Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Galinholas 2012/2013

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
luis esteves
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 56

MensagemAssunto: Galinholas 2012/2013   Qua Out 31, 2012 8:44 am

Com a chegada dos nevões ao norte da Europa, começam a dar sinal de entrada os primeiros passaros.

Aqui pelo Norte já alguem se apercebeu da entrada de galinholas, sei que para a parte centro do país já foram avistadas?

Gostava de me estrear este ano, pois é o primeiro ano em que vou caçar com caes de pena.

Tenho pena que a minha zona não seja muito famosa para este tipo de caça...
plingrino
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 141

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Qua Out 31, 2012 9:35 am

Já vi uma no sábado passado perto de Castelo Branco. Foi a primeira vez, em muitos anos, antes de novembro. cumprimentos.
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 686

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Qua Out 31, 2012 6:34 pm

A mim também já me relataram o avistamento de uma em Celorico da beira e de outra em Condeixa, Coimbra.
Mas ainda acho muito cedo para pensar em andar atrás delas. Só a partir do meio de Novembro é que vou começar a procura-las e a dedicar-lhes algumas jornadas. Possivelmente uma jornada as galinholas e uma as perdizes. Apartir de Dezembro é que vou dedicar-me quase exclusivamente a elas.
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 328

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Seg Nov 05, 2012 4:32 pm

vi uma na quinta feira na zona entre ponte de sôr e bemposta, era quase de noite e ela ia batendo no vidro do meu carro qd ia a voar baixa a atravessar a estrada. foi a 1ª e única que vi ou que ouvi falar na minha zona.
Ricardo Dias
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 32

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Seg Nov 05, 2012 8:59 pm

Aui na minha zona ainda não avistei nenhuma, também ainda é um bocado cedo, as galinholas ainda não se instalaram...temos de esperar, o que nesta altura não é facil e o meu po esta impaciente :)

galin
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Seg Nov 05, 2012 10:39 pm

eu quinta feira se puder ir a caça, vou fazer a abertura a elas. Não tenho grande esperança de encontrar alguma nesta altura, ainda acho muito cedo, e galinholas de entrada podem estar em qualquer lado. A ver vamos.
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Sex Nov 09, 2012 12:02 pm

Vi ontem a primeira da época errada com tres disparos. Dama velha. possivelmente a mesma de ano passado tendo em conta o sitio. Se for a mesma já é a segunda vez que a erro, e o terceiro levante na mesma zona!
rafael_dias
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 5

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Ter Nov 20, 2012 9:33 pm

boas eu sou novo por aki e nao posso deixar de comentar este topico. ja caço alguns anos e nunca tinha matado nehuma galinhola e apenas tinha levantado 2 todos estes anos primeiro por nao me dedicar as galinholas e segundo por elas serem escassas na minha zona. mas este domingo k passou foi mais uma vez a caça mas tava a dar tanto k eram 9 h e ja tava pa vir embora. Como ainda era um bocado cedo resolvi descer la umas encostas e ir a um regato omde o ano passado tinha visto uma galinhola. bem dita a hora k resolvi la ir pois quando ia a descer a encosta sai me uma galinhola dei lhe 3 tiros e mateia ao ultimo ja sem a ver por entre a rama das arvores ouvindo so ela a cair ...pois bem para mim ja tinha o dia ganho pois tinha matado a minha primeira galinhola mas ja ke la estava ia continuar. findei de descer ate ao regato e comecei a vir regato a cima por entre fetos carvalhos silvas e mt lama e mato onde por vezes e dificil caminhar ate. a meio do caminho sia me outra praticamente do mesmo sitio do ano passado dei lhe 2 tiros e caiu redonda...eu nem tava acreditar no k tava acontecer..lol! dps disto vim embora pois para min ja chegava voltei a subir a encosta bem ingreme por sorte e vim todo contente para casa pois para kem nunca tinha matado uma logo 2 de uma vez foi mt sorte e nao ter falhado nenhuma ainda mais...e apartir de agora vou me dedicar mais as galinholas sem duvida pois é uma fascinante e k proporciona um tiro incrivel...
lobo cal. 12
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 486

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Ter Nov 20, 2012 10:05 pm

bravo

boas noticias

vi uma no domingo, mas foi muito repentino, dei dois tiros para as árvores mas não ficou nada. fiquei surpreendido,
estava à espera dos pombos e de repente la saio uma junto a um arvoredo.
colegas meus tem nas visto quando caçam coelhos.
vou apertar com elas....

bons 123

copo
luis esteves
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Qua Nov 21, 2012 2:43 pm

Amanhã ninguem vai caçar às galinholas aqui para a regiao norte que precise de um companheiro?!
RC78
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 122

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Qua Nov 21, 2012 3:46 pm

a caça a galinhola nao é a minha preferida mas na 5ª feira matei uma e foi o que matei em todo dia,

nao me parece que aja muitas mas este ano ja é a segunda que vejo,normalmente caço todo ano e nao vejo nenhuma,

sera ano bom para elas?

cumps
fcabeceiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Qua Nov 21, 2012 6:13 pm

Aqui na Madeira afinal até há bastantes comparado aí ao continente... no primeiro dia de abertura, a cadela parou-me 3, abati 2 e chumbei outra que a cadela acabou por cobrar... desde então já matei mais duas, uma neste último domingo! Isto na caça à perdiz, também não me dedico à galinhola... mas que são boas no prato, isso são... muito mais gostosas que as perdizes, na minha opinião!

matense
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 7

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Qui Nov 22, 2012 1:50 pm

boas
na minha zona não são habituais mas já matei a 1ª no dia 1 de Novembro

saudações
rabty
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 48

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Qui Nov 22, 2012 8:30 pm

hoje matei uma e chumbei outra - zcm airo - barcelos
CesarAraujo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 42

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Ter Nov 27, 2012 1:06 pm

luis esteves escreveu:
Amanhã ninguem vai caçar às galinholas aqui para a regiao norte que precise de um companheiro?!

Amigo Luis

Ontem o Tito ligou-me, é combinar isso com ele e aparecer um dia lá por Ponte de Lima.

Abraço
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Ter Nov 27, 2012 7:19 pm

Pois eu fui a elas no domingo e voltei a errar. Desta vez errei duas galinholas diferentes uma vez cada uma. Não consigo atinar com os tiros a elas. A zona que caço tambem é muito fechada e quando saltam não se veem por mais de dois ou tres segundos e é quando temos dois ou tres segundos! Quinta a mais. Oxalá elas por la continuem com disposição para me proporcionarem mais uns lances!
CesarAraujo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Qua Nov 28, 2012 12:25 pm

Amigo Tiago

Que tiros usa para as galinholas?
Um tiro e uma arma adequada para galinholas é meio caminho andado para o êxito do tiro.
Mesmo com o cão parado, com a certeza absoluta que a galinhola está e vai saltar por ali... será sempre salvo raras excepçoes um tiro de chofre.
Na minha opinião é aqui que está a grande paixão pela Galinhola. Não encontro outra espécie que se deixe ficar em mostra pelo cão, e que tenha tanta mestria em escapar ao tiro.
Abraços e bons lances...
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Qua Nov 28, 2012 7:28 pm

CesarAraujo escreveu:
Amigo Tiago

Que tiros usa para as galinholas?
Um tiro e uma arma adequada para galinholas é meio caminho andado para o êxito do tiro.
Mesmo com o cão parado, com a certeza absoluta que a galinhola está e vai saltar por ali... será sempre salvo raras excepçoes um tiro de chofre.
Na minha opinião é aqui que está a grande paixão pela Galinhola. Não encontro outra espécie que se deixe ficar em mostra pelo cão, e que tenha tanta mestria em escapar ao tiro.
Abraços e bons lances...

Olá amigo César,
De facto a arma não é a indicada. É uma beretta automática com 71 de cano. Tenho em vista uma sobrepostos de 67 de cano para caçar as galinholas e perdizes, mas ainda não vai ser este ano.
Os cartuchos que estou a usar este ano são os especial galinhola da baschieri & Pellagri com 34 gramas de chumbo 8,5 com o choque numero 5.
Só atiro as galinholas depois de paradas pelo cão, até porque o cão é ainda relativamente novo, pelo que não podia ser de outra forma. Alem disso a beleza desta caça está no trabalho dos cães, pelo que atirar e matar sem paragem não tem nenhum interesse do meu ponto de vista.
Na zona que tenho caçado a elas é muito difícil abate-las. na maioria dos casos os tiros são dados a menos de 10 metros de distancia o que não dá para a bagada chegar a abrir! Se bem que no passado dia disparei a uma já nos trinta metros. Saiu larga enquanto o cão andava a parar e a guiar! Mas ai o choque 5 e os cartuchos talvez não estivessem indicados. Mas também não se adivinha, e a maioria das que atirei ano passado foram a menos de 10 metros.
rafael_dias
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Qua Nov 28, 2012 10:54 pm

amigo tiago se tas a caçar num terreno tao fechado e elas saem tao perto experimenta um cartucho dispersor chumbo 7 nao precisas de mais...boa sorte.e mts tiros
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Qua Nov 28, 2012 11:09 pm

rafael_dias escreveu:
amigo tiago se tas a caçar num terreno tao fechado e elas saem tao perto experimenta um cartucho dispersor chumbo 7 nao precisas de mais...boa sorte.e mts tiros

eu atiro com 8,5. Segundo sei é quase o mesmo que chumbo 9 em Portugal. O chumbo 7 nunca dispersa tanto como o 9.
Até ja estive a pensar em meter chumbo 10 dispersor no primeiro tiro. Mas para já aguento-me com os que tenho que custaram-me os olhos da cara e não devem ser maus. Tambem ainda não tenho tiros suficientes para me adaptar a eles!
CesarAraujo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Qui Nov 29, 2012 6:49 pm

Sim , os tiros são bons.

