Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2

Sim
21%
 21% [ 4 ]
Não
79%
 79% [ 15 ]
Total dos votos : 19

AutorMensagem
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 339

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Ter Ago 04, 2009 1:33 pm

Noutros comentários que escrevi, referi sempre que a culpa é dos caçadorer.
Mas uma coisa é assumirmos a culpa, outra é assumirmos a culpa e continuarmos a prevaricar e a dar força a essa "mea culpa".
Por exemplo,
eu tambem sou absolutamente contra a caça clonada, linhas de caçadores e tudo mais que inventaram como "novas normas do que é a caça", a caça é caçada/vivida da forma ancestral que conhecemos e ponto final, mas a verdade é que essas pseudo-reservas ainda existem porque têm quem as alimente, porque se não formos lá, ou se as denunciarmos em locais como este, elas não têm como subsistir.
Agora, muito boa gente vai lá e volta, então é porque gostaram.

Eu fui por engano a uma caçada ás perdizes, uma vez, numa qualquer reserva Turistica, onde percebi que tenho em casa galinhas mais bravas do que as perdizes que por lá andavam.
Mas a verdade é que vai lá muita gente.
Fui outro ano á Herdade das Cortes fazer uma caçada, com cada coelho a 20€ e lebres a 50€ (salvo erro) com 30€ de joia e sem almoço sem nada, claro discuti logo com quem me tinha convidado que não me avisou, mas sabem o que o responsável me disse?
"Epá, não quer você, querem os outros, temos sempre á volta de 3 caçadas marcadas por dia"
Ora, quem tem a culpa disto estar mal?
Tambem não posso discutir aqui os gostos ou habitos de cada um na caça, haverá quem goste e prefira matar perdizes no chão, ou coelhos parados, por isso temos reservas para todos os gostos.

Depois viemos acusar o governo de fazer leis impensadas, ou acusar o governo disto ou daquilo?
Nem o governo tem mão nisto, nem quer saber, por isso manda "ordenar", para se ilibar de responsabilidades, agora compete-nos a nós tomar essa responsabilidade e mudar as coisas, mas para isso é preciso empenho e trabalho e alguem quer ter agora o trabalho de colocar tabuletas, repovoar, criação de manjanos, etc, etc?
Todos querem é a papinha feita, digo isto mais uma vez por experiencia propria.

Sempre foi assim e sempre o será pois o Tuga só sabe criticar.

Faz lembrar aquela historia duma manifestação em Lisboa, onde participaram milhares de pessoas a quererem emprego (até poderia ser num qualquer dia de hoje), onde passou um empresário da construção civil e ao ver aquilo dirigiu-se a uma das pessoas que ia na manifestação:
- Então isto é uma manifestação para quê?
- Para ver se conseguimos mais emprego.
- Ai é? Então o Sr. quer trabalhar, ainda bem, eu estou com falta de pessoal na minha empresa, o Sr. quer ir trabalhar para mim?
- Fo......-se, aqui com tanta gente e o Sr. veio-me logo escolher a mim??
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Ter Ago 04, 2009 1:47 pm

Desculpem, mas faltou-me opinar sobre a impossibilidade financeira de muitas pessoas e de esta ser a principal ou uma das principais razões que abandonam o exercicio da caça:

Vamos lá a ver, o que faz com que alguem deixe de caçar?
São as licenças de caça que são muito caras?
São as licenças dos cães que são muito caras?
São as vacinas dos cães que são muito caras?
São os chip's dos cães que são muito caros?
São os valores que pedem numa municipal ou associativa que é demasiado?
Ou é isto tudo junto?

Para mim é dificil ajuizar tal facto como sendo "A" razão de eu deixar de caçar.
No ano passado fui uma vez a uma Turistica, porque não tive dinheiro para voltar lá, outras prioridades se levantaram.
Não pertenço a nenhuma Associativa, porque acho que com o valor anual que pagaria, permite-me ir 5 vezes a uma Turistica, de Novembro a Dezembro.
Mas isto são opções minhas.
Agora dos casos que conheço que deixaram de caçar, eu digo "Graças a Deus", pois é ou gente bem velha e já iriam acabar por desistir de qualquer forma, ou são bêbados, ou são aqueles que NUNCA o foram, que são os que nunca tiveram um cão, caçavam á espera de madrugada aos coelhos fora, enfim, acho que o lado positivo desta lei foi isso, veio limpar muita coisa.

Custa-me a acreditar que um caçador deixe de caçar porque não pode pagar a licença de caça, por exemplo, então e os cartuchos? como é que ele faz? tambem não os compra? então a alimentação dos cães? não gasta dinheiro com isso?

Sei de casos que a zona onde caçavam tornou-se zona associativa e com isso veio uma mensalidade que não querem pagar, mas NÃO QUEREM pagar!!
Não quer dizer que não possam, acham é que não têm que pagar, porqeu nunca pagaram e não o vão pagar agora, já é diferente, alguns preferem deixar de caçar a pagar alguma coisa, aqui já entra o campo da idade, isto veio ANTECIPAR o que acabaria por acontecer dali a 1 ou 2 anos, não foi negativo como o poderemos querer demonstrar.
j.Oliveira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 636

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Sab Ago 08, 2009 3:18 pm

amigo bruno quando voltar de portugal posso diserlhe alguma coisa vou falar com alguns colegas e depois falamos.
ate pode ser que se arrange.cheers cheers cheers cheers

Última edição por j.Oliveira em Dom Ago 09, 2009 2:36 pm, editado 1 vez(es)
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Sab Ago 08, 2009 5:02 pm

Quanto mais perto e barata for a associativa melhor.
40 euro, paga quase o meu pai para ter direito a um campo de treino e de tiro que nao faz uso deles, por isso acho que seria um bom investimento pela minha parte, nem que seja so para ir meia duzia de vezes à caça.

Obrigado.
Cumprimentos Bruno Ferraz.
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 801

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Dom Ago 09, 2009 6:47 pm

Amigo Banzé nem todos os que deixaram de caçar eram os piores. Conheço alguns que deixaram de caçar que eram muito mais caçadores que qualquer um dos endinheirados de hoje que de caçadores só tem o nome. Agora conheço muitos dos caçadores que o são do regime ordenado, sempre foram desde que ele existe, não querem outro, assim é que está bem e porquê? Não tem um cão, logo não sabem nem querem saber o que isso representa. Outros para os ter compram os já adultos e de preferência treinados uma vez que dinheiro não é problema. Preferem as ditas portas para não rasgarem as pernas no mato. Dão tiros a tudo o que mexe. É necessário andar sempre o guarda a avisar com as normas de segurança porque dão a entender que estão ali é somente para contribuírem para que o monte de peças seja considerável. Não dispensam uma reserva onde sirvam um bom almoço e sabem quais são.

São estes a maioria dos caçadores que vão ficando e se isto é a caça do futuro, parece que assim comigo não contam.

Não temos dúvidas que é uma questão de dinheiros.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Dom Ago 09, 2009 10:01 pm

Citação :
Amigo Banzé nem todos os que deixaram de caçar eram os piores. Conheço alguns que deixaram de caçar que eram muito mais caçadores que qualquer um dos endinheirados de hoje que de caçadores só tem o nome. Agora conheço muitos dos caçadores que o são do regime ordenado, sempre foram desde que ele existe, não querem outro, assim é que está bem e porquê? Não tem um cão, logo não sabem nem querem saber o que isso representa. Outros para os ter compram os já adultos e de preferência treinados uma vez que dinheiro não é problema. Preferem as ditas portas para não rasgarem as pernas no mato. Dão tiros a tudo o que mexe. É necessário andar sempre o guarda a avisar com as normas de segurança porque dão a entender que estão ali é somente para contribuírem para que o monte de peças seja considerável. Não dispensam uma reserva onde sirvam um bom almoço e sabem quais são.

São estes a maioria dos caçadores que vão ficando e se isto é a caça do futuro, parece que assim comigo não contam.

Não temos dúvidas que é uma questão de dinheiros.

Tem aqui muitas razoes do aumento de venda de portas/batidas(Caça menor), montarias (caça maior).Parece que o caçador de hoje em dia esta a converter-se em meros atiradores.Tenho dinheiro, pago e atiro as peças levantadas por outros. Para que se dar ao trabalho de descobrir/levantar uma peça de caça se pode ja ter a papinha toda feita.
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Seg Ago 10, 2009 2:36 pm

Claro, mas eu concordo com isso tudo, mas acho qeu há aqui uma contradição, então se está tudo a ficar muito caro, se os caçadores o deixam de ser exactamente por isso, pelo dinheiro, depois diz-se que há um aumento da venda das portas e montarias?

Cada vez entendo menos o Vosso ponto de vista.
Então mas não era exactamente por tudo estar a ficar mais caro que os nossos amigos deixam de caçar?
Afinal todos continuam a pagar portas e caçadas em Turisticas e montarias onde não há um unico javali.... onde está a falta de dinheiro?

Em outros comentários que fiz, tenho dito isso mesmo, NÓS TODOS é que alimentamos isso, mas isso é o outro lado da caça, achava que aqui se discutia o novo modelo de ordenamento e esse não contempla preços elevados que se pagam por peça de caça.
Esse elitismo que se fala, de só sair á rua de espingarda para matar e não caçar, nem cães alguma vez criaram nem nada, isso sempre houve, não é novidade.
Reparem na quantidade de post's que aqui são criados para venda de cães, não é isto uma forma de elitismo tambem?
Quantos foristas por aqui aparecem, postam a oferta de cães e não cá colocam mais os pés?
Eu até iria mais longe e diria que isto para mim é tambem uma forma de prostituição.

Mas o que aqui se discutia era o lado pobre da caça, e aqueles que deixaram de caçar porque agora as licenças são mais caras e o regime ordenado tem de se pagar, etc, isso é que eu ainda não consegui ver aqui provado, agor ao lado em que se movimentam interesses e dinheiros em tormo da caça, isso já é velho e não vem no novo regime.
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Seg Ago 10, 2009 3:14 pm

quem é viciado em caçar não deixa de o fazer :!:
e concordo com alguma coisas que o banze disse muitos querem caçar mas nem querem pagar nem querem pisar mato nem querem vir para casa de mãos a abanar! a isto chamo GANANCIA

eu não tenho nada a ver com quem têm 1 cão ou com quem tem 50 é problema de cada um o que tem um só paga um licença e só sustenta um cão o outro paga 50 e sustenta 50 se é por ter dinheiro ou não ninguem tem nada a ver com isso, não á volta a dar quem quer caçar tem de pagar se não pode caçar todos os dias caça alguns.

brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Seg Ago 10, 2009 3:54 pm

Amigo banze, existe o aumento de montarias e portas porque:

primeiro, era praticamente inexistente este tipo de caça e com poucos adeptos;
Segudo, hoje em dia ninguem se quer chatear em criar e ensinar um cao, logo retirando uma fonte de despesa tambem.
terceiro, ninguem quer andar a sujar-se e a ter trabalho para conseguir matar uma peça de caça;
Quarto, é muito mais facil estar paradinho a espera que os "mouros "levantem a peça ou que a soltem por cima dos canos para poder atirar.
quinto, é mais facil para alguns passar uma assinatura num cheque que calcar uma silva.
Para estes Senhores o problema nao é o dinheiro e ate digo mais, fazem uma certa falta neste mundo da caça, contudo trouxeram um problema com eles, que foi a inflaçao do mercado que muitos nao tem poder de compra para acompanhar, entrando ai o abandono da caça por muitos e bons caçadores e estes nao deixam de ser menos caçadores que os endinheirados.
O verdadeiro problema disto tudo foi que toda a gente pensou que podia enriquecer com a caça.

Cumprimentos Bruno Ferraz.
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Seg Ago 10, 2009 4:07 pm

Claro,
eu entendo isso tudo, mas como já disse, começamos a discutir se estavamos de acordo ou não com o novo modelo de ordenamento, isso do elitismo, nada tem a ver com quem faz a nova lei, bem ou mal.

Eu vou a uma Turistica, onde eles têm vários cães e andam com os caçadores que não têm cães, eles batem mato e tudo e os cães vão buscar a caça e trazem á mão, andam "mochileiros" para eles não terem de andar com a caça á cintura, têm pontos onde se encontram para beberem a garrafinha da agua, as carrinhas andam por fora, para levarem a caça morta, enfim, há um pouco de tudo, mas lá está, quem não quer não vai, eles não chamam ninguem para lá, nem obrigam ninguem a ir para lá, mas a verdade é que estam sempre cheios.
Volto a dizer que isso sempre houve,MAS, esta não é a razão porque outros deixam de caçar.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Seg Ago 10, 2009 6:32 pm

Realmente nao é por haver turisticas, venda de portas, venda de largadas/batidas,..., que o caçador deixou a caça.

O que provova o abandono é que ao chegar ao fim de uma epoca gasta-se bem 1000 Euro sem se esticar muito e com 500 euro para cada pessoa ja da para passar umas boas ferias mais a mulher quem a tiver é claro.
Muita gente ja começa a fazer contas ao que gasta, muita gente deixou de ter 8 a 10 caes e passou so a ter 4 ou 5, muita gente que tinha reservas associativas longe de casa ja as deixou so pela despesas do tranporte,....

Agora respondendo ao proposito do topico se estou ou nao satisfeito com o actual modelo de ordenamento?Pode-se dizer que sim, sendo no entano contra ao funcionamento das municipais.Pode-se dizer que tem que melhorar e muito e depois quando vejo que em 4 ou 5 dias de caça em classe C se paga tanto ou mais que por uma epoca inteira em relaçao a uma associativa ate me faz vomitos, ja para nao falar nas candidaturas de algumas.
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Seg Ago 10, 2009 6:45 pm

Cães, mochileiros, pisar mato, estamos a falar de caça ao coelho, certo? Pois mas alguns nem podem com o cheiro das tripas, como podem ser caçadores.

Mudando de assunto, uma vez que o que aqui nos trouxe foi de facto o actual ordenamento.

Como já devem de saber não há edital de Verão. Como também já o disse, deve haver muito boa gente satisfeita. Principalmente os gestores, digo eu.

Haviam ainda alguns iludidos que ainda tiraram licenças nessa perspectiva. Na próxima época mais desistências. Caso eu veja a coisa só para o meu lado e como estou satisfeito, quantos mais desistirem, melhor não é? E para os ditos gestores que actualmente também ficaram satisfeitos, no futuro com tantas desistências, será benéfico para eles? Será benéfico para espingardeiros, para as associativas, para o estado, para os caçadores em geral? Será? O futuro nos dirá.

Apenas gostaria que alguém visse que já tivemos muitos mais a caçar e com o esforço mais de uns do que outros, conseguimo-nos aguentar. Hoje já com n exemplos positivos de recuperação era tempo de estabilizarmos. Não vamos beneficiar nada com as desistências por causa de exclusões de varia ordem. Não haverá ninguém capaz de fazer algo em benefício de TODOS. Só peço que parem, não estraguem mais.
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Seg Ago 10, 2009 8:15 pm

Amigo,
isso do cheiro das tripas foi alguem que lhe contou? :D
É que eu sou um deles e se há coisa capaz de me pôr a vomitar é mesmo isso, mas não deixo de me considerar caçador por causa disso.
Não temos de passar por esse teste ao tirar a carta, senão chumbava de certeza.

Haverá todos os anos, pessoas a desistir e novos a aparecerem, é o ciclo da resistencia, será que os que aí vêm são melhores ou mais capazes do que nós? O futuro o dirá.

Uma coisa é certa, hoje um caçador do Porto, recusa-se a ir ao Algarve fazer uma caçada numa Turistica, MAS, se esse caçador souber que uma tal Turistica vai deixar de o ser e que essa zona vai ficar Livre, ele é o primeiro a ir para lá para vir de saco cheio para casa, aí é que é bom, matar sem limite e sem controlo.
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Seg Ago 10, 2009 11:02 pm

Pois há alguns anos passados, quando abria alguma reserva daquelas ditas do estado,caía lá todo o mundo e no 1º ou no 2º dia ficava limpa. Mal, muito mal feito. Porque não fizeram control? não faziam uma fiscalização correta, não imposeram limites de abate. Talvez se fosse imposto um limite de duas peças por arma nas ditas, muitos que só queriam abates, escolheriam outros locais. Houve muitos modos de fazer as coisas sem termos chegado onde chegamos.
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 329

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Sex Ago 14, 2009 2:53 pm

Li algumas opiniões na diagonal.
Mas penso que o grande problema é a falta de caça e a falta de gestão da mesma.
O que alguns de nós vivemos com os nossos pais dificilmente se voltará a repetir.
Dias inteiros de caça com uma merenda às costas, por vezes não se matava muito, mas o convívio enter os caçadores (grupo de caçadores) superava a pouca caça.

Em alguns locais de caça onde o convivio ainda era possivel, o dinheiro começou a falar mais alto e, a exploração cinegética sobrepõe-se, agora, à amizade.

Tenho um amigo que caçava numa zona perto de Mértola, nas posições de caça de um amigo seu, pagava à data 750€. O amigo resolveu tirar os terrenos da associativa e criar uma turistica e noutro lado uma "falsa associativa", com as assinaturas dos amigos, agora passado 5 anos paga 2.000€.

Este é o exemplo do que é a caça nos dias de hoje.
PLopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 8

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Sex Ago 14, 2009 3:21 pm

Dias inteiros de caça com uma merenda às costas, por vezes não se matava muito, mas o convívio enter os caçadores (grupo de caçadores) superava a pouca caça.

Em alguns locais de caça onde o convivio ainda era possivel, o dinheiro começou a falar mais alto e, a exploração cinegética sobrepõe-se, agora, à amizade.

A minha opinião vai de encontro a este anterior forista, penso que o livre não seja a soluçao, mas caçar sempre nos mesmos terrenos não podendo caçar com amigos ou colegas de trabalho :( também não é saudável pelo menos juntar as reservas do concelho ou mesmo destrito talvez fosse uma solução.:?: :?: :?:
podengos
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2927

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Seg Ago 17, 2009 6:33 pm

Ola a todos vou deixar aqui a minha humilde opinião Bem eu não sou contra este modelo de ordenamento pelo contrario alguma coisa tinha de ser feita mas não desta maneira assim só os grandes e que se safam e os pequenos tem de deixar .Na minha opinião o terreno tem de ser ordenado mas bem ordenado mas por pessoas competentes e que facão um bom trabalho e com estudos porque o que e bom para norte pode não ser bom para sul ou o contrario ,Eu preferia pagar 500 euros por época e podermos caçar por todo Portugal .Não sei para que tantas zca e será que quem esta a frente tem competência para fazer uma boa gestão talvez sim ou talvez não ..Eu sou a favor de um ordenamento sim mas livre para todos e gerida por gente competente para fazer controle durante todo o ano .. Para muitos caçadores que estão agora a entrar no mundo da caça não sabem o que é pegar na merenda as costas e ai sim era um convívio 5************* e por isso que muitos estão de acordo com estas novas medidas ,Agora a outras merdas no fim da caçada fazer o tal almoço ,Amigos eu para almoçar com amigos não estou há espera dos dias de caça posso fazer quando eu quero se a caça abre é para andar no monte a calcar silvas e ver os nossos amigos de 4 patas a caçar e o raio do coelho a fugir e nos a falhar o tiro e no fim a dizer com os colegas como e que eu não o matei ...São coisas que tenho saudade ainda teve a sorte de caçar com arma no tempo do livre com o grupo do meu pai agora com o ordenado cada um foi para o seu lado ,temos pena mas e o que temos ..
Não vai ser assim que vamos ter mais caça para termos mais caça temos também de mudar a nossa moda de pesar respeitar os limites .. E não andar os coelhos com 10 cães e sai uma perdiz e matasse logo por lei e proibido caçar perdiz com mais de dois cães mas como diz o ditado o que bem a rede e peixe .. A ver se para a idade dos meus filhos isto esta melhor a ver vamos abraço a todos

Ps . só mais um exemplo desde Abril ate ontem foi controlado 25 vezes pela policia dos rios e muito não acham bem eu ainda ontem foi de manha a pesca e foi controlado depois de tirar o limite que são 7 por dia e isso foi em 3 horas mas eu queria andar até o meio dia teve de fazer assim pescava e soltava outra vez e assim pode pescar até o meio dia a vantagem que tenho e que já sei onde elas estão para a próxima vez :lol: :lol: :lol: :lol:

Um peixe é demasiado valioso!!!Mas só dentro de água!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Feedbacks [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://caes-caca-pesca-natu.forumeiro.net
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Qua Ago 26, 2009 10:29 am

"O ministro da Agricultura tem de começar por reformular a Direcção-Geral dos Recursos Florestais, inerte e desadequada aos dias de hoje", alerta o dirigente Jacinto Amaro. Depois, adianta, importa ter em conta a "vontade dos proprietários", havendo quem não renove as concessões. O Governo, sugere este representante associativo, "poderia dizer que é proibido caçar em terrenos livres", em vez de optar por "incentivar à integração antes disso", quando "já não faz sentido na Europa nem em África caçar em terreno livre".

As palavras descritas atrás são da autoria dos iluminados da criação do RO.

Então nós sempre pretendemos que todo o livre passasse a ordenado, ou não? Então agora pedimos para que seja proibido caçar no livre?

Proibido caçar no livre, enclave ou não caça, qual a diferença? Apenas no modo que lhe deu origem ou está associado porque nem eu nem ninguém lá caçará.

A proibição de caçar no livre não facilita em determinados casos os acordos com os proprietários. Os acordos com os proprietários começam a ser complicados. Primeiro porque alguns começaram a ver que a sua fonte poderia dar mais água e outros porque algo não foi cumprido por parte dos clubes ou associações. Se entrarmos em guerra não vamos ficar bem na fotografia. Já se houve por aí uns proprietários a dizerem que tem receio de represálias. Cuidado, vamos pensar bem o que pretendemos?

É claro que numa altura destas queremos é caçar.
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 329

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Qua Ago 26, 2009 1:51 pm

JCoelho escreveu:
"O ministro da Agricultura tem de começar por reformular a Direcção-Geral dos Recursos Florestais, inerte e desadequada aos dias de hoje", alerta o dirigente Jacinto Amaro. Depois, adianta, importa ter em conta a "vontade dos proprietários", havendo quem não renove as concessões. O Governo, sugere este representante associativo, "poderia dizer que é proibido caçar em terrenos livres", em vez de optar por "incentivar à integração antes disso", quando "já não faz sentido na Europa nem em África caçar em terreno livre".

Não sei se a DGRF é inerte e desadequada o que eu sei é que a fiscalização do acto venatório é pouco ou nada eficiente.

Quantas vezes já fomos fiscalizados durante a época venetória???
Eu nunca fui fiscalizado e vocês?

Claro que quem tem reservas "particulares" (turisticas ou outras parecidas) gerem as mesmas como bem lhes apetece, é o sr. dr. que nunca viu uma arma mas que vai dar um tirinho, é o filho, sobrinho e enteado que não têm carta de caçador nem idade para andar com uma arma na mão mas vão dar um tirinho, etc, etc, etc...
Assim está a fiscalização, nas Municipais e Associativas muito pouca, nas turisticas nem vê-la.

Em relação à proibição de caçar no terreno livre, o que faz falar esse sr. Jacinto Amaro é certamente o elevado número de locais onde tem posições de caça, umas para ele outra para quem tiver dinheiro, sim porque isto da caça é negócio.

A caça é para quem tem dinheiro, desculpem enganei-me, matadores de caça é para quem tem dinheiro, pois caçar é mais do que fazer um molho de 20 coelhos numa porta, esses são chamados os matadores.

Estou um bocado azedo, mas a verdade nua e crua é mesmo esta.
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Qui Ago 27, 2009 8:41 am

Quando na estrada não somos mandados parar, não quer dizer que a policia não ande aí, só ainda não nos tocou a nós.
Eu tambem nunca fui fiscalizado na caça, mas tudo depende dos sitios onde andamos, sei de zonas onde a ficalização é mais apertada e muitas vezes se deve ao facto de os caçadores terem mais tendência para prevaricarem naqueles locais o que leva as autoridades a incidirem mais a sua actuação naqueles sítios.
Mas admito que é deficiente ou muito deficiente, embora saibamos que quando actuam apanham logo 20 ou 30 caçadores ilegais.
Um amigo meu, reformado da BT, costumava dizer "todos se queixam que a GNR não faz nada, mas quando eles fazem qualquer coisa, ninguém gosta do que eles fazem" e é bem verdade.

Em relação ao RO, proibir ou não, eu acho que primeiro se deve tentar ordenar e em ultimo caso proibir a caça.
A extinção de muitas zonas de caça do RO, deveu-se á alteração na lei em que se dá mais poder aos proprietários, por ordem ética, moral, religiosa, etc, há proprietários que simplesmente dizem NÃO á autorização de caçar nos seus terrenos independentemente do local onde se encontram.
Eu acho que um proprietário deveria primeiro estar sujeito a regras, para depois poder proibir o exercício da caça nos seus terrenos, deveria de os manter limpos e devidamente vedados, pois sabemos que muitos terrenos nem sequer "precisamos" deles para lá se caçar, só precisávamos para fazer numero no total de área necessária e muitos desses terrenos ficam lá nas arribas e com mato da altura de arranha-ceus onde ninguém algum dia lá entrará, mas mesmo assim os proprietários acham que têm ali uma mina de ouro e dizem um não redondo á caça, privando-nos somente de andar a caçar noutros locais e obrigando muitas reservas associativas a abrirem por falta de área.
Acho que é um "poder" que foi dado aos proprietários sem contrapartidas para ninguém.

Ainda em relação a outro assunto aqui várias vezes mencionado como "arma de arremesso" contra o RO, que é o facto da falta de camaradagem, a falta das caçadas entre famílias, a lancheira ás costas e almoçar no mato com os amigos, etc... eu isso não entendo, qual é o regime ordenado que vos proíbe de confraternizar com o grupo de caça e levarem a lancheira para o mato?
Por razões diversas, poderá o grupo ter-se separado ou dividido, mas mesmo nas associativas podemos inscrever-nos com o grupo que quisermos e nesse dia ou nesses dias almoçamos no mato com os amigos.
Quando um grupo se separa ou se divide porque determinada zona passou a ser associativa ou outro e há elementos que por serem de fora lhes fica mais caro as mensalidades, porque é que esse grupo não se junta e dividem a despesa por todos? fica mais barato a quem vem de fora e fica um bocadinho mais caro aos da terra, mas o grupo não se separa.
Culpar o RO por certas práticas de alguns caçadores, não acho bem, tudo tem solução, afinal vamos é caçar não vamos fazer pic-nics.
Quando alguem certo dia quis ordenar esta classe desordeira e furtiva, foi com a intenção de ordenar a caça, não foi de pensar naqueles que gostam de pic-nicar no mato.

Sou caçador do regime Livre, infelizmente, e frequentador de Reservas Turisticas.
A verdadeira festa de amigos é feita nos dias das caçadas na Turistica, onde a viagem é uma animação, o pequeno almoço oferecido pela reserva é o inicio da risada, as caçadas são vividas com alegria e camaradagem, o almoço é a "cerveja" no topo do bolo e a viagem de vinda é acompanhada pelas mentiras do costume e dos coelhos que vinham a mais 200km/h e por isso os falhamos, etc...
Nas RT onde eu fui por engano e nem me deram almoço, o convivio de pic-nicar esteve sempre presente, com mesas improvisadas e o croquete a dançar com as formigas.
Não acho que o Ordenamento tenha vindo para acabar com a reunião dos amigos, tudo tem solução e para mim tudo é como dantes, viagens ao Alentejo, almoços com amigos, á mesa ou no chão, só que agora pagamos nós a festa, mas a camaradagem, o convívio a mochila com o farnel, estão sempre presentes basta nós querermos.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Estão satisfeitos com o actual modelo de ordenamento?   Hoje à(s) 9:19 pm

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: