Caça&pesca&natureza

Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça&pesca&natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe | 

Qual o futuro do coelho no nosso pais?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
MarioFerreira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 35

MensagemAssunto: Qual o futuro do coelho no nosso pais?   Qua Out 02, 2013 8:56 pm

Muito boa noite a todos,

Decidi postar este novo tópico para debatermos, para expor-mos as nossas opiniões e soluções para melhorar o flagelo que está a ocorrer em relação à diminuição drástica da população de coelho-bravo.

Gostaria de ver aqui as vossas opiniões sobre esta matéria, pois eu como caçador de coelho, sinto-me triste e frustrado com a actual situação e gostaria de trazer este assunto aqui à "baila" para ver se há ou não sinais de melhora ou recuperação ou se o flagelo continua semelhante ao do ano transacto na vossa respectivas zonas de caça.

Espero que sejam postadas aqui sugestões para ajudar na resolução desta problemática, e quem sabe se não será encontrada, entre todos, uma possível "fórmula mágica" que ajude a diminuir o flagelo. 

Já agora acham que o futuro do nosso coelho, pelo menos na minha zona, irá seguir o da perdiz? isto é, recorrer à caça de cativeiro.

Cumprimentos cinegéticos para todos os membros.
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 801

MensagemAssunto: Re: Qual o futuro do coelho no nosso pais?   Qua Out 02, 2013 10:12 pm

Todo o caçador de coelho e não só, gostaria de poder fazer algo para ajudar na recuperação dessa espécie.
Muitas sugestões tem sido dadas mas infelizmente o problema é mais grave, não está ao nosso alcance. Baseando-me apenas em noticias que vou ouvindo, as doenças estão mais mortíferas e mais rápidas  do que o trabalho que o homem tem efectuado no seu combate. Continuando assim, todos os esforços que façamos servirão apenas para minimizar ou retardar o desaparecimento. Mais vale não pensar nisso ... 
Solução? ou os orelhudos se tornam o mais rápido possível imunes, ou estamos f... feitos caçadores de aviário.
Rocha
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 107

MensagemAssunto: Re: Qual o futuro do coelho no nosso pais?   Qui Out 03, 2013 9:54 am

Na minha opinião, irá extingir se a raça do coelho bravo por fim deixar que todos as carcaças de coelhos bravos infectados desapareçam, e só ao fim de alguns anos começar a repovoar zonas limpas mas isso irá ser dificil.... Levará o seu tempo.
Ou então como o amigo JCoelho diz a raça criar imunidade ao virus.
Marcodatsun
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2586

MensagemAssunto: Re: Qual o futuro do coelho no nosso pais?   Qui Out 03, 2013 12:18 pm

Boas,
para alem de um remedio para a imunidade dos coelhos, é necessário apostar mais no controle de predadores e no cultivo da terra, zonas e zonas de caça onde apenas existem eucaliptos....
Os gerentes da ZC devem apostar nas batidas nas jaulas (desde que devidamente legalizadas), para a alem da doença que matam uns milhares de coelhos, quantos coelhos por ano morrerem entre Raposas, saca-rabos, ginetos, gatos bravos, gatos domésticos (de nome), aves de rapina?
Como é que os defensores dos animais preocupam-se em largar aves de rapina e saca-rabos e não se preocupam em abastecer a cadeia alimentar???
Nos gatos domésticos não vou falar o porque destes podem andar a soltar e os nossos cães terem de estar presos...mas enfim....

MarioFerreira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual o futuro do coelho no nosso pais?   Qui Out 03, 2013 1:32 pm

Boas tardes,

Concordo com todas as opiniões aqui postadas, e sim, partilho a vossa opinião no geral, mas infelizmente em termos de prevenção, ao nível do controlo de predadores, é complicado, mas na minha opinião e na minha zona, o maior predador são os cães e a raposa à solta todo o ano, trazem enormes consequências, sobretudo na época das "loiras", em que as mesmas são completamente arrasadas, o que para mim é uma infelicidade constatar tais factos. 

Concordo, igualmente que não há apoios, nem esforços para tentar solucionar o flagelo, e tal como dizem, penso que o nosso coelho-bravo, está à beira da extinção, resta-nos esperar e ver se os mesmos criam defesas contra este novo surto, esperemos que sim...

Penso que o clima é igualmente o grande factor da situação actual, pois, não é de todo, o ideal para a população do coelho-bravo. 

Cumprimentos,
paulo marques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 23

MensagemAssunto: Re: Qual o futuro do coelho no nosso pais?   Qui Out 03, 2013 3:19 pm

Existem muitas zonas de caça que sobrevivem a custa de uma só espécie o "coelho bravo", ou isto é passageiro ou vai muita gente deixar de caçar, porque qual é o caçador de coelho que gosta de andar a caçar sem ouvir um latidela de um cão, ou ver um arranque de coelho, já nao falo no abate, porque acho isso secundário!
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 801

MensagemAssunto: Re: Qual o futuro do coelho no nosso pais?   Qui Out 03, 2013 7:12 pm

O Marco mencionou muitos dos predadores. Não queria ir por aí mas como foram lembrados, vou aqui falar de um. Talvez esquecido, pouca gente fala dele e que limpa toda a criação, o javali. Continuo a dizer que não é compatível. Zonas onde existam javalis esqueçam a recuperação do coelho bravo. Há quem diga o contrário, como já tive várias discussões sobre o assunto e não chegámos a acordo, fico por aqui.
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 2063

MensagemAssunto: Re: Qual o futuro do coelho no nosso pais?   Qui Out 03, 2013 7:31 pm

amigo Jcoelho e o que se esta a passar aqui na minha zona
http://podengos.portugueses@live.com.pt
MarioFerreira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

MensagemAssunto: Re: Qual o futuro do coelho no nosso pais?   Qui Out 03, 2013 7:41 pm

Sim, efectivamente, nenhum caçador gosta de andar à caça, sem ouvir os latidos dos seus cães ou de não avistar uma única peça no monte, deveras estamos perante uma situação muito complicada, domingo vou fazer a abertura e pelo que já constatei, os meus cães e eu, iremos ter pouca sorte, só espero "consolar a vista"... 

Em relação ao javali, como predador, há imensas opiniões, a minha é que sim, é um predador, mas não tão agressivo como os outros, pelo facto da sua alimentação ser extremamente variada e com diversas escolhas mais fáceis de alcançar e com mais abundância, tal como o milho, bolota, raízes, pequenos vertebrados e roedores, entre outros.

Cumprimentos,
paulo jm
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 26

MensagemAssunto: Re: Qual o futuro do coelho no nosso pais?   Ter Out 15, 2013 11:58 am

Boa tarde a todos, eu como caçador apaixonado pela caça ao coelho estou muito preocupado com o k se está a passar, e a doença não é a única explicação para o sucedido, porque quando apareceu a mixamatose morreram milhares de coelhos mas as populações foram se mantendo! O marcoDatsun tem toda a razão quando fala dos predadores, pois se não houvesse tantos tenho a certeza k haveria muito mais caça, porque muitos coelhos infetados iriam sobreviver senão fossem apanhados por esses predadores,tal como acontece nos domésticos ficariam imunes, e bastava sobreviver 2 ou 3 fêmeas na mesma zona para as coisas serem diferentes! É a minha opinião! Saudações cinegéticas
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1897

MensagemAssunto: ola   Ter Out 15, 2013 12:38 pm

ola camaradas só á uma maneira de controlar um pouco isso 
uma maneira mt radical eu sei ke dificil pk tb tenho cães sei o ke é cuidar deles todos anos
trata los alimenta los treina los e depois xegar aos montes e nada........

mas se as municipais e falo das municipais pk é onde caço tivessem coragem e dignidade
de nao pensar só em euros ou repovoar com boa quantidade de coelhos para começar
a fazer criação ou entao em vez de começar a caça em set começar so de nov a dez......
e alargar a outras especies tipo pombos rolas tordos.......digo eu
M.Roxo
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 151

MensagemAssunto: Re: Qual o futuro do coelho no nosso pais?   Ter Out 15, 2013 3:56 pm

Boa tarde,
  Vou dar a minha opinião pessoal,

E falando só da caça ao coelho, penso que de uma maneira geral em todo o territorio nacional o coelho quase que desapareceu e onde não desapareceu foi porque nos ultimos 6 meses repovoaram a zona com coelhos bravos.
 Ora bem, quando voces falam nos gatos mansos, gatos bravos, javalis, raposas etc.. eu penso que voces não podiam estar mais equivocados. É certo que os predadores comem coelhos não há duvidas, mas comem inicialmente e principalmente os doentes. Penso que para salvar o coelho bravo ( mas mesmo bravo não o de capoeira) temos é q fomentar e ajudar á prosperidade dos predadores senão a doença vai matar todos os coelhos. Prefiro ir caçar em uma zona com predadores com alguns coelhos bravos muitos anos do que em zonas sem predadores e com muitos coelhos SÓ 1 ANO.

Abraço a todos e boas caçadas.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Qual o futuro do coelho no nosso pais?   Hoje à(s) 9:19 pm

Qual o futuro do coelho no nosso pais?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça&pesca&natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: