Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Apresentação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 75

MensagemAssunto: Apresentação   Dom Nov 25, 2012 8:44 pm

Boa noite a todos!

Chamo-me Silvana, tenho 21 anos e sou de Leiria.
O que me levou a inscrever no fórum foi o meu desejo de tirar a carta de caçador, para assim poder acompanhar o meu pai nas suas caçadas!! Desde de pequena que vejo o meu pai a percorrer Portugal de Norte a Sul e até a ir à nossa vizinha Espanha, para ir para a caça e sempre que regressa tem uma história nova. Eu própria já o acompanhei algumas vezes, inclusive fui a uma batida ao javali e às perdizes. Adorei o convívio, o espírito de companheirismo, a boa-disposição e o facto de ser rapariga não afectou em nada a minha "integração" no grupo e os colegas do meu pai só me perguntavam quando é que eu tirava a carta. Mas agora com as regras cada vez mais apertadas nas Reservas, por causa da segurança, as reservas às quais o meu pai pertence não permitem levar visitantes, impedindo-me de ir. O facto de estar na faculdade em Lisboa, também não me permite acompanhar mais vezes o meu pai, pois os fins-de-semana são para vir para Lisboa, infelizmente...

Porém antes de dar início ao processo moroso e dispendioso de tirar a carta, gostaria que me esclarecessem umas dúvidas, se fosse possível!
-Será que ainda me posso inscrever para tirar a carta? Quais são as datas?
-Nunca tendo disparado um único tiro, acham que seria possível a minha aprovação depois na parte prática (acho que é no LUPA, certo?)?
-O facto de ser rapariga, depois na parte prática, não será um factor desfavorável?

Penso que é tudo por agora.

Cumprimentos e obrigada!
altesa
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 545

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Dom Nov 25, 2012 11:31 pm

Kika sê bem vinda, quanto á data de inscrição para tirares acarta de caçador é no mes de Dezembro.

Ser caçador é, não ser matador.

José Júlio
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1897

MensagemAssunto: ola   Seg Nov 26, 2012 10:02 am

seja mt bem vinda participe......

tanto na caça como na pesca a segurança é que interessa.....
RC78
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 122

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Seg Nov 26, 2012 10:41 am

bem vinda ,divirta-se e participe,

quanto as perguntas logo que se inscreva aprende o resto,mesmo o maneio das armas,

cumps
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 212

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Seg Nov 26, 2012 11:29 am

Olá Silvana,

Bem-vinda ao fórum, espero que te divirtas por aqui com as "nossas" histórias e que participes.

Relativamente à carta de caçador podes encontrar muita informação aqui (datas, inscrição, encargos, etc.):

• http://www.icnf.pt/portal/caca/carta-licenca-cacador/carta-cacador

Quanto à LUPA, julgo que o que estará certo é não dar tiros antes de se estar aprovado nos exames.
Neste exame prático são os aspetos da segurança que são mais importantes, não tanto a pontaria.
Verá que não será problema!

Quanto ao facto de ser rapariga, não será um factor desfavorável.
Quando fiz o meu exame todas as raparigas passaram, não há distinções de género.

Abr,
André Sousa
custodio borges
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3271

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Seg Nov 26, 2012 1:46 pm

Bem Vinda ao Fórum

Participe e Divirta-se

Cumprimentos
http://sitiodavinheira.blogspot.com/
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Seg Nov 26, 2012 6:33 pm

Antes de mais nada, muito obrigada a todos pela calorosa recepção! cheers

Então pelo que consegui perceber, do que já fui lendo e pelas informações que me foram transmitindo, tenho de me inscrever para exame até 31 de Dezembro de 2012, mas depois só vou a exame no ano de 2013, sendo este exame estritamente teórico, certo?

Para realizar a minha inscrição tenho de me dirigir à minha Junta de Freguesia ou a algum sítio específico?

Se conseguir a aprovação no exame, quais são os passos que tenho de fazer a seguir e quais são os exames seguintes?

Peço desculpa por este bombardeamento de questões, mas eu quero-me assegurar e perceber naquilo em que me estou a meter, já que este processo envolve muitas burocracias e acima de tudo, muito dinheiro, pois estando ainda dependente do meu pai (financeiramente) quero levar isto com pés e cabeça para fazer tudo bem à primeira! desculpa

Eu abri um tópico com as minhas questões pois não sabia se aqui era o sítio ideal para as colocar, deixo aqui o link para atalhar caminho: http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net/t8180-carta-de-cacadora-mas-algumas-duvidas Agreement

Cumprimentos e mais uma vez, muito obrigada! palmas
joaomachado87
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 60

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Seg Nov 26, 2012 6:37 pm

Bem vinda :)
Participa :)
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Seg Nov 26, 2012 7:06 pm

Kika escreveu:
Antes de mais nada, muito obrigada a todos pela calorosa recepção! cheers

Então pelo que consegui perceber, do que já fui lendo e pelas informações que me foram transmitindo, tenho de me inscrever para exame até 31 de Dezembro de 2012, mas depois só vou a exame no ano de 2013, sendo este exame estritamente teórico, certo?

Para realizar a minha inscrição tenho de me dirigir à minha Junta de Freguesia ou a algum sítio específico?

Se conseguir a aprovação no exame, quais são os passos que tenho de fazer a seguir e quais são os exames seguintes?

Peço desculpa por este bombardeamento de questões, mas eu quero-me assegurar e perceber naquilo em que me estou a meter, já que este processo envolve muitas burocracias e acima de tudo, muito dinheiro, pois estando ainda dependente do meu pai (financeiramente) quero levar isto com pés e cabeça para fazer tudo bem à primeira!

Eu abri um tópico com as minhas questões pois não sabia se aqui era o sítio ideal para as colocar, deixo aqui o link para atalhar caminho: http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net/t8180-carta-de-cacadora-mas-algumas-duvidas

Cumprimentos e mais uma vez, muito obrigada!

Respondendo às tuas questões:

1. inscreveste este ano e fazes exame no ano seguinte, sendo que o exame para a carta de caçador é estritamente teórico, é feito pelo ICNF (ex. AFN);
  2. eu efetuei a minha inscrição diretamente no ICNF (ver moradas abaixo para Leiria e Lisboa);
  3. se ficares apta neste exame inscreves-te para o Curso de Formação Técnica e Cívica (CFTC) na PSP;

4. depois serás convocada para o curso e farás exame (componente teórica e prática) para obtenção da Licença de Uso e Porte de Arma (LUPA).

DISTRITO DE LEIRIA
Leira - UGF do Centro Litoral - DRF do Centro, Rua Machado Santos, n.º 49 2410-128
Marinha Grande - UGF do Centro Litoral - DRF do Centro, Av. D. Dinis 2431-901

DISTRITO DE LISBOA

Lisboa - Serviços centrais da AFN, Av. João Crisóstomo 26-28 1069-040
Sintra - UGF da Área Metropolitana de Lisboa - DRF Lisboa e Vale do Tejo, Rampa do Castelo – Santa Maria, 2710-514
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Seg Nov 26, 2012 8:21 pm

André Sousa tu realizaste a tua inscrição no ICNF de Leiria, certo?

Por volta de que alturas se costumam realizar os exames para a carta?

O Curso de Formação Técnica e Cívica (CFTC) na PSP também é preciso pagar?

Mais um bombardeamento de questões!! affraid

Cumprimentos!
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Seg Nov 26, 2012 8:26 pm

Kika escreveu:
André Sousa tu realizaste a tua inscrição no ICNF de Leiria, certo?

Por volta de que alturas se costumam realizar os exames para a carta?

O Curso de Formação Técnica e Cívica (CFTC) na PSP também é preciso pagar?

Mais um bombardeamento de questões!! affraid

Cumprimentos!

Eu tratei de todo o meu processo em Évora, foi tudo feito este ano daí ter isto tudo tão "fresquinho".
Quantos às datas respondi noutro tópico, mas podes saber tudo em www.icnf.pt.

O CFTC paga-se e ficará nuns 160€ (inscrição no curso + curso).
Depois a LUPA propriamente dita, depois de se ficar apto no exame, custará cerca de 100€.
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Seg Nov 26, 2012 9:43 pm

André Sousa e tu já tens a tua carta? Agreement

Fogo é tudo tão caro!!!! ****** Qualquer dia também tem de se pagar o papel em que eles escrevem... mau

As reprovações também se pagam ou apenas terá de se pagar nova inscrição para poder repetir o exame? Isto no teórico da carta e na LUPA...

Cumprimentos!
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Seg Nov 26, 2012 9:52 pm

Kika escreveu:
André Sousa e tu já tens a tua carta?

Fogo é tudo tão caro!!!! Qualquer dia também tem de se pagar o papel em que eles escrevem...

As reprovações também se pagam ou apenas terá de se pagar nova inscrição para poder repetir o exame? Isto no teórico da carta e na LUPA...

Cumprimentos!

Sim, já tenho a carta. Inscrevi-me o ano passado e fiz todos os exames este ano.
Os exames correram bem e são relativamente acessíveis, basta estudar bem a matéria.
Demorou foi bastante a receber a carta e a LUPA em casa, uns 3 meses.

Quando se reprova repete-se o exame mas no caso do LUPA não é necessário voltar a fazer o CFTC (que é o mais caro).
É preciso ter em conta que é necessário entregar 2 atestados médicos e 2 registos criminais, mas isso explicam-te na PSP.
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Ter Nov 27, 2012 1:09 pm

Ah então este ano já andas aos tiros. 123

Então no caso de reprovação em algum dos momentos para a LUPA terei de pagar para repetir os exames mas não se paga o CFTC certo?

Para a inscrição no exame da carta só é necessário preencher o formulário mas para o CFTC é que são necessários 2 atestados médicos e 2 registos criminais? Se eu for à PSP da minha área de residência o meu registo criminal é-me dado na hora ou são precisas mais burocracias?

Muito obrigada por toda a paciência e disponibilidade!!
Cumprimentos.
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Ter Nov 27, 2012 1:54 pm

Kika escreveu:
Ah então este ano já andas aos tiros.

Então no caso de reprovação em algum dos momentos para a LUPA terei de pagar para repetir os exames mas não se paga o CFTC certo?

Para a inscrição no exame da carta só é necessário preencher o formulário mas para o CFTC é que são necessários 2 atestados médicos e 2 registos criminais? Se eu for à PSP da minha área de residência o meu registo criminal é-me dado na hora ou são precisas mais burocracias?

Muito obrigada por toda a paciência e disponibilidade!!
Cumprimentos.

Sim, já ando aos tiros :)

Quem reprova na "época normal" do exame da LUPA vai a outro exame sem ter que frequentar novamente o CFTC, julgo eu. Na PSP podem informar-te melhor.
Os registos criminais são pedidos na secretaria de um qualquer tribunal e não na PSP, é ado na hora e custa uns 3,50€ cada.

Não custa nada ajudar, estamos aqui para isso.
aliás, depois das confusões que tive (burocracias à portuguesa) para conseguir a minha carta não me custa nada ajudar e facilitar o processo dos outros.
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Ter Nov 27, 2012 5:36 pm

Burocracias, mais papeis, mais papelinhos... É o que temos!! ******

Outra questão, o Manual para estudar para o exame pode ser comprado logo na altura em que for fazer a minha inscrição ou é preciso mais alguma burocracia extra para pedir um livrinho? terror

Cumprimentos e boas caçadas!
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Ter Nov 27, 2012 6:31 pm

Kika escreveu:
Burocracias, mais papeis, mais papelinhos... É o que temos!!

Outra questão, o Manual para estudar para o exame pode ser comprado logo na altura em que for fazer a minha inscrição ou é preciso mais alguma burocracia extra para pedir um livrinho?

Cumprimentos e boas caçadas!

O manual para a carta de caçador é comprado no ICNF, em qualquer altura.
O manual do CFTC para a LUPA é fornecido no dia da formação.
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Sex Nov 30, 2012 7:20 pm

Algum de vós tem o Manual e exames,quer para a carta quer da LUPA actualizados, que não se importasse de me facultar?

Já falei com o meu Pai e a carta vai ser a minha prenda de Natal (e que bela prenda)!! salta
Faz amanhã uma semana que o meu Pai adquiriu uma Epagneul, que lhe pôs o nome de Tuca e eu já lhe disse que essa era para depois ir comigo à caça. corre

Cumprimentos!
joaomachado87
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 60

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Seg Dez 10, 2012 11:55 am

Kika escreveu:
Algum de vós tem o Manual e exames,quer para a carta quer da LUPA actualizados, que não se importasse de me facultar?

Já falei com o meu Pai e a carta vai ser a minha prenda de Natal (e que bela prenda)!! salta
Faz amanhã uma semana que o meu Pai adquiriu uma Epagneul, que lhe pôs o nome de Tuca e eu já lhe disse que essa era para depois ir comigo à caça. corre

Cumprimentos!

Tuca?! Tenho uma cadela pequena que foi á caça só desde novembro. Tem 4 meses e é a cadela mais bonita e vivaça que já vi, pelo que vi promete dar espectaculo!!! Chama-se Tuca também :D
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Apresentação   Hoje à(s) 8:31 am

Apresentação
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Fórum :: APRESENTAÇÃO - OBRIGATÓRIO-
Ir para: