Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 
 

 como vao os nossos coelhos!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
paulo jm
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)


Número de Mensagens : 26
Idade : 32
Localização : seia
Data de inscrição : 09/03/2013

MensagemAssunto: como vao os nossos coelhos!   Sab Jun 01, 2013 8:44 pm

decidi criar este tópico para todos os amantes da caça ao coelho,e não só, mas a ideia será que cada um de nós coloque aqui como estará a saúde do coelho bravo nos nossos locais de caça, se há doença,coelhos novos,etc...... com os relatos de vários sítios do pais podemos começar a ter uma ideia de como será a próxima época! saudações cinegéticas para todos
Voltar ao Topo Ir em baixo
Cláudio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)


Número de Mensagens : 81
Idade : 44
Localização : Vila Real
Data de inscrição : 23/08/2011

MensagemAssunto: Re: como vao os nossos coelhos!   Seg Jun 03, 2013 3:24 pm

Boa tarde!

Parabéns pelo tópico pois parece-me que é efetivamento um tópico pertinente uma vez que segundo me parece estamos à porta de uma época de caça dramática. Pelo menos na zona de Trás os Montes e alto Douro, o seja, a norte do rio Douro!

Aqui por Vila Real, e arredores, simplesmente não há coelhos. Terão morrido com a febre hemorrágica viral, por ventura uns 80 ou 90% da população de coelhos. Se considerarmos a hipótese de mais alguns virem a morrer com mixomatose, penso que deveriamos fechar a caça ao coelho por estas bandas pelo menos durante um ano...! :( Isto onde não se introduzam coelhos...!Caso contrário parece-me que andará tudo ao JAVALI...!

Também gostava de saber como estão as zonas de caça a sul do rio Douro...?
Voltar ao Topo Ir em baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)


Número de Mensagens : 3305
Idade : 41
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

MensagemAssunto: Re: como vao os nossos coelhos!   Seg Jun 03, 2013 4:11 pm

Por Viseu o cenário também é dramático.
Voltar ao Topo Ir em baixo
zegostinho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)


Número de Mensagens : 35
Idade : 36
Localização : viseu
Data de inscrição : 18/11/2012

MensagemAssunto: como vao os nossos coelhos!   Seg Jun 03, 2013 8:45 pm

na zona de viseu, disse me um colega, que tinha morrido muito mesmo muito e eu a pensar que qualquer dia ía a um campo de treino que me aconselharam os meus conterrâneos foristas. sabem me dizer se lá também ouve muita mortandade??
Voltar ao Topo Ir em baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)


Número de Mensagens : 3305
Idade : 41
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

MensagemAssunto: Re: como vao os nossos coelhos!   Seg Jun 03, 2013 11:33 pm

O campo de treino do clube em Moure Madalena está despido.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Cláudio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)


Número de Mensagens : 81
Idade : 44
Localização : Vila Real
Data de inscrição : 23/08/2011

MensagemAssunto: Re: como vao os nossos coelhos!   Ter Jun 04, 2013 7:58 am

Será que agora até para caçar vamos ter de emigrar...?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Talibans
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)


Número de Mensagens : 663
Idade : 25
Localização : Montemor-o-Velho
Data de inscrição : 29/05/2011

MensagemAssunto: Re: como vao os nossos coelhos!   Ter Jun 04, 2013 12:24 pm

Mas a minha pergunta não é como estamos de coelhos , mas sim , onde é que ainda há coelhos ?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Didas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)


Número de Mensagens : 117
Idade : 21
Localização : coimbra
Data de inscrição : 06/04/2012

MensagemAssunto: Re: como vao os nossos coelhos!   Qua Jun 05, 2013 8:52 am

tenho muita pena, senão inventarem uma vacina para travar estas doenças um dia a caça ao coelho acabará por fechar, ainda ontem fui treinar os cães a um sitio onde outrora contava aos 50 numa pequena terra, ontem a minha cadela tirou um... está uma tristeza.... não sei se o que digo está correcto, mas desde que criaram as associativas e começaram a importar coelhos de fora é que começou a surgir esta imensidão de doenças.... espero bem que isto melhore, vai ser o meu primeiro ano de caça e parece que não vai ser grande coisa, nem me importo de matar muito, que fiquem no campo haver se criam e se recuperam e se estas doenças desaparecem....
Voltar ao Topo Ir em baixo
jlmendonca
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)


Número de Mensagens : 137
Idade : 37
Localização : SINTRA / PORTALEGRE
Data de inscrição : 27/03/2013

MensagemAssunto: Re: como vao os nossos coelhos!   Qua Jun 05, 2013 12:06 pm

Boa Dia a todos o mesmo postei num topico parecido, quanto a este topico penso que não vou dar novidades a ninguem, estou a trabalhar na zona de almedovar/Mertola nas minas da Somincor, o ano passado quando em deslocação para as minas por gosto do que via ia quase sempre por um caminho de terra batida mais ou menos 4 Km, via quase sempre 20 a 30 coelhos por volta das 6 da manha neste percurso, este ano comecei a minha temporada de um mes nestas bandas e deparo-me que tanto ontem como hoje pelas mesmas horas coelhos nem velos!!! Como tinha que comprar uns escoalhos para os cães desloquei-me a uma loja com preços muito convitativos nesta area, que tambem vende muitos produtos de agricultura, comecei a falar com 3 agricultores sobres os escoalhos e eles sempre a entrarem comigo se era para rafeiros alentejanos..lol..

Eu disse-lhes que não, era para uns cães para a caça aos coelhos, eles todos me disseram que para estas bandas este ano é 00, parece que ha uma nova vertente descolhecida da emorogica que levos os coelhos a morte, segundo eles e falavam em centenas largas ainda no fim da caça, morreram mais de 95% da populacão ou quase 100%!!!



Se aqui é assim que avia as duzias

, imagino o que se podera passar nas restantes zonas...



Este ano vai ser muito mau para os coelhos!!!!



Grande abraço a todos
Voltar ao Topo Ir em baixo
RQ Botabaixo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)


Número de Mensagens : 60
Idade : 33
Localização : Guimarães
Data de inscrição : 29/07/2011

MensagemAssunto: Re: como vao os nossos coelhos!   Seg Jul 15, 2013 4:30 pm

Efetivamente este ano será mau para a caça ao coelho! Na maioria das zonas por onde tenho passado e perguntado (Vila Real, Penedono, Mirandela, Sernancelhe, Régua, Paredes, Guimarães, Marco de Canaveses, etc.) a resposta resume-se quase a isto: "No final da caça ainda ficaram uns coelhos... De início havia umas criações, mas depois veio a doença e limpou tudo! Só se veem feitios secos!"

Há algumas reflexões que todos deveríamos fazer:

1- Todos os anos nos queixamos que não há coelhos nenhuns, que morreram muitos com as doenças, que isto e aquilo... Mas também vimos sempre dizer que no final da época de caça anterior ainda ficaram muitos...

Ora se no início de cada época haviam poucos e no final ainda ficam muitos, algo não bate certo!!??? Será que os cães de todos nós são muito maus e nós falhamos os coelhos todos? Durante o período de caça ao coelho pouca ou nenhuma criação há... Então não seremos nós também que alarmamos demasiado a situação??? No início da época de caça há muito calor e os feitios parecem-nos sempre mais secos; Com o calor os coelhos são menos ativos (menos coelhos avistados) e também "fazem menos feitios".

2- É uma verdade que as doenças (DHV e Mixomatose) dizimam muitos coelhos (encontramos os coelhos mortos, os cadáveres em decomposição, os coelhos infetados com os "olhos inchados", etc.) É igualmente verdade que em muitos locais as doenças extinguiriam quase totalmente os coelhos. Mas apesar de tudo, os coelhos têm-se conseguido aguentar e as suas populações demostram alguma estabilidade (embora em valores muito baixos). Esta estabilidade tem-se conseguido graças ao esforço de muitas associações de caçadores (quer com repovoamentos devidamente efetuados, quer com a vacinação de alguns animais, que com as melhorias do habitat) e graças à grande capacidade de adaptação e procriação dos coelhos.

Não seria altura de perguntarmos ao "Governo" qual tem sido o trabalho deles para travar estas doenças e fomentar a recuperação do coelho bravo!!!??? Não será oportuno questionarmos onde é aplicado o dinheiro que todos os anos investimos no sector da caça (licenças de caça, autorizações de caça em zonas de caça municipais, licenças de uso e porte de armas, coimas, licenças de cães, taxas pagas pelas concessões de caça, etc.)!!!????
Na minha opinião deveria ser do "Estado" a obrigação de investigar as doenças encontrar soluções e coloca-las em prática no terreno! As espécies cinegéticas também fazem parte do património natural do nosso País.
E as organizações ambientais que normalmente andam de costas voltadas com os caçadores também se esquecem que a recuperação do lince ibérico, do abutre negro, do lobo ibérico, de inúmeras aves de rapina e outros pequenos predadores só tem sido conseguida à custa do trabalho dos caçadores... Pois todas estas espécies são dependentes do coelho bravo que os caçadores andam a tentar recuperar! Cada vez se vêm mais aves de rapina e de certeza que elas não se alimentam do único produto que as organizações ambientalistas produzem - "manifestações anti-caça". Mas que fique bem claro que eu não estou contra a recuperação das espécies predadoras endémicas. Muito pelo contrário, as espécies predadoras representam um importante papel na cadeia trófica e há espaço para todos! Mas seria com bons olhos que veria as organizações ambientalistas deixarem-se de extremismos e conjuntamente com o Estado português unirem-se aos caçadores no combate às doenças em prologue da recuperação do coelho bravo!

Se queremos ter mais coelhos nas próximas épocas temos de dar o primeiro passo, tornando-nos caçadores todo o ano, fiscalizando as nossas zonas de caça contra furtivos, cães e gatos vadios, efetuando melhorias no habitat, efetuando repovoamentos devidamente e reivindicando a correta aplicação das nossas contribuições!
Voltar ao Topo Ir em baixo
mify
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)


Número de Mensagens : 216
Idade : 37
Localização : valença
Data de inscrição : 02/08/2011

MensagemAssunto: Re: como vao os nossos coelhos!   Seg Jul 15, 2013 6:00 pm

total mente de acordo com o que escreveste amigo RQ Botabaixo:Agreement: 
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)


Número de Mensagens : 708
Idade : 28
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

MensagemAssunto: Re: como vao os nossos coelhos!   Qua Ago 21, 2013 12:07 am

Aqui na zona onde caço, Regua e Sta. Marta de Penaguião, noto nesta fase um ligeiro decréscimo mas não vejo motivos para alarme. Já foi dar uma "vista de olhos" em sitios onde caço e não noto nada de alarmante. Estas ZC são para matar 2/3 colehos por jornada em média e é com base nisso que falo.
Neste defeso ainda só encontrei um coelho morto. Não consigo saber a causa da morte mas já fui várias vezes àquela zona e só encontrei este... por isso vou para já descartar doenças virais.
Quanto a feitios, sim, encontro muito rasto seco nomeadamente toirais, mas com este calor é normal que aconteça.

Em resumo, não tenho super cães - bem longe disso - e aqui as temperaturas rondam sempre os 35ºc e se tenho encontrado sempre coelhos nos treinos que faço então está tudo bem. Nós caçadores temos sempre o hábito de dramatisar um bocadinho.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: como vao os nossos coelhos!   Hoje à(s) 12:16 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
como vao os nossos coelhos!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: