestal e engataram num coelho. Depois de bem apertado nesse gestal o coelho vê-se obrigado a sair ao limpo. Felizmente para ele saiu para um lado em que não estava ninguém. Cães saem no encalço dele e foram parar dois cabeços de serra mais abaixo. Que perseguição e mais uma vez que barulheira Foi um bom momento de trabalho em equipa. De tarde levamos um caçador de perdizes connosco, no qual disse que tinha gostado do trabalho dos cães(tb deve perceber pouco deste tipo de caça), mas percebi que tinha ficado um pouco chateado de a caçada ter acabado com apenas um coelho. Depois de uma longa espera, decidimos prender os cães que já tinham regressado e esperar/procurar os outros que faltavam.

brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   Seg Dez 31, 2012 3:38 pm

Este ano andei pouco fotógrafo, mas aqui vão mais duas desta época:

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Diário Bruno Ferraz   

Diário Bruno Ferraz