Eu experimentava uma jornada com o choque cilindrico, ou entao fazer ai uns testes na chapa. nada como comprender o comportamento da nossa arma e da munição que usamos.

Mas a boa verdade é que por mais testes e teorias, na prática só quem vai a elas é que sabe como se falham.

Hoje não lhes vi rasto... foi a primeira jornada da época sem ver galinholas.

Abraços e boas jornadas.
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Qui Nov 29, 2012 9:23 pm

CesarAraujo escreveu:
Sim , os tiros são bons.

Eu experimentava uma jornada com o choque cilindrico, ou entao fazer ai uns testes na chapa. nada como comprender o comportamento da nossa arma e da munição que usamos.

Mas a boa verdade é que por mais testes e teorias, na prática só quem vai a elas é que sabe como se falham.

Hoje não lhes vi rasto... foi a primeira jornada da época sem ver galinholas.

Abraços e boas jornadas.

Boas,
Eu tenho andado com o choque cilíndrico.

Hoje não tenho a certeza absoluta, mas devido as varias indicações, deu-me impressão que uma das do dia anterior
saltou por duas vezes sem que eu ó o cão lhe chegássemos! Deve andar sensível dos ouvidos! Na próxima devo ir a mancha dela sem chocalho.
A outra penso que o cão ma parou. Deixei de ouvir o chocalho durante uns dois ou três segundos, e logo ela sai. a uns 20 metros de mim, do local onde estava o cão! Ou a parou demasiado perto, ou moveu-se, não sei. Mas acho que não se moveu, porque só ouvi de novo o chocalho depois de levantar. Enquanto pensava se tinha sido ou não parada, perdi a ocasião de disparo, já que não a vi por mais de um metro! Não voltei a dar com ela. Tambem não consegui fazer ideia da direção que tomou!
Fica para a próxima. Sábado vou para outra zona também a elas!
Abraço
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3307

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Sex Nov 30, 2012 10:48 am

Tenho andado a caçar aos coelhos numa zona de eleição para as bicudas e ainda só avistei uma.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Sab Dez 01, 2012 3:46 pm

De certeza que ainda andam no nas serras. Ainda é um pouco cedo mas...se tentar nos "picos" da serra do carvalho ou entao na serra a seguir ao monte vermelho, talvez a sorte lhe sorria.
carlos tavares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 11

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Sab Dez 01, 2012 6:49 pm

Boa tarde,
por aqui em Coimbra já se tem feito umas bicudas e parece que devem vir mais pois o tempo está a ajudar Agreement
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Sab Dez 01, 2012 10:12 pm

Hoje abati as unicas duas que vi, ambas ao terceiro levante, já depois das 15 horas!
Ricardo Dias
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 32

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Seg Dez 03, 2012 12:54 pm

Já é bom amigo Tiago, estou a ver que esta apaixonado pela galinhola como eu e o seu Lord já esta afinadinho Agreement eu ainda não matei nenhuma este ano, na zona há poucas ve-se sinais mas ainda só vi uma de relance não foi totalmente parada pelo cão por isso não atirei, vou ver se para o próximo ano me aventuro noutras zonas com mais crença longe daqui...

abraço boas caçadas

galin galin galin
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Seg Dez 03, 2012 9:33 pm

Ricardo Dias escreveu:
Já é bom amigo Tiago, estou a ver que esta apaixonado pela galinhola como eu e o seu Lord já esta afinadinho eu ainda não matei nenhuma este ano, na zona há poucas ve-se sinais mas ainda só vi uma de relance não foi totalmente parada pelo cão por isso não atirei, vou ver se para o próximo ano me aventuro noutras zonas com mais crença longe daqui...

abraço boas caçadas

Lol, já estou a ver que tens andado a ler os meus relatos no blog! Está a progredir bastante. A zona onde elas estavam, já só dei com ela por volta das 15 horas. Ainda ficou muito terreno parecido por inspecionar. A ver vamos no próximo dia como vai correr. Mas estou com esperança de me voltar a divertir. Abraço
luis esteves
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Seg Dez 03, 2012 10:08 pm

O ditado é antigo: " quem espera sempre alcança" ...

Depois de 3 saídas sempre apareceram as minhas primeiras bicudinhas deste ano.

Primeira guia de cerca de 10 minutos e PUMBA (paragem) e lá estava ela a levantar à minha frente uns 15m na saída de um silvado...

Tiro...cobro e o festejo de a primeira galinhola do meu KIKO.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Passados 10 minutos mais uma paragem e lá estava ela a sair pelo meio de uns freixos e silvas

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

De realçar que o meu cão vem a recuperar de uma virose.
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   Sex Dez 07, 2012 12:28 am

hoje abati uma, e tive pelo menos mais dois levantes com galinholas diferentes! uma delas dei fogo e rezo para que tenha ficado sem chumbo!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Galinholas 2012/2013   

Galinholas 2012/2013
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: A Caça em Portugal :: Fauna Cinegética-
Ir para: