Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Diário joaop

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 135

MensagemAssunto: Diário joaop    Sex Jan 18, 2013 6:03 pm

Boas pessoal, vou criar aqui um diário para relatar alguns dos meus treinos.
Hoje depois de almoço decidi pegar no meu setter e numa perdigueiroxweimaraner do meu avô, que não caça nada, pois nunca foi ensinada. Fui dar uma voltinha quase só para eles irem esticar as patas, não ia com grande esperança de ver alguma coisa.
Cerca de 10 minutos depois de soltar os cães entro numa terra de erva, a terra , ainda é bastante grande. Eu entro na terra com o vento nas costas, e a cerca de meio da terra o cão quando está a dar a volta e fica com o vento de frente pára durante 2 segundos ou menos e mete o nariz no chão e acelera logo, mais a frente mete novamente o nariz no chão e acelera, andei mais 20 ou 30 metros e vejo 2 perdizes levantarem em direcção a uns eucaliptos, dirijo-me para lá a pensar que elas tivessem passado todo o eucalipal, entro lá com os cães e mesmo a saída cerca de 10 metros ao meu lado elas levantam, pelo meio dos eucaliptos lá consegui ver mais ou menos para onde elas forma e lá fui, andei lá um bocado a procura delas e chegando a mas tadegas lá vejo o cão parado, e a cerca de 4 metros dele lá levantam elas, a felicidade foi enorme, a primeira paragem dele sobre caça brava, vejo as perdizes passarem por cima de uns pinheiros e deixei de as ver, lá segui eu a procura delas um bocado depois , perto de uma arvore com uns fenos a volta lá estava ele parado eu pensei que elas lá estivessem encostadas vou até ele e mando que ele começe a guiar ele passa a arvore e começa a subir uma mini encosta bastante íngreme que em relação á nossa posição era cerca de 2,5 ou 3 metros mais alta, quando ele chega ao topo ainda em paragem lá a cadela fez o favor de levantar as perdizes, foi bom pois ele faz a paragem a cerca de 20 metros delas e nu declive só fiquei chateado por a cadela ter estragado o lance, ai elas separam-se e eu vou atrás de uma delas chegado a um pomar o cão pára, eu chamei a cadela meti-lhe a trela para ela não ter oportunidade de estragar o lance, chego.me perto dele mando guiar e ele faz uma guia de 35 ou 40 metros, mas ela já tinha levantado. Foi um excelente treino, fiquei bastante contente paragens bastante firmes, boas guias, está bem encaminhado, espero já caçar este ano para puder desfrutar de belos dias de caça na companhia dele.
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário joaop    Ter Jan 22, 2013 8:20 pm

Boas pessoal, ontem foi dia de mais um treino com o setter, foi meio as perdizes meio ás galinholas, durou quase 4 horas e o cão sempre em altas a andar muito bem. Nas zona das perdizes nem vê-las ele a dar alguns sinais de rasto mas não vi nada.
Depois quando entro na zona de galinholas mal chego lá levanta uma galinhola mesmo a frente do cão, não sei porque mas acho que ele nem tinha percebido que ela lá estava, eu a pensar que nunca mais a ia encontrar e um pouco mais a frente o cão vem a correr por um caminho a baixo e lá estava ela encostada na beira do caminho, mais uma vez ele não a parou a partir dai foi só lutar no meio de todo aquele matagal. Quando cheguei a casa ele começou a meter uma das patas de trás no ar, fui ver tem um corte enorme entre os dedos, agora vai ficar de baixa por uns dias.
Um abraço a todos.
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário joaop    Dom Fev 03, 2013 7:43 pm

Na sexta feira foi novamente dia de treino, um treino de 1 hora das 11:00 as 12:00 pois tinha de ir trabalhar.
Passados 20 minutos de estar a andar vejo 3 perdizes levantarem longe e atravessarem a estrada, deixei-as ir, porque não tinha tempo para ir atrás delas. Um pouco mais a frente o cão pára a apontar para umas silvas baixinhas com uns fenos á mistura, pensei que fosse um coelho que estivesse chapado, pisei as silvas mas nada. Quando dou 2 passos para o lado vejo o coelho a correr por um carril a baixo, o gajo tinha acabado de sair dali. Continuo a andar e chegando a uma terra com umas tadegas o cão pára, e levantam-se 2 calhandros, ele sai a correr a trás deles, mas volta logo para trás e mete o nariz no chão e a acelerar muito e de repente lá levantam 2 perdizes. Vi mais ou menos para onde é que uma delas foi e lá fui eu, um pouco mais a frente vejo mais 3 a andarem numa terra, levantaram e lá foram á vida delas, chegando a uma terra de tadegas onde eu pensava que a perdiz pudesse estar, o cão fica logo parado, desfaz a mostra e continua a caçar, logo a segui nova paragem, e desfaz novamente, depois ele ia no rasto dela quando ela levantou, o vento ali não estava a ajudar, ele só a consegui parar no rasto. Depois disso foi hora de voltar para casa.
Estou bastante contente com ele, está a melhorar de dia para dia, paragens muito seguras, esperando que eu chegue, está a ficar um cão de caça.
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário joaop    Sab Fev 09, 2013 12:26 pm

Boas pessoal, hoje mais um treino com o setter no mesmo sitio do ultimo treino que relatei aqui.
Hoje está calor, o que não o ajuda nada, pois ele sofre imenso com o calor e o vento muito fraco, e as vezes nenhum.
Ele por causa do calor a andar mais devagar que o normal, e de cabeça mais baixa devido a falta de vento.
Lá começamos a andar e no sitio onde o soltei, um pouco mais a frente ele fica logo parado, não sei a que mas fica, lá seguimos e a entrar numa limpa o cão começa a fazer um rasto muito depressa, deixa o rasto e sai a caçar e fica parado. Mal ele para levantam 2 perdizes, eu contei 30 passos do sitio onde ele parou ao sitio onde levantaram. Eu ia com a ideia de filmar uma paragem, só que esta não deu tempo para nada.
Segui a direcção das perdizes, e vejo uma levantar, vou a trás dela e mais a frente levanta novamente, e a partir dai nunca mais a vi.
Segunda em principio mais um treino depois digo como foi.
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário joaop    Seg Fev 11, 2013 7:31 pm

Boas pessoal, hoje a tarde foi dia de mais um treino, no local do ultimo relato.
Comecei numa terra de tádegas e o cão logo a fazer um rasto quando chego ao fim da terra e vejo o cão apanhar a emanação e a começar a parar, um casal levanta, vi a direcção tomada por elas e lá fui eu, chegando a um pequeno lavrado vejo 3 perdizes a levantar do meu lado esquerdo, o cão estava do outro lado. Quando o cão está a chegar ao sitio onde elas levantaram pára, começa a guiar e desfaz a mostra eu fui a trás delas e quando estou a chegar ao sitio onde as vi pousar levantam duas. A outra já devia ter levantado pois não a encontrei, segui essas duas e entro nuns fenos com o vento pelas costas, o cão vai a caçar e quando dá a volta e fica de frente para o vento sai uma perdiz mesmo a frente dele, ele ainda deu um salto e tudo a ver se a apanhava. Ando mais um pouco e mal entro numa terra de erva vejo 2 a levantar, vi que elas tinham ido para a terra de tádegas onde eu tinha entrado e quando lá cheguei o cão começou logo a fazer um rasto e vi uma levantar e nesse momento ele pára, desfaz a mostra e começa novamente a caçar no rasto e vejo outra levantar.
Depois de algum tempo á procura delas entro na terra onde o cão parou as perdizes do ultimo relato que aqui fiz e vejo uma perdiz levantar num lavrado a cerca de 40 metros ou mais e logo a seguir outra e o cão fica parado, elas já não estavam lá mas ele apanhou a emanação bastante longe. Mandei o andar e ele a guiar intervalando com paragens deitado até que desfez a mostra.
Segui e já quando me estava a ir embora, vou a chegar a uma pequena vinha abandonada e o cão pára, eu estava a cerca de 20 metros dele e no momento em que ele parou eu parei também, esperei cerca de 30 segundo e fui ter com ele. Quando estava a caminho vi uma perdiz levantar, e pensei que ele estivesse parado no rasto dessa, cheguei lá dei-lhe uma festa e mandei guiar, ele com uma guia muito felina, como sempre quase deitado, volta a parar logo a seguir deitado, mando guiar outra vez e mal ele começa a andar salta uma perdiz. Estava a cerca de 20 metros do local onde ele parou. Infelizmente esqueci me de levar o telemóvel para filmar.
Talvez amanhã haja novo treino, se houver vou ver se consigo filmar alguma coisa.
Um abraço a todos.
sousa1
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 58

MensagemAssunto: Re: Diário joaop    Seg Fev 11, 2013 7:58 pm

Vejo que tens ai um grande cão continua com os treinos sorte para ti e para ele.

Abraço
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário joaop    Seg Fev 11, 2013 8:21 pm

Obrigado sousa1, depois de muitas e muitas horas no campo de depois de muitas dores de cabeça e muita frustração, por pensar que ele não valia nada, pois em vez de um cão de parar era um levantador de perdizes. Agora finalmente começo a ver o que ele vale, e estou bastante contente.
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário joaop    Seg Fev 18, 2013 9:19 pm

Hoje mais um dia de treino da parte da tarde, tempo de chuva o que o cão adora, fui a outro sitio e estava a espera de ver pouca caça, foi o que aconteceu. Vi 4 perdizes e 1 coelho, as perdizes a levantarem largas sem hipótese ao cão.
Foi um bom treino de preparação física.
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário joaop    Qua Fev 20, 2013 7:54 pm

Hoje mais 1 treino com cerca de uma hora.
Solto o cão e pouco tempo depois ele parado de encontro a 1 pequeno canavial, vi logo que era uma paragem no rasto porque ele começou a guiar antes de eu chegar, 1 pouco mais a frente ele pára logo a seguir pára outra vez deitado e nada, passo para a terra da frente e o cão faz uma ligeira paragem desfaz logo a seguir outra e volta a desfazer e sai a caçar, quando volta a passar perto do sitio das paragens, volta a parar mas com muita firmeza, e eu feito parvo a mandar o cão a desfazer a paragem, pois achava que ele estava a parar no rasto, ando 1 pouco e levanta 1 casal, estava mesmo a frente dele, estavam chapadas e deixaram-se ficar mesmo com o cão por perto.
Dai a um bocado vejo levantar duas e lá sigo eu a trás de uma, entro numa terra de tadegas e pouco depois o cão faz uma ligeira paragem e começa a caçar de rasto, e lá levantou ela, mais a frente do meu lado esquerdo levantam 4, o cão andava do lado direito e pára a dar ao rabo, o que significa rasto normalmente, desfaz e anda 1 metro e volta a parar, desta vez com firmeza, e eu feito de estúpido outra vez a pensar que ele estava parado no rasto, novamente a dizer ao cão para andar e lá estava uma perdiz a frente dele. lá segui caminho vi onde essa perdiz ficou e o cão pára uma vez no rasto dela, de seguida vai no rasto e ela levanta a cerca de 20 metros dele, e lá foi ele a correr a trás dela, a seguir foi altura de ir para casa.
Boa nota para o cão e péssima para mim, pois não sobe ler o cão.
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Diário joaop    Ter Fev 26, 2013 2:17 am

Hoje mais um treino,3 casais de perdizes vistos e 1 coelho.
O cão a andar muito bem, o vento estava perfeito, lá comecei a volta e 20 minutos depois do inicio, chego a um bocado onde este milho semeado e ainda lá tem uns restos e noto que o cão apanha odor, talvez elas tivessem andado por ali faço o milho todo e nada, passo para a terra do lado e um pouco depois o cão pára, eu saco do telefone para filmar, mas por alguma razão aquilo não faz zoom e no video ficava a parecer que o cão estava muito longe então , tentei-me aproximar para filmar, mas dei 2 passos e lá levantaram elas, depois foi cerca de uma hora sem ver nada.
Depois o cão começa num rasto e vejo duas levantarem, logo de seguida num bocado de vinha velha vejo mais duas a correr e a levantarem, o cão faz umas paragens no rasto que eu filmei, mas o video por alguma razão aparece do avesso no pc e tenho de arranjar um programa para o meter como deve ser. A seguir foi hora de ir para casa.
Deixo aqui uma foto dele tirada hoje, e vou tentar meter o video o mais depressa possivel.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Diário joaop    Hoje à(s) 10:41 am

Diário joaop
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: DIÁRIO DO TREINO DE CÃES DE CAÇA :: DIÁRIO DO TREINO DE CÃES DE CAÇA-
Ir para: