Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Bruno Ferraz diário 2013/14

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1803

MensagemAssunto: Bruno Ferraz diário 2013/14   Seg Set 23, 2013 8:24 am

Local: ZCM
Duração: Manhã
Processo: Salto
Espécies: Coelhos
Cães: Podengo Português
Tempo: Calor[/b]
Peças agarradas pelos cães: 0
Peças vistas(por mim): 1
Peças atiradas(por mim): 1
Peças mortas(por mim): 0

Primeiro dia de caça este ano aos coelhos.
Fomos para uma ZCM totalmente desconhecida e sem ninguém conhecedor dos terrenos a guiar-nos.
Foi soltar os cães e ir a procura da sorte.
Logo de manhã fomos parar a um terreno muito bom de caçar, mas infelizmente com poucos coelhos. Até às 9:30 os cães tinham achado 2 coelhos. 
A essa hora decidimos mudar de local. Andamos de carro para a frente e para trás a procura de placas que não existiam, deixando-nos completamente baralhados.
Eram 10:30, 11 horas quando decidimos parar num sítio e ir a procura da sorte. Soltamos os cães e começamos a caminhar. Já perto das 12 horas os cães acham 1 coelho, mas este consegue fugir sem deixar rasto. Mais a frente, num mato, acham outro que mais volta menos volta passou por beira de um colega meu que o matou. Já tínhamos livrado a grade a passar já do meio dia. Quase no mesmo sítio, um cão desencama outro coelho que saiu ao lado do meu colega. Fizemos fogo, eu e ele, praticamente ao mesmo tempo dando a entender que apenas tinha sido dado apenas um tiro. Falhamos ambos e o coelho conseguiu fugir.
Posso dizer que foi uma sorte termos morto um coelho, pois fomos para um sítio totalmente desconhecido e com um tempinho destes não é nada fácil.
Agora resta aguardar a abertura para Outubro, mas as notícias que correm não são nada otimistas.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Bruno Ferraz diário 2013/14   Seg Out 07, 2013 9:06 pm

Local: ZCA
Duração: Todo o dia
Peças mortas(por mim): 1

Um dia no geral muito bom, com coelhos muito bem conseguidos, aproveitados e trabalhados.
Na primeira hora pode-se dizer que os cães dispersaram-se um pouco. Logo o primeiro coelho que apareceu foi errado com dois tiros, mas depois felizmente quase todos os coelhos que os cães achavam e que saíram a tiro foram mortos. Senão não era a primeira vez era a segunda.
O coelho que "matei" saiu-me a uns 30 metros. Dei-lhe com o segundo tiro e vejo a traseira do coelho a dobrar. Mas bicho bravo não desiste a primeira mesmo tendo o deposito furado. Corro e ainda vejo o coelho a entrar no mato. Chamo os cães e logo aparece um cão dos meus a acodir aos meus chamamentos. Indico o caminho e logo lhe pega no rasto. Passado um bocado saiu para o lado do meu pai devagarinho e ele com um tiro segurou o coelho.

De tarde praticamente levamos a equipa B composta pelos nossos juvenis. Com o calor que se fazia sentir das 14 às 17 horas pensava bem que íamos passear os cães e não caçar. Mas a verdade é que carregaram mais depressa e seguido os coelhos que os cães de manhã. É verdade que o terreno de manhã não era fácil, muito mato e lenha cruzada arrebenta com qualquer cão. Houve um coelho que num silvado andou as voltas que até finalmente saiu para o lado de um colega meu. Deu apenas um tiro, pois a arma não dava mais. meteu os cães e coelho deu a volta e voltou a entrar no mesmo silvado donde tinha saído. Os cães engataram novamente no coelho fazendo com desse mais umas voltas dentro do silvado. Não é que o desgraçado após algum tempo não vai passar novamente a beiro do meu colega? Num espaço de uns 20 cm dá mais um tiro. Vi-o a dar o tiro e nem sequer meteu a arma a cara.

Foi espreitar mas coelho nada, mas tinha deixado o casaco. Os cães pouco tempo depois agarraram o coelho e trouxeram a mão.

Depois coloco a foto, mas o quadro de caça não foi mau. 5 coelhos de manhã e mais 3 de tarde.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Infelizmente este ano apenas vou caçar 9 Domingos até as 13 horas por imposição da direção da nossa ZCA. Alegadamente por falta de coelhos. A que respeitar e esperar melhores anos.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Bruno Ferraz diário 2013/14   Dom Out 13, 2013 6:49 pm

Duração: manhã (4 horas)
Peças agarradas pelos cães: 1
Peças mortas(por mim): 1

Mais um bom dia de caça.
Os 4 primeiros coelhos foram todos cobrados pelos cães e o último, já a chegar ao carro, agarrado a dente.
Foi sem dúvida um dia dos cães.
O terceiro coelho conseguiu fugir-nos 4 vezes e quase por 5. Os cães acham o coelho e este foge para o lado do meu pai. Ele dá-lhe dois ou três tiros e o coelho atravessa um caminho e foge para um outro mato. Metemos os cães e estes engatam outra vez no rasto do mesmo, Ai, ai , ai, ai e passa a uns 15 metros de um colega meu. Mais um tirinho e o coelho ala que se faz tarde. O meu pai ainda corre pelo caminho mas quando lá chega ao alto o coelho já tinha atravessado o caminho para um outro mato. Juntámos-nos todos sem saber para onde tinha ido o coelho. Nisto uma cadela começa a latir, ai, ai, ai, mas quando estávamos todos colocados os cães já tinham dado a volta ao mato todo quando o meu pai vê o coelho atravessar novamente o caminho para trás. Começamos a "discutir" para onde tinha ido o coelho quando os cães engatam no rasto.Mais umas ladras e este já bem a frente dos cães tenta raspar-se por uma limpa a baixo. Deram mais uns 4 ou 5 tiros e o coelho entra numa outra mancha. Os cães começaram todos a ladrar e após ter dado a volta toda a mancha e ter sido bem apertado volta a saltar ao caminho para o lado do meu pai. Este dá mais um tiro de calculo pela carqueja a dentro e deixa de o ver. Começou a mandar vir a dizer que o coelho lá tinha fugido novamente para o sítio donde tudo tinha começado. Nisto os cães engataram no rasto e mais a frente agarraram o coelho chumbado. Foi magnifico ver todo este trabalho de equipa caçadores e cães que nunca desistiram, bem como o coelho que apesar de ter sido morto a 5 tentativa, foi um coelho que nos deu luta e algo para recordar.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Bruno Ferraz diário 2013/14   Sex Out 18, 2013 8:34 pm

Duração: todo o dia
Peças vistas(por mim): 2
Peças atiradas(por mim): 0
Peças mortas(por mim): Fui a batedor

De um modo geral a reserva dos meus colegas esta muito fraca em relação aos anos transactos.
Infelizmente não é grande novidade o que estou a relatar. Ainda assim apareceram uns 7 coelhos de manhã e 4 de tarde.
Mataram 3 coelhos deixando fugir 1 de manhã e de tarde deixaram fugir 1. De tarde quase conseguiam fazer fogo a mais um, mas este saiu enrolado com os cães não deixando o meu colega disparar. Felizmente saiu melhor para mim, mas eu estava sem arma.  
Nesta reserva por norma os coelhos costumam "aparecer" mais a partir de meados de Novembro, quando as silvas estão mais largas, mais húmido ou com neve.
Um dia de cada vez, mas este ano se chegar-mos a metade dos abates dos anos passados vai ser um bom ano.
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Bruno Ferraz diário 2013/14   Seg Out 21, 2013 7:10 pm

Tempo: nublado[/b]
Peças vistas(por mim): 3
Peças atiradas(por mim): 2
Peças mortas(por mim): 2

Um dia muito bom de caça.
Ameaçava chover, mas o tempo aguentou-se permitindo um dia espectacular de caça.
Já se nota que os coelhos já estão mais avispados, dando mais trabalho de os colocar a fogo.
Todos os anos temos este problema, é que em alguns dias chega às 9:30, 10 horas o monte já se encontra todo batido. Num bocado de terreno andavam uns 5 a 6 grupos.
Mesmo assim lá fomos tocando a nossa banda e conseguimos fazer mais um belo quadro de caça.
A volta das 10 horas já tinha morto os meus dois coelhos. Partir dessa hora foi andar nos terrenos onde outros já lá tinham andado. Chegamos a beira de um silvado e um colega meu alertou para o facto de os cães estarem muito contentes. Nisto uma das cadelas dele dá uma ripada e apanha o coelho. Infelizmente não o agarrou bem, pois voltou a larga-lo. Passa por mim e no meio dos cães com uma velocidade medonha, não dando hipóteses de atirar pois só via cães por baixo do mato, outros até por cima iam. Os cães engatam no rasto entrando numas silvas. Sempre em cima fez com que ele saltasse fora das silvas, dando a oportunidade do meu pai e um colega meu fazer fogo praticamente ao mesmo tempo. O coelho mete-se novamente no silvado, mas os cães nunca o largaram apanhando-o novamente mais a frente e desta vez foi de vez. No entanto, julgamos que o coelho estivesse chumbado, pelo que não atribuímos aos cães.
Os cães ficam sempre a perder.fi 

Última edição por brunoferraz em Dom Out 27, 2013 7:52 pm, editado 1 vez(es)
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

MensagemAssunto: Re: Bruno Ferraz diário 2013/14   Dom Out 27, 2013 7:40 pm

Tempo: nublado[/b]
Peças vistas(por mim): 4
Peças atiradas(por mim): 3
Peças mortas(por mim): 1, chumbado e depois cobrado pelos cães e entregue em mãos

Um dia muito bom de caça.
Começamos mal o dia transparecendo a meio da manhã um cenário ruim.
Os 3 primeiros coelhos que saíram a fogo todos eles foram errados.
O terceiro errado, por mim, estava metido num bocadito de lenha encostada a um barraco.
Passaram os cães todos e colegas, tendo um cão dos meus metido a cabeça abanado o rabo de contente mas acabando por desistir. Como já me aconteceram algumas ganhando já algum calo no que toca a caçar coelhos, apesar de ser novo, chamei uma cadela das minhas mais experiente. Chamei-a e disse-lhe: "Aqui". Mete a cabeça, cheira, força mais um bocado e dá uma ladra. Quando dou por mim mal a cadela dá a ladra o coelho já vai a passar ao meu lado a 200 a hora. Só deu mesmo para abrir um buraco no chão, pois já quando dou o tiro o coelho já não estava lá. Que rapidez, incrível. 
A partir daí, já eram umas 10 horas, o pessoal começou a ir embora ou a mudar de sítio.
Foi a partir nesse momento que começamos a ter sorte e a acertar nos sítios onde estavam os coelhos, mas tudo por coincidência.
Estávamos a bater um mato quando decidimos subir o monte. Nisto um cão acha um coelho levando-nos precisamente para o lado contrário. Pois foi a partir daí que começamos a matar caça.
Num bocado de terreno, por incrível que pareça "já batido" por outro grupo, fomos matar 2 coelhos. Antes mesmo de ir embora fomos bater mais um silvado, tendo ficado mais um.

Infelizmente o que seriam 9 dias de caça para mim e para os restantes sócios até às 13h, uma vez mais por decisão da direcção  foram reduzidos para 4 Domingos de caça até às 13 h. Isto é, para mim a caça terminou.
Este ano foi muito curto os meus dias de caça, mas ainda deu para matar 5 coelhinhos Agreement  apesar de ser um bocado:123: .

Infelizmente alegam falta de caça. Sinceramente, no meu grupo e nestes 4 Domingos, não notamos diferença nenhuma relativamente aos anos passados. Mas compreendo, pois os coelhos que temos andado a matar são os coelhos velhos de cova, que por sinal só em Dezembro aconteceria situação idêntica.
Espero que os coelhos que ficaram sobrevivam e que criem muitos.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Bruno Ferraz diário 2013/14   

Bruno Ferraz diário 2013/14
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: Estatísticas / Sondagens :: O meu diário 2013&2014-
Ir para: