Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Pensava que não era possível

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 328

MensagemAssunto: Pensava que não era possível   Qui Ago 22, 2013 11:13 pm

Boas,
Escrevo estas linha s como um desabafo, não para denegrir a imagem da instituição que respeito, mas para alertar os foristas acerca da situação que está ainda a decorrer cmg.

Há uns tempos atrás coloquei um post neste forum pedindo ajuda acerca do calibre a adquirir numa carabina de lever action, tomei as opiniões em consideração e resolvi comprar uma marlin 45-70 govt. Até aqui tudo bem, vi uma arma que me agradou, dei um sinal para a compra da arma e ficou reservada.

De acordo com a nossa legislação qd queremos comprar uma arma de categoria C temos d pedir á PSP uma autorização para aquisição da mesma, foi o que fiz, dirigi-me a uma esquadra e preenchi os papeis necessários para que me fosse passada a dita autorização, tive de pagar 3€ e picos pela papelada e 116,10€ para que os agentes viessem fazer uma visturia para verificar se possuo um cofre para as armas ou não, (começam os problemas), essa mesma vesturia só foi realizada 2 semanas depois do pedido, os agentes não tiveram tempo para fazer os 2,5km que separam a esquadra da minha residencia antes dos 15 dias (mas a taxa teve de ser logo paga na hora). Deixei passar mais uns dias e liguei para o comando distrital para saber em que pé estava a minha situação, qual não foi o meu espanto qd me perguntaram se tinha sido feita alguma visturia, pois não tinham lá o registo da mesma, coisa que eu confirmei com a data do recibo que tenho na minha posse. Quem me atendeu disse-me que iria ligar para a esquadra ond entreguei a papelada para os doc's serem enviados para o processo seguir para instancias superiores. Eu não fiquei convencido e liguei para a esquadra de onde me disseram que a secretaria estava encerrada, pois o agente responsável tinha tido direito ao dia (apenas tenho a apontar uma questão, qd esse agente estiver a gozar as suas férias a secretaria encerra por esse periodo???), fiquei de ligar no dia seguinte e foi o que fiz, o agente pediu-me desculpa mas ainda não tinha tido tempo de enviar o email com as fotos da visturia para o comando distrital e que o iria fazer nesse mesmo dia. (com isto tudo passaram 4 semanas), na semana seguinte, a meio da semana liguei então para o comando de onde me atendeu um comissário, que por sinal estava encarregado de verificar esse tipo d papeladas e que, ao verificar o processo, me perguntou se já tinha sido visturiado, ao que respondi afirmativamente e lhe contei a história passada, ele foi então verificar no computador e, qual não foi o espanto, tinha recebido 3 mails com documentos de visturias, mas só tinha aberto 2 , claro que o meu foi o que ficou por abrir. Pediu-me muitas desculpas e garantiu-me que iria despachar o processo para que o mais ráoidamente possível fosse emitido a autorização para que a casa da moeda emitisse o documento final para a aquisição da arma (sim, a casa da moeda é que emite o documento), isto foi na sexta feira passada dia 16, perguntei então qd é que poderia saber mais acerco do processo  e ele disse-me para ligar na quarta feira seguinte, que já me poderiam dizer como estava o documento (XIIII, isto nunca mais acaba!!!). Liguei então na quarta e o resultado foi outra desilusão, o sr. comissário despachou a documentação toda no dia em que falei com ele, mas que o processo estava na secretásia da comandante distrital para assinar e depois enviar para a casa da moeda os dados para a emissão da dita autorização.

Já passaram quase 2 meses para emitir um documento que, por email do comando nacional da psp me foi dito que demoraria normalmente 2 a 3 semanas a tratar.

Acho que este tipo de situações não dignificam nada a instituição PSP, nem a imagem que uma instituição como a PSP deveria mostrar. Talvez os agentes envolvidos estejam sobrecarregados de trabalho, talvez devessem ter mais pessoal a tratar de burocracia (mas eles já são tão poucos nas ruas...., é verdade, os cortes orçamentais a isso obrigam) ou se calhar deveriam era repensar as regras e leis para desburocratizar uma coisa que a meu ver está a ser demasiado trabalhoso e demorado.

Mais uma vez peço desculpa pelo desabafo, mas se alguem estiver na mesma situação, tomem atenção, pois tal como descrevi, pode-vos acontecer o mesmo.

Um abraço
Brunobarbosa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 21

MensagemAssunto: Re: Pensava que não era possível   Sex Ago 23, 2013 5:47 am

Boas amigo
não tive esse probelema mas também tenho tido vários problemas com a PSP em tudo o que está relacionado com a caça.
Ontem dirigi-me ao comando da PSP para apresentar a carta de caçador como me foi pedido e perguntei se agora já poderi caçar, e diz o agente: não, você só pode caçar quando receber o uso e porte de arma definitivo, e pergunto eu, então para que serve uma guia provisória que substitui a licença para todos os efeitos por 90 dias? E para meu espanto ele responde, não sei e encolhe os ombros...
então quem me pode explicar? Ninguém sabe ao certo...
isto é uma desgraça, só a pSP para dar respostas destas...
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Pensava que não era possível   Sex Ago 23, 2013 1:21 pm

se a guia é valida por 90 dias, é valida para que??? para apanhar pó num sítio kk??

o que diz a legislação em relação a isso?
Paulo Alves
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 222

MensagemAssunto: Re: Pensava que não era possível   Sex Ago 23, 2013 2:56 pm

Boas amigos, eu li o que escreveram e só posso dizer que têm toda a razão de estarem indignados, chateados ou outra coisa pior com essas situações. O mal da psp e de outros organismos que gerem a caça em Portugal e só falo nisto porque é de caça que se fala neste fórum, é de não atenderem às questões postas pelos caçadores nas sua variadas associações e em local próprio, principalmente no que concerne na documentação das armas, munições e outras/os, com isto quero dizer que o simplex (sem entram em politiquices) para isto só veio agravar mais a situação. Resumindo, em relação ao amigo Biri foi de uma total falta de respeito porque isso não tem nem ponta que lhe pegue, e todos os motivos que lhe deram foram mais desculpas de mau pagador que outra coisa porque já não sabiam o que dizer, eu sei que esses processos demoram no máximo 2 a 3 semanas, e não tem nada a ver com efetivos, tem a ver com o trabalho que têm que fazer para que tudo se resolva dentro da legalidade e o mais rápido possível, quanto ao amigo Brunobarbosa se for a outra esquadra se calhar já lhe diziam que podia, e isto vale para os dois, quando não se consegue num lado vai-se a outro. A psp devia fazer reciclagens nesta matéria para que não acontecesse estas situações, porque a lei que é para uns é para outros, e se no centro se pode comprar uma arma com a guia no norte também se pode, se um armeiro pode e vende uma arma de muitos euros no sul no norte também vende, (em relação à psp, o problema é que aqui à umas espécies de quintinhas e quem manda é quem lá esta e se me falta a agua para regar a horta já não arranjo tomates para a salada), entendem o que eu quero dizer. A lei das armas é má, bem que podiam muda-la para melhor, mas neste momento é o que temos e é a que está em vigor é para todos, tanto para nós caçadores como para quem trata da papelada para aquisição do cartão de uso e porte de arma, como do livrete de armas e outros documentos.
Brunobarbosa, a guia é um documento valido que substitui o documento original, seja novo ou numa renovação, quando se tira a carta de condução não se fica com a carta logo fica-se com uma guia que substitui a carta até ela chegar e pode-se conduzir a partir daquele instante, a guia da LUPA faz o mesmo efeito em relação a comprar de arma e no ato do exercício venatório.
Infelizmente é o nosso Portugal no seu melhor.

Cumprs
Kika
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 75

MensagemAssunto: Re: Pensava que não era possível   Sex Ago 23, 2013 4:04 pm

Eu sou uma das pessoas do Centro que consegui uma declaração de empréstimo com a guia e só tenho a dizer: "cada cabeça sua sentença"... Parece-me que neste país cada um faz o que quer e bem lhe apetece mas depois admiram-se que os caçadores andam ilegais e sem papéis... Pudera, não é de estranhar com a cambada de incompetentes que temos para nos guiar e informar.

Supostamente no CFTC que me foi dado, os agentes disseram-nos que a guia não iria servir de nada, no entanto, 4f fui fazer a declaração de empréstimo e não houve qualquer objecção por parte da PSP (de realçar que foram os mesmos agentes que nos deram a formação).

O que posso sugerir é tentarem ir a outras PSP, pode ser que tenham sorte (acho que neste caso é mesmo sorte).

Cumprimentos!

Editei só para acrescentar que assim que tiver a declaração de empréstimo (o único documento que me falta) irei caçar mesmo com a guia!!
Paulo Alves
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Pensava que não era possível   Sex Ago 23, 2013 5:38 pm

Bem dito Kika e vai muito bem caçar porque neste momento está legal mesmo com a guia, para exercer o ato venatório.
Tem um bom dia de caça.

Cumprs.
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Pensava que não era possível   Sex Ago 23, 2013 9:54 pm

Boas,

A verdade é que por estas e por outras os bons profissionais que temos nas forças de segurança são criticados em conjunto com estas pessoas que vão para um local das 9 até às 16:00 e já ganharam o dia. A mim sempre me disseram para não me pôr a jeito, pq haveria sempre alguém para me criticar, e é o que se tem passado com as situações que temos tido conhecimento, quer aqui no forum, quer no dia a dia.

Eu já tenho contado uma outra situação que me aconteceu aqui na esquadra de Abrantes há uns 3 ou 4 anos. Eu comprei uma benelli ao avô de uma amiga minha, que tinha deixado de caçar e fui à dita esquadra para fazer a trnsf. qd lá cheguei eram praí umas 10 h e o agente que lá estava começou por pedir os documentos necessários e fotocopiou-os. Depois começou a inserir dados no programa e comelaram os problemas, ou era ele que não consegui ver o que escrevia, ou era o programa que ia abaixo, ou kk coisa que acontecia, mas ele nunca conseguia encontrar o registo da arma no programa, estivemos ali até às 12 e picos, qd de repente sem mais que nem porquê, o dito senhor saiu da sala e sem dizer nada foi almoçar, ficando eu e o avô da minha amiga sentados à secretária à espera, até que uns 30 min depois lá passou um agente meu conhecido que nos perguntou o que estavamos a fazer ali, pq o outro agente tinha saído para ir almoçar!!"!"****** ****** e para voltarmos à tarde. Ficámos Fo****s, mas fomós para lá novamente às 14h e a história foi a mesma até as 15:30, qd o agente se fartou daquilo e nos pediu para lá irmos no dia seguinte para fazermos a transferência. no dia seguinte às 9 h já lá etava eu e o vendedor para regularizar as coisas, mas a desculpa era a mesma, o agente não conseguia encontrar a arma, inseria o nº da arma e ela estava registada, mas não a encontrava qd metia o nome da pessoa no pc. com isto passou a manhã e ficou para a tarde, e qd lá chegámos à tarde, o agente teve um momento de grande inspiração e foi aos documentos fotocopiados e viu que tinha andado 2 dias a tentar encontar a arma NO MEU NOME PARA A TRANSFERIR PARA O NOME DO AVÔ DA MINHA AMIGA!!!!!salta .

Erro detetado e 25 min depois estavamos numa esplanada a beber uma fresca com uns caracois (eu e o avô da minha amiga, claro).

mais uma das histórias que dariam para fazer um livro de anedotas!! Só é pena é elas passarem-se na vida real

Um abraço
nsantos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 66

MensagemAssunto: Re: Pensava que não era possível   Sex Ago 23, 2013 10:03 pm

Brunobarbosa escreveu:
Boas amigo
não tive esse probelema mas também tenho tido vários problemas com a PSP em tudo o que está relacionado com a caça.
Ontem dirigi-me ao comando da PSP para apresentar a carta de caçador como me foi pedido e perguntei se agora já poderi caçar, e diz o agente: não, você só pode caçar quando receber o uso e porte de arma definitivo, e pergunto eu, então para que serve uma guia provisória que substitui a licença para todos os efeitos por 90 dias? E para meu espanto ele responde, não sei e encolhe os ombros...
então quem me pode explicar? Ninguém sabe ao certo...
isto é uma desgraça, só a pSP para dar respostas destas...
Aconteceu me o mesmo a mim amigo. uma vergonha....
Brunobarbosa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 21

MensagemAssunto: Re: Pensava que não era possível   Sab Ago 24, 2013 5:49 am

Boas.
obrigado a todos pelos esclarecimentos, fui ver a lei no diário da república e ainda está mais explícito portanto se arranjar algum sítio para caçar podem ter a certeza que vou caçar quer eles queiram quer não queiram...
estou farto disto e das pessoas mal informadas...
a lei diz:
Artigo 26 da lei 12/2011 de 27 de Abril
Ao candidato aprovado em exame é passada pelo presidente do júri uma guia provisória por 90 dias e renovável por igual período, que confere ao candidato os mesmos direitos e deveres que o portador da licensa da mesma classe que ficou aprovado.
portanto meus amigos, não sei o que eles querem.
um grande abraço a todos.
Paulo Alves
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

MensagemAssunto: Re: Pensava que não era possível   Sab Ago 24, 2013 12:54 pm

Amigos se fosse eu ia lá outra vez e levava a lei comigo e dizia que queria tratar das coisas com a guia e se eles voltassem a dizer o mesmo espetava-lhes com a lei na frente dos olhos e se mesmo assim não o fizessem pedia o livro de reclamações e ia a outro lado depois.
Como disse anteriormente em resposta à Kika estão legais para caçar.

Cumprs.
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Pensava que não era possível   Sab Ago 24, 2013 9:06 pm

Estou com o Paulo Alves, qd é com os comuns dos mortais (nós que temos seguros, cofres, cadeados de gatilho e que estamos dentro da lei) não podemos alegar desconhecimento da lei, por isso, eu até faria de outra forma só para xatear, ia á esquadra e fazia o agente ler toda essa lei 12/2011 como disse o Brunobarbosa, e se mesmo assim o agente continuasse na dele, pedia para falar com um superior e então mostrava-lhe o artigo em questão, que ao que parece ninguém sabe interpretar, está preto no branco!!! e se a opinião do superior for a mesma, então livro de reclamações com ele!! Mas penso que não chegará a esse ponto.

Um abraço
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: continua a espera!!   Qua Ago 28, 2013 2:43 pm

Pois é, a saga continua, liguei hj de novo para o Comando distrital de santarem e .............. o pedido ainda está na mesa da comandante para despacho (imaginem lá), hj foi-me dito que a comandante está de férias e só vem na 2ª feira e só aí é que pode dar despacho a toda a papelada que tem em mãos.

Pergunto eu se na ausencia da comandante não há alguém que tenha ficado encarregue de tratar dos assuntos relacionados com as armas? então mais valia terem fechado o estaminé e terem ido todos de férias.

vamos de mal a pior!!!!
Rocha
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 107

MensagemAssunto: Re: Pensava que não era possível   Qua Ago 28, 2013 5:01 pm

Tenho lido o que voces postaram e têm toda a razão...Na minha opinião todas as entidades como a PSP e outras que regem leis deveriam todas as semanas saber todas as actualisações das leis e regras,tal como um chefe de finanças... noto um pouco de abandalho na PSP fora da Capital, não vamos generalizar todos os agentes mas muitos fazem se valer so pelo distintivo e de leis regras pouco ou nada sabem e guiam se pelo senso comum o que esta errado...

Li tambem o que o amigo Biri escreveu e é de lamentar a situação de quando foi passar a arma para seu nome e o agente levanta se e vai almoçar...sem qq justificação...Lamentável

Aqui por Lisboa não tenho razão nenhuma de queixa, nota se bastante bem que existe um agente pelo menos que está bem informado de todas as leis, regras e direitos do cidadão.
birras
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 49

MensagemAssunto: Re: Pensava que não era possível   Qui Set 05, 2013 12:20 am

penso que todos nos ja tivemos eu inclusive ja tive e nao ei de ser o ultimo
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Por fim há uma luz ao fundo do túnel   Qui Set 05, 2013 9:41 am

Boas, parece que ontem a PSP já enviou a autorização para a casa da moeda depois emitir a autorização final que enviarão para a minha morada.****** 

Até que enfim!!!terror
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Pensava que não era possível   Seg Set 09, 2013 11:14 am

Boas, já tenho em meu poder a autorização de compra para a carabina, só tenho de arranjar um tempo para a ir buscar a lisboa esta semana, o que não deve ser mt fácil, mas com jeito a coisa vai!!salta 

Agora só fiquei com a pulga atras da orelha por duas razões, o documento não vem com sinal nenhum de que foi sequer revisto ou impresso na imprensa nacional da casa da moeda e a outra razão é de que a casa da moeda até sexta feira passada (que foi qd este doc. me chegou a casa) não tinha registo sequer deste pedido, nem de emitir.

Mas agora tb já não me interessa, Agreement , depois coloco umas fotos do ferro!!

Um abraço
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 3305

MensagemAssunto: Re: Pensava que não era possível   Seg Set 09, 2013 1:26 pm

Finalmente boas notícias.
Boa sorte.Agreement
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Pensava que não era possível   Hoje à(s) 2:35 pm

Pensava que não era possível
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo